Fone: 98-3235-0594 ou 3268-7426

CARNAVAL 2016

Prefeitura de Bom Jardim realizou grande carnaval na cidade com recurso reduzido.

CASA DA MADEIRA

CASA DA MADEIRA, BR 316, ALto dos Praxedes, Bom Jardim - MA. Faça uma visita, faça um orçamento sem compromisso e comprove o que estamos anunciando..

PARCERIA:

DIA DAS MAE É NA PEIXOTO! COMPRE OU PAGUE SUA PARCELA E CONCORRA A PRÊMIOS.

30 de abril de 2015

PM recupera seis celulares roubados e prende assaltantes em Bom Jardim.

Danrley foi o primeiro conduzido na
operação.
A PM, através da Companhia do 7º Batalhão de Polícia Militar, recuperou na noite de quinta-feira, 29, seis aparelhos celulares que haviam sido roubados por quatro homens  em Bom Jardim.

Os assaltantes fizeram vítimas diferentes, sempre com utilização de armas brancas.A guarnição composta pelo Cabo Gilmar, Sd Josailton, Sd F. Carvalho e Sd. Magno receberam a informação anônima e seguiram ao local indicado, nisso, a Policia se deparou com 4 suspeitos em duas motocicletas; houve perseguição e um dos suspeitos foi detido na BR 316, mas precisamente na ponte que fica sobre o Rio Pindaré. Os outros três abandonaram os veículos e adentraram no matagal.

O detido trata-se de Danrley Ferreira morador do bairro Canecão, Santa Ines - MA. Com ele foi encontrado alem de armas brancas, os celulares já mencionados na matéria e as duas motos que se encontram no patio da DEPOL de Bom Jardim.

Pouco tempo depois, outro suspeito foi detido pela Força Tatica no momento em que estava saindo do matagal nas proximidades da cidade de Santa Ines. O conduzido foi identificado como Fernando Caike que tambem mora no bairro Canecão daquela cidade.
Caike foi preso em ação da força tatica.

A dupla foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil e estão a disposição da justiça.



www.bomjardimma.com

29 de abril de 2015

NOTA DE REPUDIO DOS PROFESSORES DA REDE DE ENSINO MUNICIPAL DE BOM JARDIM-MA

Nós, professores da rede municipal de ensino de Bom Jardim, vimos mais uma vez a público formalizar veemente repúdio à ação nefasta da Prefeita LIDIANE LEITE DA SILVA, que publicou uma nota mentirosa com o intuito de ludibriar a população e sufocar o movimento grevista assegurado pela Constituição Federal que rege a nossa nação.

É indispensável destacar que a Constituição Federal nos assegura a liberdade de pensamento e de expressão, e justamente por isso é espantoso o desdém que destilou a prefeita Lidiane Leite aos professores da rede de ensino, mesmo sendo ela a responsável e tendo ciência de todas as nossas reivindicações. Assim, está evidente que a Prefeita prefere transgredir leis, agir como uma autoritária ditadora, ignorando tudo. 

É completamente inadmissível que nós professores tenhamos que trabalhar nestas condições - desrespeitados, humilhados, vitimados de cenas lastimavelmente depreciativas, vis e indignas. Onde está o compromisso que fez durante a campanha. E a abertura ao diálogo, respeito, ética e valorização dos educadores? A prefeita desconhece o significado das palavras ética e moral.

Se utilizando de uma tabela elaborada pela FAMEM, (Federação dos Municípios do estado Maranhão), a prefeita tem tentado enganar a todos, pois trata-se de uma tabela sem nenhuma base legal, porém, demonstra a total incompetência e má fé desta administração desastrosa. 

A falta de conhecimento e obediência das leis sem duvida tem sido um entrave para esta administração, de maneira que agora faremos uma breve explanação das leis que regem nosso salário para que a prefeita e demais colaboradores possam compreender do que estamos falando.

Segundo a Lei do Piso Salarial Nacional n°11.738 instituída em 16 de julho 2008, nenhum profissional da educação pode receber abaixo do piso nacional, que hoje corresponde a R$1.917,78, valor este que NUNCA foi repassado aos professores, e que deve ser reajustado todos os anos a partir de Janeiro de acordo com o artigo 5° da lei acima citada. Ficando ainda a cargo dos municípios desenvolverem seus Planos de Cargos Carreiras e Vencimentos para melhor se adequarem como diz o artigo 6° da mesma lei.

