Fone: 98-3235-0594 ou 3268-7426

17 de fevereiro de 2016

Bom Jardim a "um passo" para eleições diretas de diretores escolares na rede publica municipal.

Ver. Marcony Mendes (PSB). Em discursso no Sindicato
dos Professores de Bom Jardim - MA, local da ultima
sessão.
O Vereador Marcony Mendes (PSB) protocolou na manhã da ultima terça-feira (16) o projeto de lei nº 01/2016 que institui eleições diretas nas escolas publicas da rede municipal de ensino de Bom Jardim - MA. O projeto foi lido e agora tramita nas comissões da câmara municipal, podendo ter seu parecer e ser votado em no máximo um mês.

O projeto é sonho antigo do vereador Marcony Mendes e foi elaborado juntamente com representantes do SIMPROBEM, que são favoráveis ao projeto de lei.

"Já existe uma artigo regulamentado as eleições para diretores na lei orgânica municipal, porem ela é vaga, portanto tal projeto é muito importante e esperamos que seja aprovado pelos vereadores e consequentemente seja sancionado pela prefeita municipal" Explicou Rogério, presidente do Sindicato dos Professores de Bom Jardim.

Caso aprovado e sancionado, a escolha do profissional para o exercício da função de gestor escolar se dará em escolar com mais de 100 (cem) alunos matriculados e a escolha será de forma seletiva democrática com a votação de educadores, pais de alunos, funcionários e alunos.

No projeto de lei existe ainda a questão do plano da melhoria da qualidade da educação, cada gestor que concorrer deve apresentar um plano de melhoria da sua escola, o candidato vai  verificar os pontos que ele acredita seja cruciais na escola e vai apresentar propostas. A eleição é a cada a dois anos o gestor pode ser eleito e reeleito, porem no caso da reeleição ele deve ter cumprido no minimo 50% de suas propostas.

O projeto foi visto com bons olhos por todos os vereadores, portanto provavelmente será votada e aprovada. Para o vereador Silvano Andrade, o projeto é de fundamental importância, haja vista que acabará com os "Q'i" (Quem indica, frase utilizada para empregos de forma nomeada).

Para o vereador autor do Projeto, a Lei vai beneficiar a classe educacional de Bom Jardim "É possível construir uma escola publica de qualidade, o processo democrático na escolha de gestores é um anseio de muito tempo onde pais, professores, funcionários e alunos passam a fazer parte deste processo. Outro fator positivo é que todos os candidatos deverão possuir nível superior, na pior das hipóteses, caso na escola inexista candidatos com este nível, poderão se candidatar candidatos com nível médio do magistério ou que esteja cursando nível superior. Excluímos assim, a indicação feita através de critérios políticos onde em alguns casos a escolha serve apenas para atender aos interesses eleitorais" Afirmou Marcony.

Ainda segundo o vereador, o projeto de Lei conta com total apoio da prefeita de Bom Jardim, Malrinete Gralhada, portanto a expetativa sobre sua aprovação e posterior sanção é bastante aguardada pela classe educacional.

A copia do projeto de lei pode ser acessada no site do vereador Marcony no link: http://www.professormarkony.com.br/file/71640/projeto-de-lei-nordm-001-2016-eleicao-direta-gestor-escolar.pdf

www,bomjardimma.com com informações da Asscom da Camara Municipal de Bom Jardim.



9 comentários:

Esse é meu vereador, quisera eu que todos os vereadores tivessem a visão que o Vereador MarKony tem, seus projetos são coerentes e voltados para a melhoria da qualidade da educação do nosso município.
Esse projeto acaba com a indicação de pessoas sem a qualificação mínima para trabalhar como diretor escolar, fato que ainda ocorre na maioria da indicações da região da varig, claro que não são todos, mas tem diretor que pelo amor de Deus!!

Parabéns Vereador, continue assim que terá o meu voto novamente.

Parabéns vereador estamos com você!!

Valeu meu vereador, você é o cara.

Tomara que vá adiante, já vi muitas ideias boas se perderem pelo caminho, mas o Vereador Marcony está no caminho certo, sempre procurando melhorar a educação do nosso município.

Realmente, o estabelecimento de eleições para escolha dos gestores das escolas de BJ pode trazer importantes benefícios para a educação no município. Entretanto, é impossível não observar a contradição nas falas dos nobres vereadores. Sabemos que muitos de nossos representantes do legislativo costumam reivindicar o "direito" de selecionar pessoas para assumirem estes e outros cargos semelhantes. Aqui sinalizo o total apoio à criação da referida Lei, porém também solicito um "tantinho" de coerência no decurso da implementação da medida. De nada adiantará sua aprovação se os "ilustres" representantes do povo continuarem colocando interesses particulares acima dos interesses da população.

Pois vamos votar em pessoas que respeita o povo nao em pessoas que descutir com fucionario sorrindo isso é coisas que uma direitora pode falar pra professores vamos vota sim mas é contra

A criação desta lei além de democratizar a escolha do gestor, evita também a indicação puramente politica que em alguns casos não são indicados por méritos. Defendo vereador Markony que teve este posicionamento, mesmo sabendo que alguns dos seus colegas não compactuam da mesma idéia, pois acham mais fácil usar o meio politico e esquecem da escola.

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More