Fone: 98-3235-0594 ou 3268-7426

7 de novembro de 2014

Crianças e Pais de alunos denunciam descasos na educação em audiência publica com Promotora de Bom Jardim.

Já chega! não dá mais! desabafa uma mãe de aluno da escola Sinibaldi revoltada com tamanho descaso na educação que vem acontecendo no município de Bom Jardim. O fato aconteceu hoje na Audiência Publica organizada pelo Ministério Publico Estadual que tinha dois objetivos principais, ouvir mais denuncias da população sobre a falta de aula e saber mais sobre a falta de estrutura no município.

De acordo com a promotora de justiça, Karina Freitas Chaves, a atuação relacionada à situação da educação pública em Bom Jardim têm sido constante. “Temos acompanhado de perto a situação e já ajuizamos três Ações Civis Públicas contra o município”, afirmou.

A promotora ajuizou Ação Civil Pública contra a prefeita Lidiane Leite da Silva, Por ato de administrativa devido ao descumprimento de decisão judicial. A sentença descumprida refere-se à ACP movida pelo MPMA em 8 de abril de 2014. Naquela ação, a promotora requereu, em pedido liminar, a urgência na regularização do fornecimento de merenda escolar, o qual tem prejudicado o calendário de aulas no município.

Crianças denunciam sem medo o descaso de suas escolas.
No entanto, apesar da justiça ter concedido decisão favorável ao Ministério Público, a prefeitura descumpriu a ordem judicial para que fossem adotadas todas as medidas necessárias para a entrega, nas escolas da rede municipal, da totalidade de alimentos referente a um mês de aula.

Ainda sobre as denuncias, a promotora de Bom Jardim enfatizou que mais órgãos estão envolvidos nas investigações, porem preferiu não dá mais detalhes pois disse que isso pode atrapalhar no andamentos dos trabalhos investigativos.

Pais de alunos inconformados com a situação.
A população em geral participou das denuncias, destaque para a Jovem Yasmin, aluna da escola Frei Antonio Sinibaldi que disse que em sua escola não tem nem banheiro muito menos merenda. "Na nossa escola, a gente faz xixi no chão, não tem banheiro e nem merenda, biscoito com leite só teve uma vez" disse a mocinha de apenas 8 anos.

Alunos da Escola Ney Braga II tambem tiveram coragem e denunciaram as péssimas condições que sua escola está passando. "No Ney Braga não tem banheiro, o calor é insuportável, a sala de informatica não existe mais, e quando vamos ao banheiro que praticamente também não existe somos obrigado a lavar nossas mãos no bebedouro que dá até choque as vezes" Desabafou um aluno.

Jovens da Escola Ney Braga desabafam na audiência publica.
Pais de alunos também falaram na audiência, onde pediram para a promotora, atitudes mais severas em relação ao descaso do município com a educação "Nos ajude, pois não podemos tirar nossos filhos para fora daqui para dar a eles o que eles já tem direito, a educação de Bom Jardim ta péssima" Disse uma senhora.

O Vereador Professor Marcony Mendes que foi o único representante do legislativo e que de fato representa a educação por ser professor, disse está estarrecido com o que vem acontecendo na educação do município. "Estou triste com o tamanho descaso que vem acontecendo na educação do município, porem deixo claro ao senhores que estamos fazendo nossa parte que é de denunciar e cobrar para que alguma atitude seja feita, não vamos desisti e tenho muita fé que os responsáveis por tudo isso um dia serão punidos". Desabafou o Vereador.

O Sindicato dos Professores de Bom Jardim - SINPROBEM também mandou representantes na reunião que explanaram em detalhes varios fatores que estão contribuindo para que o municipio viva uma era turbulenta na educação.

Para o conselheiro tutelar Nonato, o descaso ainda é maior quando se quer averiguar fatos para se fazer denuncias, onde ele mesmo afirmou que está sendo proibido de andar nas escolas mesmo sendo aparando por lei, porem disse que não vai desistir e continuara denunciando de forma firme e extensiva aos meios legais para garantir uma vida digna à criança e ao adolescente que é o papel do conselho.

Ao termino da reunião, a promotora foi cercada por criancas
que 
Ao final da reunião, a promotora Karina Freitas Chaves agradeceu a participação de todos os Professores, Imprensa, Pais de Alunos e população em geral e disse que a audiência foi de grande utilidade para se obter novas denuncias, pediu paciência a população e afirmou que providencias estão sendo tomadas em relação a tudo isso. Uma nova audiencia publica deve ser marcada pela promotora de justiça com hora e data ainda não divulgados.

www.bomjardimma.com


15 comentários:

PARABENS AO MINISTERIO PUBLICO PELO TRABALHO

Cadeia nessa Laranja Lidiane e tb no Chefao Beto....casal culpado pelos demandos...ficaram com a Grana...devolve bandos de Urubus.....

Parabens ao professor Marcony pela postura e pela representatividade é o unico vereador que de fato mostra a cara e demonstra, com atitudes, interesse em ajudar o municipio a sair desta difícil situação, é necessário que casa vereador desça do altar e deixe de ficar apenas na tribuna, pois o que fica de fato são as denúncias entregue aos órgãos competentes.
Parabens Vereador pelo seu trabalho.

Vereador Marcone um exímio representante do povo, sempre participativo, quem me dera se todos fossem assim.
Esperamos que desta vez as coisas realmente surtam efeitos, pra cima desse bando de descompromissados, vamos que vamos.

