Fone: 98-3235-0594 ou 3268-7426

22 de agosto de 2013

TENSÃO: Audiência pública marcada pelo indígenas reuniu a Prefeita e Vereadores para discutir aprovações de projetos na Câmara.

Manhã de Hoje na camara municipal de Bom Jardim.
Um dia raro de ser ver, foi assim a audiência publica convocada pelos indígenas que reuniu a Prefeita Municipal de Bom Jardim e 11 dos 13 vereadores alem de secretariados do governo, segundo os indígenas o intuito da reunião era solucionar os problemas que ocorrem nas aldeias por falta de contratações de profissionais, ora que o executivo culpa o legislativo e vice versa, alem de pedir uma demanda de reividicações.

Audiencia Publica, indígenas reivindicam demandas para serem aprovados pela camara:

Flauberth apresenta demandas.
A prefeita municipal de Bom Jardim, Lidiane Rocha se fez pela primeira vez presente em uma audiência publica na Câmara Municipal e chegou rodeada de assessores às 09:30, pouco depois dos indígenas, com a aglomeração de pessoas os vereadores decidiram que a reunião seria fechada apenas aos caciques, vereadores e a prefeita, mas logo foi recusado pelas lideranças que exigiam

"Maioria dos indígenas culpou a camara por nao
aprovar os projetos da prefeitura".

a audiência publica com toda a comunidade indígena que veio até a câmara; o vereador Marcony que teve bastante destaque na audiência e o vereador Arão estiveram o tempo todo articulando para que de fato tudo não saísse do controle, os indígenas também ameaçaram interditar a BR 316 caso não fosse ouvidas suas reivindicações ali no momento, após isso os lideres das comunidades tiveram uma reunião fechada com o presidente aonde não obtivemos acesso onde no qual ficou acertado que seria feita a audiência publica exclusivamente com os indígenas na galeria o que de fato não aconteceu, no final das contas a audiência foi aberta ao publico que estava ali presente.


Após o combinado, os vereadores Marcony, Sonia, Roberth, Manim, Hiater, Adriano Varão,Poré, Arão, Dr. Silvano e Chico do Braz subiram a mesa da camara e iniciaram os trabalhos de inscrição onde no qual 8 lideres de comunidades indígenas se inscreveram pra falar alem da Prefeita e mais 3 vereadores.

Reivindicações de lideres indígenas:

Flauberth o primeiro orador mencionou a parceria dos ex gestores com as comunidades indígenas e pediu que a parceria e o apoio do governo volte a continuar, o líder também falou que nao existe nenhum projeto especifico para os indigenas mas que segundo ele disse que os projetos que foram encaminhados tambem visam beneficiar as aldeias, também falou sobre a falta de remédios e perguntou se os governantes vão esperar morrer
alguém para tomarem alguma atitude, " É preciso ter atenção à comunidade indígena, oferecer formações técnicas para os indigenas, temos o direito de lazer nao vivemos so de caça e pesca, temos o direito de acompanhar a globalização, claro nao esquecendo de nossa cultura" Flauberth também apresentou uma serie de demanda de reivindicações, dentre elas a contratação urgente de OASG para as escolas, professores, reformas de escolhas e postos de saude entre outras.

Djacyr, um dos lideres indigenas.
Djacyr que e líder da aldeia tabocal, acompanhou o outro colega e falou sobre as demandas apresentadas por Flauberth e pediu urgencia nas suas solicitações.

A cacique, Rosilene também falou das reivindicações ja apresentadas por flauberth e disse que o povo guajá e sua aldeia massaranduba precisam de assistência pois são esquecidos e nao participam de nenhum programa do governo federal. "Temos o direito de cobrar" Disse a cacique.

cacique Rosilene.
O restante dos oradores lideres indígenas também pediram a aprovação das reivindicações apresentadas por flauberth e seguiram o mesmo contexto, alem de criticar alguns vereadores pelo suposto engavetamento de projetos que o presidente da câmara afirmou que nao existe.

Prefeita Lidiane em sua fala na Audiencia.
Em um dos momentos mais aguardados, a prefeita Municipal de Bom Jardim, Lidiane Rocha usou a tribuna e começou seu discurso falando da LOA afirmando que os vereadores pediram 2% dos orçamento para a câmara. "Prefeitura não e um negocio, ele me chama para negociar, esse rapaz precisa aprovar esses projetos pelo bem da comunidade, sera se toda vez pra aprovar um projeto tenho que trazer vocês?. eu não acredito em uma situação dessa, Deus esta vendo! No momento em que os nervos começavam a se exaltar e ja se falava em assuntos pessoais, um dos lideres indígenas interrompeu dizendo que não veio pra ver baixarias e sim para chegar a um ponto final, "Buscamos atitudes e não baixaria, se for pra por filmagem isso e aquilo, iremos nos retirar" falou um

Prefeita mais uma vez se emociona em fala publica.
dos caciques. A prefeita continuou a sua fala acusando o presidente da camara de nao aceitar os projetos que vão para a camara de autoria do executivo. "Nao é porque você tem raivinha de mim que voce nao vai aprovar os projetos, faça valer seus voto, aceite e aprove nossos projetos". Finalizou a prefeita de Bom Jardim.

