O juiz José Magno Linhares Moraes, titular da 2ª Vara da Justiça Federal no Maranhão, revogou nesta sexta-feira (9) a prisão preventiva da ex-prefeita de Bom Jardim (MA) Lidiane Leite da Silva, de 25 anos, que ficou foragida 39 dias da Polícia Federal e está presa desde o dia 28 de agosto, no Quartel do Corpo de Bombeiros, em São Luís.
A partir da decisãove, fica decidido que a ex-prefeita será monitorada por tornozeleira eletrônica, devendo comparecer mensalmente a juízo para informar e justificar suas atividades. Ela também teve proibido o acesso à Prefeitura de Bom Jardim e não poderá se ausentar da Comarca onde reside sem autorização judicial.
De acordo com Justiça, os advogados de Lidiane negam que ela tenha praticado os atos pelos quais é investigada e alegam que ela nunca coagiu testemunhas ou dificultou o trabalho investigativo da PF ou do Ministério Público, ressaltando que ela já foi afastada do cargo e, por isso, não tem como interferir ou impedir a coleta de possíveis provas.
"Entendo que, na atual situação, desnecessária a manutenção da segregação cautelar que recai contra a requerente", conclui o juiz federal José Magno Moraes.
Na decisão, o magistrado conta que a ex-prefeita Lidiane desistiu de residir no bairro Araçagi, em São José de Ribamar, cidade vizinha a São Luís, e poderá se locomover dentro da capital, onde deverá fixar residência.
Em contato com o G1, o advogado da ex-prefeita Sérgio Muniz disse que não sabe precisar quando a ex-prefeita será solta, mas que está na expectativa dos trâmites judiciais para que a liberdade de Lidiane se concretize.
No dia 30 de setembro, o procurador da República no Maranhão, Galtiênio da Cruz Paulino, pediu que o juiz Federal, José Magno Linhares, reconsiderasse a decisão de permitir que Lidiane Leite continuasse presa no alojamento do quartel do Corpo de Bombeiros. Ela não se enquadraria nas hipóteses legais que garantem o benefício da prisão especial segundo explicou o procurador. A Justiça ainda não se pronunciou sobre o pedido do procurador da República.
Prisão
A ex-prefeita Lidiane Leite estava presa desde o dia 28 de setembro no quartel do Corpo de Bombeiros do Maranhão (CBM), após se entregar na sede da Polícia Federal, em São Luís. Ela ficou foragida por 39 dias depois de ter sua prisão decretada pela Justiça. Lidiane Leite é investigada pelo desvio de verbas destinadas à educação e irregularidades encontradas em contratos firmados com "empresas-fantasmas".
Improbidade Administrativa
A Prefeitura de Bom Jardim entrou com seis ações por improbidade administrativa no Fórum de Justiça da cidade, e outras seis representações criminais no Ministério Público contra a ex-prefeita Lidiane Leite. Segundo o coordenador da auditoria realizada nas contas da gestão Lidiane, em todos os setores foram encontradas irregularidades.
Bens bloqueados
A pedido do Minsitério Público, a Justiça determinou o bloqueio dos bens da ex-prefeita até o limite de R$ 4 milhões e 100 mil por fraude em processos licitatórios para a contratação de empresa locadora de veículos e outro para reformas em escolas na sede e na zona rural de Bom Jardim.
Em 2012, o fazendeiro foi candidato a prefeito, mas teve a candidatura impugnada pela Lei da Ficha Limpa e lançou a namorada pelo PRB. Lidiane foi eleita com 50,2% dos votos válidos (9.575) frente ao principal adversário, o médico Dr. Francisco (PMDB), que obteve 48,7% (9.289).
Após a eleição, Lidiane passou a ostentar uma vida de luxo na internet, incompatível com o salário que recebia do município. "Eu compro é que eu quiser. Gasto sim com o que eu quero. Tô nem aí pra o que achem. Beijinho no ombro pros recalcados", comentou na internet. A conduta chamou a atenção do Ministério Público, que passou a apurar fraudes em licitações do município.
Beto Rocha chegou a ser preso pela Operação Éden. Ele ocupava a função de Secretário de Assunto Políticos na gestão de Lidiane. Também foi detido Antônio Cezarino, ex-secretário de Agricultura. Ambos foram soltos no último 26 de setembro por determinação do Poder Judiciário.
Do G1.
