Carro do Governo é retido pelos indígenas por falta de assistencialismo na Educação. |
O povo indígena Guajajara da Terra Indígena Pindaré, Município de Bom Jardim-MA, vem por meio desta, comunicar, que por motivos de força maior, relacionados a problemas pertinentes à EDUCAÇÃO INDÍGENA, que há muito tempo tem se discutido e buscado apoio das autoridades competentes, no sentido de garantir nossa cidadania, amparados pela CONSTITUIÇÃO FEDERAL. Problemas estes que passamos a expor: busca por uma EDUCAÇÃO de QUALIDADE e suas variantes como contratação de zelador e merendeira, situação de Gestor e Secretário escolar para as escolas indígenas, regularização do professor de escola indígena junto ao INSS, aumento de salário de professor, realização de concurso público para escolas indígenas, formação inicial, continuada e superior para professor, alimentação escolar, reforma e ampliação das escolas, construção de bibliotecas escolares, construção de quadras poliesportivas, construção de laboratório de ciências, matemática, informática entre outros, disponibilização de internet para todas as escolas, aquisição e distribuição de material didático, pedagógicos e administrativos, aquisição e distribuição de utensílios de cozinha, fardamento escolar, recurso do PDDE de algumas escolas que é repassado para a conta da SEDUC, mas não chega às escolas, e situação do modelo de fornecimento do transporte escolar indígena, onde podemos citar que recentemente, uma de nossas alunas sofreu um acidente de bicicleta indo para a escola devido a falta de transporte escolar, estando impossibilitada de frequentar às aulas até que esteja recuperada.
Publicidade. |
Por: Flauberth Guajajara
www.bomjardimma.com
13 comentários:
boa apoiado ...
Iterrope a br 316 que ai sim vc iram chama atencao dos governistas e iram resouver o problema de vc
luta pelos dereitos de vc e muito bonito interrope a br 316 que ai eu quro ver se vc nao seram ouvidos fassao isso indiginas
E se o ente de algum fosse transportado de ambulancia pela BR e estivesse interditada?
PQ da ultima vez presenciei indigenas negando a passagem da paciente. Ou seja a mulher ñ passou de maneira alguma. Lamentável.
acho quem é culpado é o proprio Povo que votou em um Forasteiro onde a finalidade é somente Saquear o Município...vcs Povo estão vendo o Caos em Gestão Municipal...pergunto: em 2016 é pra renovar essa Gestão?....se Liga meu POVO...nunca Mais essa Gestão....essa é a resposta Lógica....como Povo....
Idiota, as pessoas que trafegam na BR nao tem nada haver com o descaso desse governo imoral que ta ai! As pessoas tem o direito de ir e vir...nao e impedindo a passagem delas e cortando BR que vao resolver problemas. Esse tipo de manifestaçao nao termina bem.
Os indígenas estao certos em reivindicarem seus direitos mais nao agindo dessa forma. Eles sao inteligentes e sabem qual o melhor caminho pra chegarem la
Antes de incentivar os outros a fazer um protesto, aprende pelo menos escrever corretamente analfabeto!
Corrija primeiramente os erros ortográficos ok!!
Concordo, esses tipo de manifestação por algumas vezes acabou e agente sabe como.
O melhor caminho e fazer uma manifestação na frente do Palácio da governadora, ai sim, la tem emissoras de tv , rádio ora fazer a divulgação chegar rapidamente aos ouvidos da governadora SARNENTA
Interditar a Br 316 não resolve em nada. Se resolvesse não estariam nessa situação, porque na última vez que interditaram passaram 3 dias com a br fechada. Eaí, resolveu? Não. Sem dizer que muitas pessoas que não tem nada a ver serão prejudicadas com isso. Alunos, pessoas que ganham o seus sustento por meio dessas estradas, pessoas que precisam buscar atendimento médico de urgência em outra cidade. Eles estão certo pelo lado de cobrarem pelo o que eles merecem, pelo o que eles tem direito, mas essa não é a melhor forma de chamar atenção das autoridades competentes e resolver a situação.
Interditar a Br 316 não resolve em nada. Se resolvesse não estariam nessa situação, porque na última vez que interditaram passaram 3 dias com a br fechada. Eaí, resolveu? Não. Sem dizer que muitas pessoas que não tem nada a ver serão prejudicadas com isso. Alunos, pessoas que ganham o seus sustento por meio dessas estradas, pessoas que precisam buscar atendimento médico de urgência em outra cidade. Eles estão certo pelo lado de cobrarem pelo o que eles merecem, pelo o que eles tem direito, mas essa não é a melhor forma de chamar atenção das autoridades competentes e resolver a situação.
Mais a possibilidade de fazermos este movimento não está descartada, uma vez que tanto o Governo Estadual como o Municipal estam um tanto omissos, tanto é que os simples contratos (uma parceria que a prefeitura sempre teve com as aldeias) até agora não foram assinados, isso é só um dos problemas. E por mais que cause prejuízos para algumas pessoas é uma das formas que temos de chamar a atenção dos governantes e do povo também.
concordo com os índios que lutam por seus direitos,mais e o direito dos outros fica como? venham e se junte aos outros professores que são os únicos que tem coragem de lutar por todos a queles principalmente pelos covardes apanharão calados como mulas, mais não tem coragem de lutar por seus direitos, mais acredito que na próxima sessão da câmara (Lidiane e Antonio cesarino levará o deles!!!!!!!!!!!!!!!!
Os indios guajajaras estão exigindo itens que os comunistas identificariam como aquilo que os torna dependentes de uma cultura externa?Tem eles o direito de modificarem suas culturas,mas os antropologos do CIMI vêm isso negativamente.Como fica esta questão?
Postar um comentário
Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.
De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.
Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.
Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.
Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.
Obrigado e não deixe de comentar.