O Presidente da Camara, Dr. Silvano Andrade rebateu algumas acusações onde explicou que os 2% do orçamento que foram inseridos na LDO para a camara municipal é para emenda de vereadores, "Por exemplo, se o vereador marcony fazer um projeto para o Pov. Cassimiro irá existir o orçamento para que a Sr. Prefeita possa executar apenas a indicação que será dele, é igual a deputado e senador, é algo novo na camara municipal" explicou o presidente Dr. Silvano. O Presidente também falou que ele nao tem direito a voto, portanto ele nao reprovou nenhum projeto e que todos os projetos que chegam a camara municipal são colocados em pauta.

Momento da intervenção de lideres indígenas.
Em seguida  o vereador Arão disse que vai entrar na justiça para que tenha seus projetos protocolados, segundo ele o Presidente não estaria autorizando o diretor da camara Zé Filho a aceitar seus projetos. O Vereador sambem repudiou a reprovação de alguns projetos pela camara em sessão anteriores (O da doação de terreno do CRAS E CREAS e contratação de farmacêuticos), o discurso do vereador teve um total de 40 minutos, o mais longo da audiencia.

Ver. Marcony tem atuação destacada na
audiência publica com indigenas e falou em fim
de discussões antigas e propoe parceria.
Finalizando o vereador Marcony que foi bastante elogiado até por assessores e pela própria prefeita pela educação e articulação na sessão, disse que a maioria das reivindicações podem ser atendidas sem precisar vim projetos para a câmara, dentre eles reformas de escolas, e postos de saude "Vejo que a reunião tomou um rumo que nao era pra tomar, viemos aqui discutir as ações que foram propostas pela comunidade indígena, viemos aqui resolver a situação que se encontra hoje, nao adianta nada ficarmos aqui até 13:20 e nao discurtimos o que de fato pode ser executado". Disse O Vereador. Também pediu que uma pedra fosse colocado em cima de tudo que ja aconteceu, "gostaria que nao houvesse outra reuniao, vamos resolver a demanda que os indigenas reividicam, o presidente

Ver. Dr Silvano finaliza audiencia e propõe compromisso
de projetos.
ja firmou um compromisso, só precisamos entender sobre os tramites da casa, nao podemos ser irresponsáveis em aprovar sem discutir o projeto". Finalizou.

Ao final foi firmado um compromisso no qual a Prefeita vai enviar para a câmara municipal, projetos separados para a contratação de cada área que vai beneficiar exclusivamente as aldeias já na próxima sessão. No contexto geral a audiência foi calma e os indígenas saíram esperançosos para que finalmente haja uma tregua entre os poderes e a solução chegue a suas aldeias.

Resumo de uma audiencia que teve mais de 4 horas de duração em breve mais detalhes - www.bomjardimma.com

20 comentários:

o silvano tava nervosinho tava com medinho mais que palhaçada ele pensa q pode enganar quem

BOM JARDIM VIROU TEM SEM LEI. ATÉ PARA APROVAR MEROS CONTRATOS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS É MUITA CONFUSÃO. ESSA CÂMARA É A PIOR DA HISTÓRIA SÓ VER VEREADOR SEM COMPROMISSO COM O POVO. AGORA É O FIM PARA APROVAR PROJETOS TIVERAM QUE CHAMAR OS CACIQUES INDÍGENAS. BOM JARDIM MERECE ESSES INCOMPETENTES NA CÂMARA. MAIS UMA RENOVAÇÃO ESTÁ A VISTA. BOM JARDIM NÃO PODE PARAR NO TEMPO. ESTAMOS SENDO LESADOS PELA INCOMPETÊNCIA DE UMA CÂMARA DE ANTI LEGISLADORES.

Que venham dias de paz AMÈM!



JB

Bom Jardim, Maranhão, Brasil, América do sul, Mundo - Virastes terra de confusão, em ambos os lados, dá vergonha te ver assim.
Mas é aquela coisa: O povo tem os políticos que merecem.

Vereadores do nosso município de Bom Jardim, vocês são uma vergonha pro nosso município! Fica aqui minha indignação!

PARABÉNS AOS INDÍGENAS POR FAZER VALER SUA CIDADANIA. TALVEZ OS BAIRROS DA CIDADE, OS POVOADOS TAMBÉM FAÇAM O MESMO PARA FAZER VALER OS DIREITOS DOS 40 MIL HABITANTES QUE TEM BOM JARDIM. É APROVAR OS PROJETOS E OBRAR TRANSPARÊNCIA DE SUA EXECUÇÃO - EIS UMA BOA SAÍDA. TODOS GANHARÃO COM ISTO.

