Fone: 98-3235-0594 ou 3268-7426

Historia de Bom Jardim


A origem do nome Bom Jardim
 
José Pedro, que era caçador, em uma de suas andanças, no ano de 1959, nessa terra, deparou-se com uma variante. Ficou curioso, mas prosseguiu o seu trabalho em busca das caças. Retornando ao seu lugar de origem, no povoado Águas Boas, município de Monção, comentou com os seus amigos sobre a fauna e flora da região e principalmente sobre uma variante encontrada que logo depois descobriu que se tratava do projeto da construção da estrada BR – 222, que ligavam o Maranhão ao Estado do Pará. Percebendo que aqui era um bom lugar para se viver, devido às terras férteis, mata, caça e muita água por conta dos rios e igarapés existentes. No mesmo ano voltou, fez a sua roça e seguida a sua residência às margens esquerda da referida variante, tornando-se o primeiro morador do lugar.
 
A notícia se espalhou pela região e o povo dos municípios vizinhos e também de outros estados como o Ceará e o Piauí por conta da seca naquela época, todos em especial os lavradores, atraídos pelas vantagens que essa terra oferecia faziam suas barracas de madeira, taipa ou palha de coco babaçu, botavam suas roças contribuindo assim para o rápido povoamento do lugar que foi denominado Centro José Pedro.
 
José Pedro Vasconcelos, conhecido como primeiro morador, também se tornou o primeiro administrador do lugar, devido ao fato de que todos os que aqui chegavam o procuravam para solicitar um local para fazer as suas residências. Era ele quem determinava a abertura de ruas, construção de casas e outros serviços.
Existiam outras variantes feitas pela PETROBRÁS, quando por aqui passavam sondando sobre a existência de petróleo na região. Estas serviam de caminhos usados pelos índios Guajajaras da Aldeia Gonçalves Dias às margens do Rio Pindaré.
Em 1960, aproximadamente às 16 horas, certo número de pessoas da comunidade, entre elas o Zé Pedro, sua esposa dona Maria, Maria José, Valdivino pai da Carmelita, Dona Neusa e outros, estavam no Barracão do próprio Zé Pedro reunidos para discutir sobre a mudança do nome do povoado. Durante a conversa observam a existência de árvores do tipo Pau d’Arco, Cedro e outras, que formava uma bela paisagem. Nesse momento, achavam que o nome do povoado deveria ser Belo Jardim, pois era belo de se ver. Porém, numa análise mais profunda, Dona Neusa, que mora até a presente data em nossa cidade, na Avenida José Pedro, Alto dos Praxedes, comentou que além do colorido e do panorama espetacular o lugar tinha um clima aprazível, solo fértil, muita caça, peixe em abundância e uma grande variação de frutos nativos, como o babaçu, bacaba, bacuri, buriti, cacau, cajá, coroatá, cupuaçu, ingá, juçara, marajá, piqui, tuturubá, etc., por essa razão lugar deveria ser Bom Jardim pois era belo de se ver e bom de se viver. E assim foi aprovado.
 
Mais tarde, graças ao esforço de um de seus antigos moradores, Gildásio Brabo, Bom Jardim tornou-se município pela Lei Nº 2735, de 30 de dezembro de 1966, totalmente desmembrado de Monção e conservando esta denominação. O aniversário da cidade é comemorado no dia 14 de março, desde o ano de 1967, data que marcou sua fundação.




Cidade Progresso:

O município de Bom Jardim está localizado na mesorregião Oeste do Maranhão. Localiza-se em área pertencente à Amazônia Legal e tem como coordenadas de latitude 4º 44 min. 30 seg. de longitude 44º, 21 min. 00 seg. e de Altitude 40,689m. Pertence a microrregião do Vale do Pindaré e faz limites com os municípios de Monção, Açailândia, Tufilândia, Pindaré Mirim, São João do Caru, Newton Belo, Alto Alegre do Pindaré, Santa Luzia, Buriticupu, Bom Jesus das Selvas, Zé Doca, Centro Novo do Maranhão e Itinga do Maranhão. O município tem 6.590,475 km² de área territorial. A área urbana é de 113 km² e detém 35% da população total, sendo que 65% da população concentrada na zona rural. A densidade demográfica do município é de 5,25 habitantes por km².
A distância de Bom Jardim a São Luís, capital do estado, é de 275 km. Os principais rios que formam a hidrografia do município são: rio Pindaré, Caru, rio Azulou Poranguetê, rio Ubim, os dois últimos são braços do rio Pindaré, na região da Miril. Existem também os igarapés Água Preta, Limoeiro, Crumaçu, Arvoredo, Galego e Turizinho. O rio Pindaré, nome “que significa - anzol pequeno” nasce ao leste da Serra da Cinta e desemboca no rio Mearim, após um curso de 750 km de extensão. É um rio caudaloso, extenso, navegável, rico em peixes. A temperatura média é de 30º e o clima é quente e úmido como da Amazônia Equatorial. Índice de chuvas por ano é de 2000 a 2200 mm anuais. Período chuvoso: janeiro, fevereiro, março abril, maio e junho. Período seco: Julho a Dezembro.
A vegetação nativa do município é formada de cocais e matas (árvores grossas e capoeira). As madeiras nativas no município são: pau-d´arco, maçaranduba, pequi, jatobá, mirindiba e cedros, ressaltando-se também os capins jaraguá e canarana. Árvores frutíferas mais predominantes são os mangueirais.
Fonte: "Radiografia de uma cidade brasileira. E a sua? História, geografia e cultura". Adilson Motta.
 
Bandeira Oficial do Municipio de Bom Jardim.
Brasão Oficial do Municipio de Bom Jardim.
Bom Jardim no mapa do Maranhão.

HINO DE BOM JARDIM
I Neste teu canto te louvo Oh! / Minha terra adorada / Honrar a tua bandeira /Será a minha escalada / Defender teus interesses / A minha eterna jornada
II Homens que predestinados / Labutam no pesado / Desmatando seus roçados / Numa mesma caminhada / Te fundaram com amor / Neste estado de louvor / Que é nosso Maranhão.
III Hoje és tu Município Conhecido e divulgado / Nesta terra varonil  / És verdade és certeza / Me alegra que seja Uma parcela do Brasil
IV Os teus filhos radiantes / Livres e perseverantes /Já previram o futuro / Que será de amor e paz
V Com amor e afeição / Tua colhes a cada irmão / Que em ti fixas morada / Conosco aprendi a te amar / Em teus campos semear / E colher deste teu chão (bis)
VI Te louvo terra querida / Por tudo que representas / No azul deste teu céu / No verde de tuas matas / Em tua mistura de raças / Nos teus cortiços de mel (bis)
VII Bonjardinenses Com pujança enche o peito / Te levanta proclama no mundo inteiro / Que o teu canto seja assim / No orgulho de ti Bom Jardim / Meu Bom Jardim brasileiro (bis) 
VIII Quem conhece Bom Jardim / Esquecer daqui jamais / Minha terra tem riquezas / Tem belezas naturais / Tem rebanhos bovinos / Muitos arroz e coqueirais
IX Neste meu entusiasmo / Que em teu Peito se encerra / Te cantarei minha terra / Onde quer que se encontre / No oriente ou ocidente nos mares vales ou montes (bis)


texto retirado do site da prefeitura de Bom Jardim - MA

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More