Fone: 98-3235-0594 ou 3268-7426

21 de setembro de 2015

Câmara recebeu audiência publica sobre "Semana do Transito" em Bom Jardim.

O Governo do Estado realiza entre os dias 18 e 25 de setembro a Semana Nacional de Trânsito, em 60 municípios do Maranhão. Várias ações serão realizadas a fim de conscientizar motoristas e pedestres a evitar acidentes. 

Em Bom Jardim, a audiência pública foi realizada na Câmara Municipal de Bom Jardim, no ultimo domingo (20). A ações são promovidas pelo Detran-MA, por meio da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) e entidades parceiras.

A audiência tem como tema "Seja você a mudança no transito", e foi debatida por diversas entidades, como Detran-MA, Prefeitura Municipal, Poder Legislativo, Polícia Militar e a comunidade.

Participaram da audiência, os vereadores Arão Silva, Marconi Mendes e Roberth Meireles. Participaram também a prefeita Malrinete, Sr. Iranir Garcia (Diretor da Ciretran de Santa Ines), Chefe do Dpto de Transporte Sr. Raimundo Meireles, Sec. de Educação. Junior do DUDU, Sec.de Assistência Social Cristiane, Sec. de Agricultura Lindomar, Sec. de Administração Nonato Maçal e o de Cultura e Esportes Luiz do Zeze.

A coordenadora de ação para o transito, Nagila, explanou em slids, medidas de prevenção ao transito. tambem explicou programas do governo do estado, como o ‘Moto Legal’, que isenta os proprietários de motocicletas com valor venal de até R$ 10 mil do pagamento de IPVA atrasados, ou do primeiro IPVA, para motos novas, desde que o condutor seja habilitado e comprove que possui capacete;o CNH Jovem que arca com os custos da primeira habilitação para jovens estudantes de escolas públicas; o CNH Rural que, no mesmo modelo do CNH Jovem, isenta trabalhadores rurais que comprovem baixa renda dos custos para emissão da primeira habilitação. Além dos programas que incentivam a habilitação dos condutores.

A audiência publica, também serviu para a população e sociedade organizada darem opiniões para o que deve ser melhorado no transito da cidade; o vereador Marconi Mendes por exemplo, solicitou a volta dos agentes de transito nas ruas da cidade. Já o Agente de Transito Diogo, disse que a saída é porque a guarnição de pouco mais de 4 agentes de transito não conta com apoio do poder publico, falta de respeito também foi outro motivo para a saída segundo diogo.

Para o Presidente da Camara Arão Silva, as politicas publicas voltadas ao transito também devem chegar a Zona Rural e colocou a câmara a disposição para divulgar os programas do DETRAN.

A audiência envolveu também moto-taxistas que cobram mais apoio à classe.

Semana de Trânsito

Prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro, a Semana Nacional do Trânsito é uma comemoração anual, sempre entre os dias 18 e 25 de setembro, com o objetivo de conscientizar a sociedade para atitudes positivas nas vias, focando o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir o direito de ir e vir dos cidadãos com segurança.

No Maranhão, as atividades serão coordenadas por diversas instituições, entre elas a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), o Conselho Estadual de Trânsito, Detran, Secretaria de Estado da Saúde (SES), Polícia Rodoviária Federal, Unipas, SMTT, entre outras, que irão desenvolver uma série de atividades, como palestras educativas nas escolas, seminários, passeatas, concurso de redação, reuniões com motociclistas, panfletagem, blitz educativa, etc.









2 comentários:

e o transito de nao presta...o semaforo nao funciona...menor andando sem habilitacao...gente morrendo....e ninguem faz nada....isso dai é so pra fazer midia .....na pratica nao funciona infelizmente

Esse air e mais uns querendo se da bem as custas do povo kkk

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More