MUITO BEM. enquanto todo mundo so falava e reclamava, os Indios agiram com plena e real atitute. voces estao de parabens. agora e so aguardar o proximo capitulo dessa Historia. WESLLEY SNAYP!!!

Vergonha é nossa gestão isso sim!

Nossa q momentooo..Uma liderença indígena da uma verdadeiro lição de moral ensinando à prefeita como se comportar...e falar perante o público. \o/
Estive lá e vi o sermãoo..

PRA CIMA DELES LIDIANE MOSTRE QUE QUEM MANDA NO MUNÍCIPIO É VC.

E verdade anonimo. O povo so tem o q merce. O povo merece. SILVANO, Manin, HIATET, ADRIANO VARAO, ARAO,UM TAL DE SINEGO, um sr de ROBERT MRIRELES...Q o Silvano entope ele de DINHEIRO PRA ELE N SE VERDER PRO BETO ROCHA. TODA MADRUGADA O BETO VAI NA CASA DO ENTAO VEREADOR PRA COMPRA LO. MAIS O SILVANO DA UMA QUANTIA MENSAL PRA ELE SE MANTER FIRME. HA TEM TAMBEM UMA TAL DE SONIA Q NEM P SE DEFENDER DAS ACUSAÇOES DA PREFEITA ELA PESTA.ho governinho corrupto. O PIOR DE TODOS OS TEMPOS

Jogo de interesses... essa sempre foi a relação legislativo/executivo em Bom Jardim-MA. O bom é que, pelo menos dessa vez, há oposição. Não estão assinando tudo que o executivo manda sem se quer analisar. Algo que era muito comum nessa casa.

o pio mesmo que vergonha em quanto eles estão brigando por dinheiro a cidade fica cada veis mais precaria de saude educação as pessoas passando fone. governate voceis não são eternos para de pensar em dinheiro cuida em se procupar com as pessoas umide que estão pasando fome ue pergunto para o senhor beto rocha cade sua prucutação com essa pessoas não prisisa ni responder ue mesmo respondo o senhor enganor todo mundo com esa de bom moço de que é onesto mais mesmo que vocé queria era mesmo pagar sus debitos que eu acredito que são muitos logo o senhor que falava tanto em onestidade cade sua onestidade bom moço eu fico indiguinada com essa cituação em conta voceis brigom por dinheiro sa pessoas pasom fome bando

prefeita va trabalhar e large de por a culpa nos outros

Rapaz se eles tao passando fome e pq eles nao vao trabalha ...pq beto nao tem direito de asustentar ninguem nao.tem muitos meios de canhar avida.agora apessoa so q viver acosta so de politica ta lascado... Fica adica...

o anonimo que citou o nome dos vereadores(as) esqueceu a ANA não fala nada do Cezarino, a Sandra do Salomão; Marcony; Chico do Braz e Poré, todos querem um pedacinho do BOLO que só BETO ROCHA está comendo e quem vai pagar a conta é o POVO, mas quem vai ficar o resto da vida dando explicação pra policia Federal é a LIDIANE.

S for pra julgar o silvano, temos q por em discurçao a nossa prefeita. Pq os dois, Foram eleitos pra brigar. Enquanto isso o municipio fica a mercer de 2 gestores iresponsaveis q nao tem compromisso com o povo.. nunca chegam ao um acordo para q o povo seja beneficiado..NAO ESPEREM MUITA COISA DOS DOIS, PQ SERA os4 ANOS DE BRIGA. Um tentando por a culpa no outro. Um querendo medir forçs com o outro. Hoje a prefeita faz os shows particular dela. Reuni meia duzias de gente pra fazer manifesto contra a camara. No intuito de enganar a populaçao. Qdo a mesma, em uma reuniao, insultou os vereadores. Ate com palavras de baixo calao. Tudo começou ai. Foi o fio da meada. O legislativo por suavez, RESOLVEU SE IMPOR, E colocaram em pratica a tese de que: APARTIR DAI VEREADOR N SERIA MAIS CACHORRINHOS DE PREFEITO. E ENQUANTO A BRIGA ROLA. ADVINHAM QUEM PERDE? O POVO! Ate um dia qdo o povo nao aguentar mais esse disse, ME DISSE. E SAIR QUEBRANDO CAMARA E PREFEITURA. PQ ESSA BRIGA DE CAO E GATO, JA RENDEU SEROIS PREJUIZOS A POPULAÇAO.

E triste ver as audiencias deste politicos a ingnorançia da prefeita e o sinismo do veriador SILVANO, sempre com um sorriso no rosto, rindo das que votaram nele, sem nenhum compromisso com a população. o jeito e espera quatro anos pra tenta votar certo.

Kkkkkk e essa semana o MP vai acabar com essa palhaçada dessas lotações equivocadas que a perturbada da Rosana impôs, e se nao cumprirem será mais um processo pras costad da prefeita.

E porque vc eles ñ se vende babão

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More