Fone: 98-3235-0594 ou 3268-7426

16 de maio de 2016

Os avanços da Educação Inclusiva em Bom Jardim pode servir de modelo para outras cidades.

Educação Inclusive em Bom Jardim pode servir de modelo
para outras cidades.
Lançado há apenas dois anos, criado por meio de uma parceria entre a prefeitura de Bom Jardim com o Ministério da Educação e Cultura (MEC), A educação inclusiva em Bom Jardim é uma plataforma de aprendizagem e inclusão social para crianças e adultos que portam alguma necessidade especial.

Levantamento feito pela secretaria de Educação mostrou que crianças com deficiência em classe comum era grande, portanto a educação inclusiva ajudou a diminuir esse quadro, hoje, por exemplo, a cidade conta com 110 alunos matriculados na educação inclusiva. "Fizemos um trabalho de resgate, e hoje, Bom Jardim vem cumprindo rigorosamente essas metas por entender que é fato primordial para a formação desse aluno", disse Rosana Cardoso, Coordenadora de Educação Especial em entrevista ao bomjardimma.

Entre os objetivos alcançados estão à adequação de prédios públicos e a formação de docentes para trabalhar com crianças com necessidade especial. Hoje, segundo Rosana, quatro escolas de ensino fundamental da cidade possuem crianças com necessidades especiais, dentre elas, uma na Zona Rural no Pov. Tirirical.

Rossana Cardoso, Coord.
da Educação Inclusiva
em Bom Jardim.
Segundo Rosana, um dos pontos fortes para a cidade alcançar este resultado é o trabalho de identificação do aluno portador de qualquer tipo de necessidade especial e encaminhá-lo para atendimento nas escolas. Outro fator importante dentro do trabalho de educação inclusiva, é a formação e capacitação de profissionais que atuam diretamente com as crianças, “Os professores hoje participam de cursos e sabem os recursos e isso nos deixa feliz” Afirmou. 

Rosana disse que todas as escolas têm hoje cuidados para dar atenção especial a criança com deficiência. "Chegamos do 0 para o que está ai hoje, queremos que vejam que investir na Educação Inclusiva vale a pena, teremos mais cidadãos prontos para o mercado de trabalho e menos pensionistas". Afirmou.

MODELO

A coordenadora afirmou ainda que podem servir de modelo para outros municípios da região. Entre eles, Santa Inês, que procura a equipe de Bom Jardim para implantar os métodos no município vizinho.

Para Rosana, a educação inclusiva hoje, no Brasil, é uma realidade, mesmo com alguns obstáculos que precisam ser superados. Apesar dos avanços que continuam sobre a matéria, Rosana destaca um dos sonhos do projeto que é atingir a comunidade indígena.

No link abaixo, podemos conferir todo o relatório elaborado pela Secretaria de Educação sobre os avanços e desejos sobre a área.














2 comentários:

Parabéns a Coordenadora da Educação Inclusiva, Rosana, pelo bom serviço prestado com essa politica educacional que é de grande importância para as pessoas deficientes que estavam excluídas do meio escolar, por falta de uma inserção adequada nas escolas da rede municipal de educação.

Estou orgulhoso do trabalho feito por essa coordenação tão necessária a esse alunado tão esquecido nesse município. Pude acompanhar de perto a luta e as vitorias mesmo que sofridas dessa coordenação em prol de uma melhor educação para pessoas com deficiências. Parabéns a coordenadora Rosana Cardoso pelo belo trabalho e a equipe da mesma. Profissionais envolvidos com a causa são raros na área da educação. Que Deus os abençoe!

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More