Prof. Aristoteles (eleito), Vianey e Prof. Elinaldo. O Curioso é que Foto partiu dentro do "Sistema de Protocolo Interno" caso deve render medidas aos responsáveis. |
Funcionários, Docentes e Discentes do Instituto Feral do Maranhão (IFMA), CAMPUS Santa Inês, foram surpreendidos no ultimo dia 24 de Maio por uma matéria em um blog, (Blog do Minard), bastante conhecido na capital do Estado, que falava sobre as eleições da entidade, o curioso, é que o blogueiro de alguma forma tenta transformar sua postagem em um"termômetro" da politica municipal, relacionando o pleito vencido pelo Professor Aristóteles com a politica partidária da cidade.
O estudante de Física, João Paulo Ferreira, frequentou todas as salas do instituto ontem (25) para falar sobre o episodio, sua intenção é repudiar e pedir união dos estudantes para que se iniba este tipo de postagem, principalmente querendo relacionar o Instituto Federal com a politica externa, horas depois usou sua rede social para comentar o fato:
- Com relação à reportagem postada, considero que o caro "Minard" deve ter cometido algum engano. Durante a consulta pública, e não eleição, conforme preconiza o próprio regulamento do pleito no site do IFMA, nenhum dos candidatos recebeu apoio de qualquer entidade político-partidária ou de qualquer membro de partido político da cidade de Santa Inês ou do Estado do Maranhão. Digo isto com propriedade de causa, pois sou aluno da casa a 5 anos e meio no Curso de Licenciatura em Física, e participei ativamente do pleito em prol de meu candidato à direção. Muito menos fora uma disputa "politizada" no sentido em que o comunicador social se refere. Pode até ter sido politizada no sentido do significado grego da palavra política (politiká, uma derivação de polis que designa aquilo que é público e não do interesse de alguns como é o que ser quer que aconteça aqui), mas não da forma que se foi colocada, no sentido de que partidos político-partidários participaram do processo. O grupo político referente ao partido do Sr. Robert Bringel e da Dra. Vianey não apoiou ninguém em nossa universidade, e considero que, apesar de eu como líder estudantil ter apoiado ao Prof. Ari, que o nome do Prof. Elinaldo não deva ser associado a este tipo de falácia. Tão quanto o nome do Prof. Aristóteles, pois não houve apoio desse "tal grupo" dos 40, tão sujo em nossa cidade, à sua candidatura dele. Confesso, inclusive, que em 2012 apoiei e votei no candidato a prefeito pelo PSB, o Sr. Ribamar, mas diante de todos os fatos ocorridos em sua gestão, desaprovo seu exercício, e naturalmente, não apoio e não apoiarei o grupo na empreita de 2016. Se nós, acadêmicos do IFMA Campus Santa Inês não apoiamos qualquer partido político que venha se aproveitar do momento, muito menos apoiaríamos personalidades com estirpes dos já citados acima. Eu REPUDIO esta associação da pólis que é o IFMA Santa Inês com a politicagem que é feita em Santa Inês. Isso não me representa, e tenho certeza que também não representa meus colegas de universidade. - Desabafou o estudante.
A postagem também incomodou o professor Luis Rodolfo Cabral, que alem de se manifestar em redes sociais, requereu manifestação do instituo sobre o caso.
Postagem "fictícia" enfurece alunos do IFMA - Santa Inês. Foto: (blog do Minardi). |
- Comunidade do IFMA de Santa Inês, espero que vocês tenham maturidade e consciência política em relação ao factoide que está circulando: tentam fazer do resultado das eleições do Campus Santa Inês um termômetro das eleições municipais que vão acontecer em outubro. O IFMA é uma instituição federal, vinculada ao Ministério da Educação e, portanto, não se vincula a nenhuma pasta de poder municipal ou estadual. Nossas diretrizes, nossa política institucional e nosso orçamento são definidos pelo Conselho Superior (presidido pelo Reitor e composto por membros dos segmentos docente, discente, técnico administrativo e sociedade civil) por deputados federais, por Senadores e pelas Secretarias do Ministério da Educação. É faltar com a verdade dizer que o destino do IFMA seja definido por outro órgão colegiado ou por alguém que ocupe qualquer cargo do executivo ou legislativo brasileiro menor do que estes elencados acima. Tenham maturidade para distinguir factoides. E nas eleições de outubro, vocês já sabem o que fazer. Afirmou o Professor.
Eu, o editor Rafael Gonçalves também faço parte da instituição, presenciei todo o pleito da consulta publica, e ressalto que alem de mim, outros estudantes (dezenas ou até centenas) e até funcionários não votam no referido municipio onde está instalado o instituto, no caso Santa Inês. Posso afirmar que não houve quaisquer interferência de politico A ou B. Portanto, acredito que a tentativa do caro colega de transformar isso em um "termômetro" a favor do candidato Ribamar Alves não passa de uma tentativa frustada.
Até o momento, a instituição não se manifestou oficialmente a respeito do episodio.
A matéria você pode conferir aqui na fonte:
www.bomjardimma. - Rafael Gonçalves, Jornalista - 1448/MA.
0 comentários:
Postar um comentário
Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.
De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.
Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.
Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.
Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.
Obrigado e não deixe de comentar.