Nosso Plano de Cargos Carreiras e Vencimentos, graças a uma intensa batalha, foi outrora aprovado pelo legislativo municipal sob a Lei 567/2012 e obedece a lei do piso garantindo o direito de todos os profissionais da educação de receberem o piso reajustado anualmente, bem como as progressões por titulações. Qualquer dúvida basta conferir as leis anteriormente citadas.

Com uma verba federal de mais de cinquenta milhões de reais enviadas apenas pelo FUNDEB (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica) a Prefeita Lidiane Leite ainda se utiliza da alegação da falta de verbas, o que somente justifica a incompetência da sua gestão, a falta de planejamento, pois a mesma descumpre acordos, prejudica a vida desses profissionais e marginaliza a educação com escolas sucateadas sem nenhuma estrutura física, inexistência de merenda escolar e material didático tornado inviável o trabalho do professor e a aprendizagem de nossos alunos.

Incapaz e incompetente essas são as qualificações que devemos dar à Prefeita Lidiane Leite da Silva que não reconhece a importância da Educação e dispensa tratamento tão leviano a trabalhadores que realmente transformam a comunidade Bom-jardinense. 

É frustrante e inacessível o diálogo. A deturpação dos valores da educação e o menosprezo para com os profissionais que a promovem é incompreensível às pessoas de bem.

A luta continua, nós professores e demais profissionais da educação municipal de Bom Jardim continuaremos nossos esforços e com nosso trabalho buscando educar melhor nosso povo, para que no futuro tenhamos gestores pelo menos mais éticos e moralmente educados. Reiteramos nosso repúdio a essa atitude grosseira da prefeita e exigimos o respeito que nos é devido! 



Sindicato dos Profissionais do Magistério do Ensino Público Municipal de Bom Jardim-MA ( SINPROBEM)

28 de abril de 2015

Emocionado, ARÃO oficializa rompimento com a Prefeita e desabafa na Camara Municipal

Emocionado, Arão fala sobre seu
rompimento com a Prefeita de
Bom Jardim.
A sessão da Câmara de vereadores de Bom Jardim desta terça-feira (28) não teve a leitura de proposições e votações de ordem do dia. Contudo, houve um fato que chamou a atenção tanto dos edis como dos que acompanhavam. O anuncio que o Presidente Arão Silva iria fazer o uso da tribuna para trazer a tona um tema polêmico: O seu rompimento com o governo de Lidiane Rocha e que, segundo ele, resultou em situações desconfortáveis envolvendo questões pessoais dele e de sua família.

De acordo com o vereador, o fato do mesmo ter rompido com o governo vai muito alem de questões politicas e afetam sua vida pessoal e desabafou sobre o caso em um discurso que durou cerca de 45 minutos. Arão também explanou que vinha sendo ameaçado e sabe que pode acontecer prováveis manobras para o prejudicar daqui por diante.

“Não vai ser uma prefeita que está conduzindo este município de forma irresponsável que vai denegrir minha família”. disse bastante emocionado o vereador. Arão.

Arão disse ainda que “Achava que como presidente mudaria alguma coisa, agora o rompimento é de ambas as partes de forma oficial e sem volta” Desabafou Arão. 

Ao perceber a emoção do Presidente da Câmara, a plateia composta principalmente por professores e alunos que acompanhavam a sessão ordinária, o aplaudiram, um gesto respeito à seu pronunciamento.

Segundo o parlamentar, a emoção
aconteceu por a prefeita tentar denegrir
a imagem de sua família.
Continuando com seu pronunciamento, O presidente da casa ainda afirmou que o rompimento com o executivo vai muito alem de supostas denuncias, mas também por descontentamento porque ele estaria dando espaço a professores a falarem na tribuna e fazerem reuniões na casa "Sou presidente para fazer cumprir o regimento da casa, não do executivo" Disse. Outro ponto questionado pelo vereador, foi o código tributário, que segundo ele apesar de ter sido lido em plenária não poderia ser votada do jeito que a prefeita queria, o que teria irritado a executiva. "Até lemos, mas o conteúdo era desastroso, moro aqui, de maneira alguma iria permitir, pois nasci aqui e pretendo viver nesse município"

De acordo com o parlamentar, essa série de atritos, foi que supostamente fizeram a prefeita Lidiane Rocha romper com ele. Apesar de afirmar que saiu do grupo, Arão deixou claro que sua relação com o marido da prefeita, o Sr. Beto Rocha continua estável e que seu rompimento é com a prefeita municipal e não com o grupo em si. Arão encerrou seu pronunciamento lendo o livro bíblico de Isaías no capitulo 41 versículo 10 ainda de forma emocionada. 