Sr Zé Papiro, o que está em questão não é tão somente a questão da estrutura de escola, e sim a questão da merenda escolar que os alunos estão sem receber.
Será que vc não é pai? pois quem é concorda com a matéria em pauta.
Outra coisa, por que é que o sr Beto não manda construir a escola que foi apresentada na matéria? pois ele mesmo falava que era uma vergonha a administração do gestor anterior.
E também sabemos que veio verbas para a construção de várias escolas de Bom Jardim. Então fica a pergunta: Cadê o dinheiro?
Olha o Fantástico... saberemos de certeza se ele não faz porque falta verbas ou porque não quer.
Está perto de sabermos.
E se ele não faz é porque o outro não fez, então trocamos b... por m....

Vereador Marcony, mande seu email aqui. Valeu

A Educação é o pilar para o desenvolvimento de uma nação. Diante da atual situação do ensino em nosso Município, deixo para reflexão da atual Prefeita de Direito, Senhora LIDIANE LEITE e do Prefeito de fato, Senhor BETO ROCHA, uma das celebres frases de um dos maiores Estatista Brasileiro, o Professor, Antropologo, indigenista e Politico brasileiro, DARCY RIBEIRO:" Fracassei em tudo que tentei na vida. Tentei alfabetizar as crianças, não consegui. Tentei salvar os ìndios, não conseguir. Tentei fazer uma Universidade séria e fracassei. Tentei fazer o Brasil desenvolver-se automaticamente e fracassei. Mas os fracassos são minhas vitórias. Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu.

"O QUE SERÁ QUE O JUDICIÁRIO TERÁ PARA JULGAR NESSA DATA EM FAVOR DO POVO DE BOM JARDIM"?

O Ministério Público Estadual e o Tribunal de Justiça do Maranhão firmaram parceria na quinta-feira, 6, para a realização da Ação Estadual de Combate à Corrupção no próximo dia 9 de dezembro.
Nessa data, em todas as comarcas do estado será agendada uma pauta de julgamentos e/ou audiências de instrução de processos cíveis e criminais por prática de atos de improbidade, crimes de corrupção e desvio de verbas públicas.
As metas citadas preveem o esforço dos tribunais para garantirem mais agilidade no julgamento das ações de improbidade administrativa e de crimes contra a administração pública, como a corrupção.
No ofício em que os dirigentes do Ministério Público encaminham a proposta de parceria ao Tribunal de Justiça, consta a informação de que a data foi escolhida por ser o dia exato em que a Organização das Nações Unidas assinou a Convenção contra a Corrupção em 2003. Ratificada por 171 países e em vigor desde 2005, a convenção objetiva fortalecer a cooperação internacional para ampliar a prevenção e o combate à corrupção em todo o mundo. Além disso, em 9 de dezembro de 2015, estão programados ações e eventos para marcar o Dia Internacional de Combate à Corrupção.
Fonte: Jornal Agora Santa Inês (Com Redação: José Luís Diniz (CCOM-MPMA)

Pode até julgar alguns processos que lá se encontram, o difícil é a execução das decisões. O excesso de apelos e oportunidades de recursos judiciais resultam em morosidade na execução das decisões da Justiça.
Quantas Ações de Improbidade Administrativa a Promotoria já moveu contra o município! e o que aconteceu? Nada. merenda escolar, escolas em péssimas condições, falta de aulas e o famoso caso concursados excedentes. Nesse último citado aqui, eles encheram o Judiciário de apelos pela mesma causa. Tanto que na Apelação Cível nº 42587/2014, que o relator, Des. Kleber Costa Carvalho da 1ª Câmara Cível do TJ-MA, em seu despacho de 04/11/2014, devolveu aos membros da Segunda Câmara Cível porque lá já havia sido julgado recurso relativo à mesma ação judicial sob o nº 206112013, em 23/09/2014.Tudo se refere a uma só Ação Pública nº 2152013, movida pelo Ministério Público Estadual na Comarca de Bom Jardim.
Vejam relação de apelações protocoladas no TJ-MA, só relativas ao concurso, Ação nº 2152013:

1)Numeração Única: 0004307-90.2013.8.10.0000
Número: 0206112013
Data de Abertura: 27/05/2013
Natureza: CÍVEL RECURSO

2)Numeração Única: 0010370-34.2013.8.10.0000
Número: 0458032013
Data de Abertura: 24/09/2013
Natureza: CÍVEL INCIDENTAL

3)Numeração Única: 0004307-90.2013.8.10.0000
Número: 0240472013
Data de Abertura: 14/06/2013
Natureza: CÍVEL RECURSO

4)Numeração Única: 0001119-55.2014.8.10.0000
Número: 0054422014
Data de Abertura: 10/02/2014
Natureza: CÍVEL RECURSO

5)Numeração Única: 0000215-41.2013.8.10.0074
Número: 0425872014
Data de Abertura: 09/09/2014
Natureza: CÍVEL ORIGINÁRIO


Vereador Marcony mande seu e-mail aqui no blog. Preciso falar com vs. Vlw

Kd esse juiz que não faz nada, não toma providências? Quanto será que ele recebeu para ficar calada? Faça alguma coisa Dr. Raul ou é verdade que a prefeita pagou você para ficar calado!

Pagou sim. Já percebeu que nenhuma decisão dele é cumprida pela prefeita? Além disso, as causas mais importantes para o município ele sequer julgou. Bem vindo à justiça corrupta do Maranhão

Ainda vou te ver na cadeia sua burra abre os olhos quem vai pagar é VC e o Beto vai sair de boa mais rico e quanto a VC Prefeita só me resta sentir pena de vc

Até que enfim o MP tomou atitude, mas tem que fazer prevalecer a Lei, pois a anterior a Prefeita não cumpriu anteriormente. Tem que agir MP. Defendam o povo é para isso que existe o M.P. é um órgão para a defesa dos serviços públicos quando não estão fazendo corretamente.

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More