|
Em 55 dias de Governo, a situação politica melhora no
município. |
Hoje, dia 20/10 completa-se exatamente 55 dias com Malrinete à frente da Prefeitura de Bom Jardim, e apesar de se esperar 90 dias para fazer alguma avaliação concreta, constatamos a mudança que o município vive, pensando nisso, faremos uma breve avaliação, apenas politica do que ocorreu durante esse período para que nosso leitor possa tirar suas próprias conclusões.
Para iniciar, vejamos que assumir um município quebrado, jogado as traças com vários indícios de corrupção deve ser algo bastante difícil, mesmo assim, Malrinete se comportou bem diante de toda essa "tempestade", tendo que conjugar ação. trabalho e obviamente politica, já pensando em 2016. Porem no começo não foi bem assim.
De fato, a atual prefeita parece que tomou um "choque" de realidade no meio politico, fato este que não ocorreu lá no inicio do mandato, mas precisamente no dia 27, onde a própria Malrinete entrou com uma ação contra a câmara, afirmando que a mesma estaria sendo omissa em lhe da posse! Ora, mas seria muito contraditório a câmara lutar tanto para que isso acontecesse e depois não querer o fazer, não concordam? A partir deste momento, começou a guerra de informações, ou na linguagem coloquial, a guerra do "fuxico" entre Prefeita, secretários, população e vereadores. O reflexo disso? Um desgaste politico desnecessário que até hoje tem seus reflexos, como os ataques psicológicos implantados por aliados de Lidiane Leite, que afirmam que o ato da câmara foi falho, e supõem uma virada de mesa no TJ mesmo com toda a repercussão do caso.
Eu particularmente não afirmo que houve falhas, mas se houve, não reclamem dos vereadores, pois se isso acontecer, não foi culpa do legislativo, pois foi assim que aliados de Malrinete queriam na época, que ela assumisse de qualquer forma, assim como o próprio ministério publico orientou, até ameaçando sanções ao presidente da Camara caso não o fizesse. Então meus amigos, o que aconteceu ali na câmara ao me ver, foi tudo por livre e espontânea PRESSÃO.
Porem, 30 dias após isso tudo, as coisas começaram finalmente a se encaixar, A prefeita finalmente voltou a da importância e valor a articulação politica, e varias pessoas do meio hoje fazem parte do projeto "Reconstruir Bom Jardim". Finalmente uma paz beira nossa cidade, e o sentimento que muitos bonjardinenses não sentiam, voltar a fluir, duvidam? Basta olhar a festa das crianças na Praça Gov. José Sarney, a felicidade de vários pequenos bonjardinenses em um evento publico. O que falar também das conferencias que voltou a ter massiva participação popular? Classes sindicais em harmonia e convocação de concursados! Um conjunto de fatores que soa bem aos ouvidos do município.
Outro fator, não menos importante, é o comercio local. Empresários voltam a comemorar uma leve melhora. na economia. Estive falando com um empresario de um supermercado que me confidenciou. "Se Lidiane voltar, estaremos mortos, a coisa deu uma melhorada, os funcionários de confiança e secretarios agora são do município e o dinheiro não sai pra fora, já deu pra sentir a diferença nesses meses" Afirmou.
Em resumo, se Lidiane volta? não sei! Mas o que se constata é que o município enfim começa a dar sinais de melhora, na verdade engaja ainda, significando que dias melhores poderão a bater em nossas portas! Isso claro se a justiça dos homens permitir, pois os todos poderosos julgadores da justiça as vezes acham e acreditam verdadeiramente que são Deus.
Rafael Gonçalves. Jornalista -registrado sob numero 1448/MA.