Daqui a pouco mais informações em uma materia especial.

www.bomjardimma.com 

27 de abril de 2015

OPINIÃO: A Queda de braço entre Professores e Prefeita de Bom Jardim.

Prefeita de um lado e professores de outro! Impasse gera
falta de aulas no município.
Fico analisando essa queda de braço que ao meu ver é tão fácil de resolver, o problema é que nem existe proposta do executivo, porem se houvesse era só chegar a um meio termo, porém os alguns mentores conseguem colocar na cabeça da prefeita Lidiane Leite que a prefeitura não tem condições de "pagar" um "absurdo" de pedidos da categoria, que pena que eles pensam nisso, pois os números desmentem essa ideia fabulosa de que a prefeitura não tem dinheiro.

E se a prefeita negociasse com os professores grevistas e fizesse um acordo com estes pouco mais de 150 profissionais que lutam por seus direitos concedidos por lei? Deixando de lado os que se omitem a buscar seus direitos adquiridos? É aquela historia, quem cala consente, portanto estão felizes com o que já recebem e também estão felizes com a estrutura em que trabalham. "Dê a Cesar o que é de Cesar"

De outro lado, o Sindicato tenta convencer os pais de alunos a não mandarem seus filhos para a escola, "Uma greve dos estudantes" como forma de apoio aos professores que não lutam apenas por seus salários e sim por falta de merenda e estrutura no município. A UMESB (União dos Estudantes Secundaristas de Bom Jardim) visitou as escolas recentemente, porem até agora não se ver da organização algum ato que mobilize os estudantes para um suposto "boicote" as aulas do município em apoio aos professores. O que na minha opinião seria uma ótima forma de pressionar o governo a pelo menos negociar.

No primeiro dia de greve, o que se viu foi professores parando pais e alunos na rua avisando da greve para não irem as escolas e diretores das mesmas que supostamente tiveram orientação da prefeitura afirmando que terá aulas.

E se a prefeita resolver pagar diárias ou a famosa "dobradinha" para suprir a falta dos grevistas? Pode isso ministério publico? Isso não gera improbidade?. Claro que é uma suposição. Mas enquanto a justiça não se manifesta e muitos menos a Prefeitura aponta para um acordo; continua essa INDECISÃO.

Até quando esse impasse continuará? Por que o governo não cede e negocia pelo menos com os grevistas?

Diante dessa polêmica como ficará a sociedade?

O governo não tem que lembrar que não está negociando com os seus funcionários da integral e sim com profissionais altamente qualificados e principalmente concursados? 

Enquanto isso, assistimos essa queda de braço, com direito a disputa de volantes (carro de som) com notas da prefeitura e do Sindicato, um afirmando que não tem aula, já outro afirmando que terá! Já as aulas? Funcionando de forma precária, haja vista que apenas contratados trabalham, "coitados" nada podem fazer pois podem ser demitidos, e concursados da zona rural que por apadrinhamento estão trabalhando na cidade. Eu como sou apenas um jornalista em formação, apenas posso assistir e narrar os fatos sobre mais este capitulo de  caos na educação de nossa cidade.

Por: Rafael Gonçalves - www.bomjardimma.com

Em NOTA, Prefeita de Bom Jardim repudia greve dos professores e se posiciona sobre o caso.

A Prefeita Municipal de Bom Jardim, Lidiane Leite da Silva, divulgou na manhã de hoje (27) por intermédio de sua assessoria, nota que posiciona a opinião da Prefeitura e repudia a greve de boa parte dos professores municipais sindicalizados. Acompanha agora na integra a nota divulgada.







NOTA DE ESCLARECIMENTO


Venho através desta, esclarecer a população bonjardinense, sobre os salários dos Professores, bem como sua carga horaria.

