Foto: Divulgação. |
Caminhoneiros também protestaram e bloquearam vias de acesso à BR 316, o fechamento foi uma resposta ao protesto dos indígenas que ja se arrasta por dois dias sem trégua em Bom Jardim.
Eles usaram pneus e troncos de madeiras e queimaram na BR próximo ao posto magnólia em Bom Jardim, segundo informações, o mesmo aconteceu perto do posto magnólia 7 que fica no município de Santa Ines. Em Bom Jardim por exemplo, houve bate boca entre policiais e manifestantes.
Ainda segundo informações, o bloqueio é para pressionar os indígenas a liberarem a BR, pois no horário do protesto era permitido passar pessoas que estariam levando mantimentos aos manifestantes, o que não teria agradado a classe que aguarda a liberação da rodovia. A fila de carros e caminhões já ultrapassa os 25 km.
O CASO:
Índios Guajajaras permanecem ocupando a BR-316 em Bom Jardim. A nova interdição foi iniciada na tarde dessa quarta-feira (17) e durou toda a noite. Os Guajajaras dizem que vão continuar na rodovia por tempo indeterminado.
A manifestação faz parte de uma mobilização nacional dos índios para evitar mudanças nas leis regulamentam a demarcação e a mineração em terras indígenas.
Os Guajajaras querem barrar a votação da PEC 215. A proposta de emenda à Constituição é de autoria do deputado Almir Sá (PRB-RR), e atribui ao Congresso Nacional a aprovação de demarcação das terras tradicionalmente ocupadas pelos índios e a ratificação das demarcações já homologadas, estabelecendo que os critérios e procedimentos de demarcação serão regulamentados por lei. Em todo o país, o movimento indígena é contrário à proposta, que diminui o poder da Fundação Nacional do Índio (Funai) sobre as demarcações.
www.bomjardimma.com
1 comentários:
Q fato é que segundo a atual legislação qualquer um pode requerer da FUNAI a demarcação de terras supostamente indígenas
Postar um comentário
Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.
De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.
Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.
Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.
Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.
Obrigado e não deixe de comentar.