Bom Jardim - Indígenas da etnia guajajara e guarani voltam a interditar a br 316 em Bom Jardim, a interdição aconteceu hoje por volta das 8 horas da manhã.
De acordo com a matéria veiculada ontem pela Tv Mirante, a motivação seria apenas pela revogação da PEC 215 que retira a atribuição exclusiva da Fundação Nacional do Índio (Funai) e do Executivo de promover a demarcação das reservas indígenas no país e a transfere para o Legislativo. O Congresso Nacional também passa a ter competência para ratificar as demarcações homologadas, Mas segundo Flauberth um dos lideres, o movimento nao se resume apenas a isso.
O Manifesto também é contra a falta de atuação da SEDUC (Secretaria de Estado da Educação) nas aldeias e pela politica de Bom Jardim (Prefeitura de Bom Jardim e Camara de Vereadores) que não chegam a um concesso para resolver as questões que foram discutidas na audiencia publica que reuniu os indígenas com as autoridades politicas de Bom Jardim.
Ainda segundo Flauberth, a paralisação de hoje (03/10) não tem horário defenido para terminar, e a previsão que os manifestos só acabem assim que algum representante da SEDUC apareça para negociar juntamente com algum representante do poder publico de Bom Jardim.
Veja a nota oficial divulgada pelos indígenas.
TERRA INDÍGENA PINDARÉ
Bom Jardim – MA
NOTA DE ESCLARECIMENTO E REPUDIO
Em virtude das tentativas de aprovarem leis que prejudicam diretamente os nossos direitos e vida indígena, das quais podemos citar as Propostas de Emendas Constitucionais números: 038/99, 215/00 e 237/13, o Projeto de Lei 1610/96, o Projeto de Lei Complementar 227/12, as Portarias 419/11 e 303/12 e o Decreto 7957/13 e dos descasos do poder publico no que se refere à Educação por parte da SEDUC, Saúde - SESAI, assistência ao índio, até mesmo por parte do município, informamos que estaremos nos mobilizando através de movimentos pacíficos, com início dia 02/10/2013, com as comunidades indígenas da Terra Indígena Pindaré, Aldeia Maçaranduba – T.I. Carú, entre outras comunidades indígenas, na BR 316 em defesa e pela garantia dos nossos direitos, tendo em vista, que está programada uma Mobilização Nacional Indígena em todo o País em diferentes pontos, do dia 30/09 á 05/10/2013 na luta incansável pelo o direito de querermos viver dignamente. Portanto, deixamos claro o nosso repudio em especial à PEC 215/2000 e demais medidas e ações desenvolvidas pelo Governo. Convidamos ainda, toda a sociedade em geral para lutarem junto ao movimento, pois não são só os direitos indígenas que vem sofrendo agressões, mais a Constituição Federal que está sendo rasgada.
MOVIMENTO INDÌGENA.
10 comentários:
A Prefeitinha agora acho o dela!!!!!
acho é pouco!!
AGUENTA BOM JARDIM!!!
muito boa a atitude dos indígenas, que bom seria se o homem branco fosse organizado para reivindicar seus direitos,
Babão é brincadeira por favor leia as matérias antes de comentar - não tem nada haver com a prefeitura!
quem deve aprender a ler é tu analfabeto?
Agora eu quero ver se a cidade de Bom Jardim não é conhecida! Só é noticia de Bom Jardim todos os dias na TV...parabéns aos indios... tome neles nesses bando de corruptos do Maranhão começando pela prefeita dessa cidade.
Beto... Vai lá no bloqueio e diz que quem manda em BJ é você... Hehehe. Manda liberar essa BR Lidiane. Liga para o Desembargador te dar uma liminar..
é só aproveitar o exercito que está na região e mandar meter a taca nesses desocupados vão trabalhar essa manifestação e irregular o povo não pode pagar por erro do governo vão ocupar os órgão do governo,cambada de desocupados
TÃO CERTINHOS, SE OS CONCURSADOS PREJUDICADOS DE BOM JARDIM FIZESSEM ASSIM TAMBÉM, AS COISAS SERIAM DIFERENTES
BLOQUEIEM A ESTRADA TAMBÉM MEU POVO, SÓ A SSIM A MIRANTE VEM E PASSA NO JORNAL NACIONAL
quero parabenizar os Índios que estão lutando por seus direitos, o Brasil é nosso e não de alguns políticos corruptos como o caso de bom jardim, agora lidiane vc é a mulher maravilha encara os índios traz uma liminar desse teu desembargador pra ver se tira eles.
Ela diz que comprou 4 desembargadores pra derrubar o concurso. Fiquemos de olho! Vamos lá na porta do TJMA de novo...eu to dizendo né...rum depois, depois...
Postar um comentário
Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.
De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.
Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.
Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.
Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.
Obrigado e não deixe de comentar.