Fone: 98-3235-0594 ou 3268-7426

3 de maio de 2016

Aprovado projeto do vereador Marcony que institui eleição de diretor nas escolas de Bom Jardim.

Ver. Marcony Mendes.
De acordo com o Projeto de Lei nº 01/2016 de autoria do vereador Marcony Mendes, os diretores das escolas da rede pública municipal de Bom Jardim deixarão de serem nomeados por indicação e passarão a serem escolhidos por eleição.

Segundo o autor do projeto, que passa e se tornar lei após aprovação nesta última terça-feira (03), esta modalidade de escolha dos diretores insere uma participação mais efetiva da comunidade escolar garantindo assim um processo democrático nas escolas.

O projeto é sonho antigo do vereador Marcony Mendes e foi elaborado juntamente com representantes do SIMPROBEM, que foram favoráveis ao projeto de lei.


"Já existe uma artigo regulamentado as eleições para diretores na lei orgânica municipal, porem ela é vaga, portanto tal projeto é muito importante" Explicou Rogério, presidente do Sindicato dos Professores de Bom Jardim.


A escolha do profissional para o exercício da função de gestor escolar se dará em escolar com mais de 100 (cem) alunos matriculados e a escolha será de forma seletiva democrática com a votação de educadores, pais de alunos, funcionários e alunos.


No projeto de lei existe ainda a questão do plano da melhoria da qualidade da educação, cada gestor que concorrer deve apresentar um plano de melhoria da sua escola, o candidato vai verificar os pontos que ele acredita seja cruciais na escola e vai apresentar propostas. A eleição é a cada a dois anos o gestor pode ser eleito e reeleito, porem no caso da reeleição ele deve ter cumprido no minimo 50% de suas propostas.


O projeto foi visto com bons olhos por todos os vereadores, sendo que quando entrou em pauta na manhã de hoje (03/05) foi aprovado por unanimidade. 
Para o vereador Silvano Andrade, o projeto é de fundamental importância, haja vista que acabará com os "Q'i" (Quem indica, frase utilizada para empregos de forma nomeada).


Para o vereador autor do Projeto, a Lei vai beneficiar a classe educacional de Bom Jardim "É possível construir uma escola publica de qualidade, o processo democrático na escolha de gestores é um anseio de muito tempo onde pais, professores, funcionários e alunos passam a fazer parte deste processo. Outro fator positivo é que todos os candidatos deverão possuir nível superior, na pior das hipóteses, caso na escola inexista candidatos com este nível, poderão se candidatar candidatos com nível médio do magistério ou que esteja cursando nível superior. Excluímos assim, a indicação feita através de critérios políticos onde em alguns casos a escolha serve apenas para atender aos interesses eleitorais" Afirmou Marcony.


Vale ressaltar, que o projeto de Lei conta com total apoio da prefeita de Bom Jardim, Malrinete Gralhada, que já divulgou publicamente que após a aprovação irá sancionar a matéria.

Após a sanção, a expectativa que as eleições comecem a partir de 2017.


A copia do projeto de lei pode ser acessada no site do vereador Marcony no link: http://www.professormarkony.com.br/file/71640/projeto-de-lei-nordm-001-2016-eleicao-direta-gestor-escolar.pdf


www,bomjardimma.com com informações da Asscom da Camara Municipal de Bom Jardim.

8 comentários:

Bom esse projeto do vereador Marconi. Mas não sei se vai prevalecer, essas são vagas disputadas por muitas pessoas, e é garantia certa de votos para os gestores descompromissados.

talvez agora as escolas funcione com qualidade, o diretor tenha autonomia para trabalhar já que não está encabrestado pela política e também é claro com grau de estudo a altura.

AGORA SIM, TEREMOS OPORTUNIDADE DE APRESENTAR E POR EM PRÁTICA OS PROJETOS PEDAGÓGICOS QUE VÃO SER APRESENTADOS PARA O CORPO DOCENTE, DISCENTE E PAIS OU RESPONSÁVEIS EM GERAL. VALE LEMBRAR NOBRE VEREADOR QUE EXISTE EM CONTRA PARTIDA UMA NECESSIDADE CRUCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO ESCOLAR DE BOM JARDIM, É JUSTAMENTE A PERMANÊNCIA DE UM PSICOPEDAGOGO E UM ASSISTENTE SOCIAL EM CADA ESCOLA POLO OU EM TODAS AS ESCOLAS DO MUNICÍPIO, VEMOS PROBLEMAS COM GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA, O USO DISCRIMINADO DE ENTORPECENTES É PRECISO URGENTEMENTE DE UMA INTERVENÇÃO POR MEIO DE TAIS PROFISSIONAIS. TEMOS EM NOSSO QUADRO DE PROFESSORES TAIS PROFISSIONAIS É SÓ FAZER UM LEVANTAMENTO DE DOCUMENTAÇÕES E VERÃO QUE É VERDADE, FAÇA VALER OS VOTOS QUE A VOSSA EXCELÊNCIA RECEBEU.

PARABÉNS VEREADOR MARCONE !!!!!! BOM JARDIM E A EDUCAÇÃO DA NOSSA CIDADE SÓ TEM A GANHAR.....

MUITOS EDUCADORES EM BOM JARDIM MA VIVEM TRAMITANDO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM APENAS COMO SIMPLES PROFESSORES POR CONTA DO SISTEMA VEXATÓRIO DE INDICAÇÃO A GESTÃO ESCOLAR E, ESSE PROJETO ACIMA CITADO HAVERÁ DE PROPORCIONAR UMA MUDANÇA QUE VAI REVELAR OS VERDADEIROS EMPREENDEDORES DA GESTÃO ESCOLAR; SÃO TALENTOS QUE AS VEZES PRECISAM APENAS DE UMA LUZ (A DA LIBERDADE). MAIS UMA VEZ CUMPRIMENTO O VEREADOR MARCONY... RBR.

ESPERO QUE AGORA AS VERBAS QUE VEM DIRETAMENTE PARA AS ESCOLAS PELO (PDDE) SEJAM REALMENTE APLICADAS DE FORMA CORRETA E DEFINITIVAMENTE NAS ESCOLAS.

Muito bom esse projeto. A politica educacional e o sistema de ensino so tem a ganhar com esse projeto. Mais é lamentavel nao acreditar que funcione conforme o projeto, pois sabemos que a politicagem impera e com isso ta claro que havera interferencia dos vereadores e representante de comunidade nas eleiçoes, exemplo dessa interferencia foi bem nitida na eleiçao para o conselho tutelar, onde aqueles que estavam apaiados pelos vereadores ganharam...

Vereador, você como líder do governo deveria mesmo é prédio nas sua prefeita para que paguem os salários dos funcionários que estão atrasados.
Isso é um absurdo.antes no tempo da Lidiane falavam que o dinheiro sobrava, agora depois que assumiu o poder o dinheiro sumiu...
Francamente prefeita, vejo que muda só as figurinhas mas os velhos abitos continuam. E assim, infelizmente é a triste realidade dos bonjardinenses.

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More