Fone: 98-3235-0594 ou 3268-7426

23 de fevereiro de 2014

ANTES DO PRAZO: Exercito inicia a "Desintrusão" da reserva indígena Awá-Guajá em São João do Caru.

Situação das familias desabrigadas.
Começou neste sábado 22 de Fevereiro de 2014 a chamada "desintrusão" da reserva indígena Awá-guajá.

O prazo para o início da "desintrusão" terminaria nesta segunda feira 24 de Fevereiro, porem tinha sido prorrogado para o dia 9 de março, com a pressão da operação alguns dos pequenos agricultores já começaram a sair de suas casas.

Na bagagem de muitos, apenas tábuas, arame farpado, carvão, farinha, arroz e muita dor pela perda da maior parte de suas vidas, pois foi ali que os mesmos dedicaram anos e anos de trabalho e sofrimento para ganhar o pão de cada dia durante décadas e em poucas horas tudo vai ao chão, inclusive a casinha construída com barro e coberta por palha, conhecida como "casa de cavaco ou casa de taipa".

Vale ressaltar que a expulsão é de pessoas humildes, que dedicaram suas vidas em lavouras e não de plantadores de maconha como chegou a citar um certo secretário, a maioria das pessoas instaladas ali eram pequenos agricultores que viviam da lavoura que tinham um destino certo; "a mesa do brasileiro" que hoje não sofre tanto com a tal desintrusão.

A desintrusão no Maranhão, especialmente em São João do Caru parece ser mais dura, pois em outros estados brasileiros é cedido pelo menos uma lona preta aos desabrigados e em São João do Caru nem sequer isso foi doado.

A qualquer momento mais informações.

Creditos da informaçao e imagens - Abraão Gomes. saojoaodocaru.com

7 comentários:

É uma situação lastimável a desse povo, sofrido e expulso sem nenhum amparo do Governo federal, é de cortar o coração a situação desses pobres agricultores, o governo tem que amparar esses pobres lavradores

tou aqui comovido com isso triste situação eita brasil,pais da corrupção,é a lei do mais forte o pobre sofrendo para que o rico fique cada dia mais rica,triste realidade

Você sabia que o Centro de Referencia Social De Governador Newton Bello mandou uma nota á Secr. Nacional De Direitos Humanos ,alertando dos riscos ao patrimonho e ás vidas de grávidas ,idosos e crianças,que o traslado destas famílias,no inverno,por estradas sinuosas,pontes improvisadas,apresenta,e mesmo assim a decisão foi mantida?Veja isso no site Questão Indígena-Secretaria Geral Da Presidencia rompe acordo com Catia Abreu!

Isso e cumprimento de profecia. Essas terras estao sendo sesapropriadas pra q os ricos fiquem mais ricos ainda, e a lei d mais forte....isso so prova que as escrituras estao certíssimas.estamos nas ultimas horas da história desse mundo, mais logo logo essas injustiças vao acabar.que Deus os protejam a todos, inclusive as autoridades q estao presidindo essa açao.

E lamentavel tudo isso. Agora os Maranhenses teem q se unir e nao votar mais em Roseana e nem em Dilma. Duas mulheres q envergoharam o Maranhão. Essas suas tem o poder nas maos, elas poderiam se quisesse suspender essa desapropriação ate pelo menos o período das chuvas terminarem

É lamentável ver várias famílias saírem de suas casas para dar lugar para esse imundos e lixo humano que são os índios que para mim não valem nada, só servem p/ fumar maconha e humilhar o povo, o povo devia fazer como na época dos Bandeirantes ''centar o dedo'' nesses vagabundos

Realmente é uma situação muito complicada. Os políticos deviam ter um pouco de dó daquelas pessoas.

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More