Todos os Professores de Bom Jardim tem uma carga horaria de 20 horas semanais com um salário de:

Professores sem Graduação R$ 1.697,00

Professores com Graduação R$ 1.951,55

Especialistas (Supervisor e pedagogo) R$ 2.121,25




Após reajuste do MEC para o ano de 2015, conforme tabela abaixo:

Professores com carga horaria de 20 horas semanais R$ 958,89

Professores com carga horaria de 25 horas semanais R$ 1.198,61

Professores com carga horaria de 40 horas semanais R$ 1.917,78


Esclarecemos ainda que nenhum Professor da rede Municipal de Bom Jardim, trabalha 40 hora semanais, portanto recebem acima do piso nacional, conforme tabela do MEC.


Repudio a falta de compromisso destes GREVISTAS, que prejudicam pais e alunos bonjardinense.



Fonte: http://www.ebc.com.br/piso-salarial

25 de abril de 2015

Professores de Bom Jardim entram em greve nesta segunda por tempo indeterminado.

Professores municipais de Bom Jardim entram em greve nesta segunda por reajuste salarial e por problemas de falta de merenda e de estruturas de escolas.

Sem avanços nas negociações, servidores da Educação de Bom Jardim decidem cruzar os braços por tempo indeterminado

Professores da rede municipal de ensino de Bom Jardim entram em greve por tempo indeterminado a partir desta segunda-feira (27). A decisão foi tomada em assembléia realizada pelo Sindicato dos Profissionais do Magistério de Bom Jardim (SIMPROBEM), no dia 24.

A categoria reivindica implantação de um reajuste salarial de 13,01%. Os servidores cobram também a merenda escolar que e distribuída de forma precária, reformas de escolas e mais transparência nas negociações.

Segundo o SIMPROBEM,desde dezembro que se busca negociação com o executivo, e todas as vias legais já se esgotaram para negociar e não obtiveram resposta. "A deflagração da greve geral não se da apenas pelo reajuste, mas também por vários motivos que estão acontecendo na educação do nosso município, tais como a regularização das aulas da zona rural, merenda e reforma de escolas, as tentativas foram varias, tentamos negociar com a senhora prefeita e o que mais nos surpreende é que nao houve posicionamento por parte do executivo. Não haverá aulas, estamos em greve!" Disse Maranhão secretario do SIMPROBEM.
A partir de agora, os professores devem realizar movimentos e novamente tentarão contato com a prefeita municipal, enquanto nao houver acordo as aulas estarão paralisadas no município.

A entrevista na integra sobre o caso voce acompanha no programa Bom Jardim em destaque amanha domingo (26).


www.bomjardimma.com

24 de abril de 2015

Prefeitura de Bom Jardim tem até hoje para evitar greve geral dos Professores.

Se não houver negociação hoje, professores param a partir
desta Segunda-Feira (27).
Prefeitura Municipal de Bom Jardim tem até hoje (24) para negociar com o Sindicato dos Profissionais do Magistério de Bom Jardim (SIMPROBEM).

Professores da rede municipal de ensino, que estão em estado de greve desde o ultimo dia (22) aguardam um posicionamento do executivo municipal sobre o reajuste de 13,2%  elevando o piso que é de R$ 1.697,39 para R$ 1.917,78 . 

Segundo o sindicato que representa os professores municipais (SINPROBEM), todas as tentativas de negociações já se esgotaram e por oficio, a ultima tentativa de negociação se esgota hoje e caso isso não aconteça sera deflagrado greve geral por tempo indeterminado.

O SIMPROBEM continua fazendo reuniões em bairros da cidade, mostrando em telão a realidade das escolas do município. Segundo a direção, a medida visa conscientiza os pais de alunos e comunidade em geral sobre o caos que a educação vive no município.

Os professores se reúnem em assembleia hoje a partir das 17:00 na Câmara Municipal de Bom Jardim para deflagrar a greve caso não haja nenhum acordo ainda hoje.

Até o fechamento desta matéria, a prefeitura municipal não tinha se posicionado e nem marcado nenhuma negociação com os professores.


www.bomjardimma.com

22 de abril de 2015

Dal-Adller é o novo Secretario Municipal de Administração e Finanças.

"Dal" assume o desafio de substituir Eduardo
que foi bastante elogiado em sua passagem
pela Administração e Finanças.
A Secretaria Municipal de Administração e Finanças tem um novo gestor, Dal-Adller assume a pasta após a saída de Eduardo Eleutério, que, por decisão da Prefeita Municipal, deixou o cargo para assumir a pasta da Cultura e Esporte.

O novo secretário é bonjardinense e tem uma vasta experiência na área da assistência social.

