Dezenas de caruenses desembarcam em Bom Jardim para seguirem a São Paulo trabalhar na lavoura. |
Cerca de 135 pais e jovens caruenses atingidos pela "desintrusão" Awa-Guaja, embarcaram da cidade de Bom Jardim na manhã de hoje 12/06 para a cidade de Avaré - SP, onde se tornarão "Boias-Frias" em plantações de laranjas naquele estado por aproximadamente (06) meses. No embarque, era nítida a expressão facial daquele povo sofrido, onde muitos deles, nem tem onde morar após a operação de "Desintrusão" promovida pela FUNAI, embasada por um cumprimento de sentença provisoria determinada pelo Juiz Federal, José Carlos do Vale Madeira, da 5ª Vara federal, que retirou proprietários e agricultores de suas propriedades.
O Sr. Elisvaldo, um do pais de família que embarcou nessa jornada, disse que essa é a unica saída para o sustento de sua família "Vamos passar 6 meses lá e depois voltar, essa é a unica forma de sustento de nossas familias" Disse.
Para o Sr. Raimundo, de 63 anos, atingido pela "desintrusão" a situação é preocupante "Perdi as terras, e fui obrigaod a sair de lá, fui expulso, estava jogado morando em casa de parentes, sem emprego, sem nada, agora vou atras de emprego pra poder escapar". Disse Sr. Raimundo.
Segundo Arnaldo Lacerda, presidente da (APROCARU), situação ainda mais desesperadora é a que se encontra as mais de 1.065 famílias que estão "jogadas" em casas de parentes, amigos ou na beira das estradas sem oportunidades nenhuma de prover o seu sustento e de sua famílias. "Estas 135 pessoas ainda estão felizes, já que conseguiram essa oportunidade de se tornarem boias-frias, mesmo estando partindo para longe de seus familiares deixando para trás, filhos, esposas, pais, mães e idosos, mas terão a certeza de que poderão mesmo de longe enviar para os que ficam o minimo para a sobrevivencia dos mesmos". Disse Arnaldo Lacerda.
DESINTRUSÃO
A chamada "desintrusão Awa-Guaja" começou no dia 22 de Fevereiro de 2014, onde alguns dos pequenos agricultores já começaram a sair de suas casas, Na época, na bagagem de muitos, apenas tábuas, arame farpado, carvão, farinha, arroz e muita dor pela perda da maior parte de suas vidas, pois foi ali que os mesmos dedicaram anos e anos de trabalho.
Mediante estes fatos, será realizada uma audiência publica organizada pela Associação dos produtores rurais de São João do Caru - MA (APROCARU), no dia 04/07 de 2015 no Ginásio Aldenor Leonidas Siqueira, São Joao do Caru - MA e varias autoridades governamentais e politicas são esperadas para tratar sobre o tema.
2 comentários:
Índio também é gente e as terras, naturalmente, são deles. O problema maior é esse êxodo ocasionado pela desgovernança daquela família de bandidos dos Sarney que imperou no Maranhão durante 50 anos.
Mais pra que índio quer terra se eles nem trabalhar podia era deixar os pais de familia trabalhar para sustentar suas família
Postar um comentário
Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.
De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.
Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.
Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.
Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.
Obrigado e não deixe de comentar.