14 comentários:
Bem vindo a um País onde Ninguém vai Preso por corrupção. Brasil o pais que a justiça nao pose ser comparada nem com Piada, pois a piada quando nos faz rir
Kkkk a nossa bela e boa justiça em açao. É com base nessas situaçoes e outros de mesmo carater que nos perguntamos, será que existe mesmo justiça, sera que ela é mesmo justa? É por isso que a justiça estar desacreditada. Situaçoes que estao mais do que evidente, as autoridades competentes passam a mao, deixam como estar, deixa eles continuarem cometendo os crimes. Dar a entender que as autoridades sao coniventes com a maioria dos crimes, principalmente aqueles cometidos por politicos. Eles fazem o que fazem sabendo que nao vai acontecer nada com eles, e isso é verdade. A prova ta ai. É como se eles dissessem, cometam mais iregularidades que vcs nao serao ponidos. Idignado com essa justiça injusta.
essa justiça do nosso maranhão e uma mizera que porra
essam mulher rouba 15 milhões da nossa cidade e eles soltam ela que porra justiça foda
Eita justiça essa do Maranhão viu se fosse um pobre morria preso
O Maranhão vei sem lei..
Tenho vergonha de dizer que ja morei nessa cidade de bom jardim, onde nasci e me criei, e que por motivos maiores tive que ir embora dessa cidade, que hoje e mídia nacional,por causa de desvio de merenda escolar e por uma ex prefeita que não tem o minimo de respeito pelas pessoas... querida usar o que e bom todo mundo gosta, agora vamos aprender a ter respeito pelas crianças pelas pessoas menos favorecidas.E triste saber que meu bom jardim esta nessa situação, ho lugar pra não ter sorte com prefeitos. se por um acoso essa mulher chegar a volta,ai vcs vão ver meu povo o que vai ser desgraçeira nesse bom jardim,.. espero que isso nção aconteça
Agora cidadão passa uma corda no pescoço e se enfoca tem vergonha do BJ pois não venha mais aqui porque gente do seu jeito nois Bom jardinense não fais um pingo de faltar corrupção tem não só no Maranhão mais em todo lugar do mundo
Demostraram muito analfabetismo todos que votaram nela, fizeram um ato de burruça
Vc deve fazer parte da mesma quadrilha de ladroes da prefeitura. Nao é possivel q um cidadao de bem tenha um posicionamento tao bandido e submisso como esse seu. Corrupçao existe em todo lugar, mais se nao nos manifestarmos contrario a isso as coisas so pioram. Seja um cidadao do bem....
Vamos roubar mata e fazer o que quizermos .pois no Brasil ninguém vai preso....ta liberado pessoal pois não tem justiça r nem juiz algum que faça valer a lei verdadeira...todos seguiremos o exemplo de lidiane ...
Se todos seguirem o exemplo desse juiz coitada da nossa justiça..
Quem defende uma bandida ladra expressa como esses- prefeita OSTENTAÇAO, é pq faz parte da quadrilha dela, nao tenho a menor duvida, é advogado juiz e sucessivamente. Tudo bandido sem exceção.
Esses q defendem essa bandida ladra, com certeza estava se beneficiando de qualquer jeito. São todos ladrões e bandidos.
Nao consigo entender como existem pessoas tão mesquinhas e desumanas capazes de ainda defender essa bandida ladra. Mas ao mesmo tempo pensando por outro lado, o lado do mau maucaratismo, até dar p entender, para essas pessoas o q interessa é apenas o dinheiro, e com o mesmo pensamento da ex-gestora, de passar por cima de todos feito um trator, sem dor nem piedade esses defensores dela pensam da mesma forma pq são merda da mesma fossa. Deveriam ser investigados e presos pq todos tem o rabo preso, não querem q ela seja presa pq sabem q consequentemente sera a vez deles. Que apoderam todos na prisão.
Tudo uma quadrilha organizada, q vivem assaltando o dinheiro q deveria ser usado p beneficiar quem precisa. Nosso município tem muita gente passando fome, e vivendo de forma sub-humanas, enquanto esses abutres ladrões fazem farras e mais farras com o dinheiro do povo. Essa ex- prefeita bandida tem q ir p as pedrinhas juntamente c toda sua quadrilha. E tb todos q a defendem.
Postar um comentário
Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.
De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.
Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.
Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.
Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.
Obrigado e não deixe de comentar.