Atuou como secretário adjunto de Assistência Social durante o mandato da ex-prefeito Roque Portela. Foi também coordenador de alguns diretórios nas assistência Social nesta administração. "Dal"  como é conhecido também foi militante em movimentos estudantis em Bom Jardim, sendo um dos responsaveis pela criação da União Municipal dos Estudantes Secundaristas na cidade.

O "Troca-Troca" de Secretários tornou-se algo rotineiro nessa nova fase da administração municipal. Apesar da experiencia inquestionável na Assistência Social, não se sabe muito de sua experiencia a frente da área da administração.

Procurado por nossa equipe, o agora secretario de administração e finanças ficou de retornar nosso contato, mas até o momento do fechamento desta matéria não obtivemos retorno.


www.bomjardimma.com




Policia Militar recupera moto roubada em Bom Jardim

Policiais da 2ª Companhia conseguiram recuperar na noite de quarta-feira, 15, uma moto que havia acabado de ser tomada de assalto em Bom Jardim.

Segundo comandante da 2ª Cia, Capitão Marcos, a moto havia sido roubada por dois homens armados com arma de fogo em Bom Jardim. Por volta das 22h30, a guarnição de Bom Jardim entrou em contato com Santa Inês para que fosse feito barreiras no intuito de pegar os meliantes.
Houve perseguição e a moto foi abandonada na estrada que dá acesso ao Povoado Bambu. A moto foi devolvida ao proprietário.
do Jornal Agora Santa Ines.

20 de abril de 2015

Cai o secretario de Esporte e cultura de Bom Jardim, Rodriguinho Rocha.

Rodriguinho está fora do cargo de Secretario de Cultura,
Esposa e Lazer.
Rodriguinho Rocha não é mais Secretário de Esportes e Cultura do município. Ele foi exonerado por decisão da Prefeita Lidiane Rocha. Em seu lugar, assume Eduardo que sai da Secretaria da Sec. de Administração e Finanças para assumir a vaga em aberto no Esporte e Cultura.

Rodriguinho atualmente passava por sérios problemas de saúde após um acidente em um Rally em São João do Caru e se encontrava hospitalizado até recentemente.

Na secretaria desde o inicio da gestão da prefeita Lidiane Rocha, Rodriguinho sempre tentou se manter em uma forma sociável com todos os grupos políticos da cidade. O agora ex secretario tinha a pretensão de se candidatar ao cargo de vereador em Bom Jardim; Um sonho que pode ter um ponto final com sua exoneração já que o mesmo retorna para sua terra natal em Sergipe.

A prefeita Lidiane Rocha não comentou sua decisão, mas é provável que a nova postura de administração do município com o afastamento do líder do grupo Beto Rocha (Que viaja e cuida de negócios em Sergipe) seja um pivô para o afastamento de secretários ligados ao marido da prefeita. (Denuncias internas contra a sua gestão também devem ter influenciado, uma delas foi a do vereador "Manim" em tribuna que o acusou de estelionato)



www.bomjardimma.com














19 de abril de 2015

BOMBA: Prefeita Lidiane Rocha rompe com Arão Silva, Presidente da Câmara Municipal de Bom Jardim.

Camara Municipal de Bom Jardim volta
a ter presidente de oposição por decisão
unilateral da Prefeita de Bom Jardim.
Foto: Arquivo.
Depois de mais de dois anos como aliados nessa gestão, a prefeita municipal de Bom Jardim, Lidiane Rocha decide romper na tarde de hoje 19/04 com o atual Presidente da Câmara Municipal de Bom Jardim, Arão Silva. De acordo com a prefeita, a decisão é pelo fato do vereador não ter tomado atitudes a relação a seu irmão que teve seu nome envolvido em denuncias em visita da executiva na região da Vari/Miril. 

A denuncia seria em relação a benefícios do PDDE, PDDE/Agua entre outros, segundo a Prefeita Lidiane Rocha a procuradoria do município irá entrar na justiça por suposto desvios que supostamente ocorreu principalmente na Zona Rural. "Visitamos locais que deveriam está funcionando postos e poços, porem não encontramos nada, e temos evidencia que esse recurso foi desviado" Afirmou a Prefeita.

Ainda de acordo a prefeita a decisão do rompimento com Arão Silva é por ela não compactuar com a suposta postura de seu irmão, e em conversa entre ambos na tarde de hoje 19/04 o parlamentar teria afirmado que preferia o rompimento com o grupo do que acreditar e afastar seu irmão das atividades. Assim houve um rompimento unilateral por parte do executivo com o vereador.

Segundo informações, todos os cargos de confiança que o parlamentar tinha dentro do executivo terão seus nomes exonerados nos próximos dias.

www.bomjardimma.com


18 de abril de 2015

AGENDA: Beijo de Menina e Forró do Barão hoje no ESPAÇO DO FORRÓ em Bom Jardim.

O Espaço do Forró apresenta hoje dia 18/04 duas grandes atrações para abrir a temporada de shows da melhor casa de shows de Bom Jardim.

Beijo de Menina e Forró do Barão fazem hoje a "Noite do Barão" com o melhor do forró ostentação pra agitar a noite bonjardinense.

A festa começa a partir das 21:00 no Espaço do Forró e os ingressos serão comercializados no espaço do Forró.

Não fique de fora! vai ser imperdível.

A realização é de MAANAIM produções.

www.bomjardimma.com

Arão e vereadores querem audiência publica para discutir polemico projeto tributário.

Plenario da CMBJ.
O Ver. Arão Silva, Presidente da Câmara Municipal de Bom Jardim, afirmou em tribuna na sessão do dia 14/03 que o projeto de LEI que trata sobre a reforma tributaria deve ser discutido em audiência publica. Segundo o parlamentar, o objetivo é que técnicos da prefeitura expliquem e debatam a PL juntamente com a população.

Segundo o presidente, a prefeitura teria solicitado espaço para fazer uma explanação sobre projetos, mas ele não achou viável fazer isso em uma sessão ordinária e sim em uma audiência publica exclusiva para tratar do tema que sera marcada futuramente.

Mesa diretora da CMBJ.
"Temos que olhar essas leis de forma especial, pois vivemos em um município pobre que não tem empresa e é necessário que façamos essas leis de forma que podemos organizar o código de postura, tributário e de obras do município, mas faremos isso de forma em que a sociedade bonjardinense vai ter como participar das audiências publicas, este projeto que é de interesse geral não será votado sem conhecimento da população. Vamos rediscutir datas para que se possa organizar audiências publicas pois estas leis não são para nós mas sim para nossos filhos e nossos netos. Todas os encontros serão amplamente divulgados para que todos participem, Assim como o brasil vive tempos de mudanças o municipio tambem não é diferente, porem faremos com a participação de todos". Afirmou Arão.

Vereadores de base governista e oposicionista também concordaram com a ideia. A vereadora Sandra do Salomão criticou muito a PL e afirmou que o novo código de postura tem alguns pontos que obriga o cidadao a cumprir aquela regra, e que se nao cumprir sofrera as penalidades da lei e poderá ser processado. Sandra inclusive compactuou com a ideia da Audiência Publica para que se possa discutir amplamente com toda a sociedade.

POLEMICA:

Um dos itens que assustam a população, é a suposta cobrança da taxa do IPTU, após divulgação no bomjardimma leitores mostraram indignação sobre o valor que supostamente a prefeitura municipal quer cobrar no projeto.

A audiência publica ainda não foi marcada e nem divulgada pela Camara Municipal de Bom Jardim.

www.bomjardimma.com


17 de abril de 2015

Câmara de Bom Jardim recebeu curso de técnicas de legislatura.

Curso era voltado exclusivamente para vereadores e assessores da Camara Municipal.

O Instituto Ignacio Loyola realizou na manhã destas quinta e sexta-feira (16 e 17 de Abril), na Câmara Municipal de Bom Jardim, o Curso “Técnicas de Legislatura”. Seu objetivo é capacitar os assessores e vereadores, sobre técnicas e teoria do Poder Legislativo. Em tese, um aprofundamento de conhecimento das técnicas já usadas pelos vereadores na Câmara Municipal,  

Prof. Ignacio ao lado de vereadores de Bom Jardim
ao termino do Curso.
Durante os dois dias, o Professor Ignacio Loyola explicou passo a passo cada item de processo do poder legislativo, assim como a importância e suas funções.

De acordo com o presidente da Câmara, Arão Silva “A especialização é uma ferramenta fundamental, e o curso que aconteceu neste dois dias, foi de bastante valia”. 

Já a vereadora Sandra do Salomão ressaltou a importância do curso na vida dos legisladores e aproveitou o ensejo para uma indicação. "Seria importante um curso deste tipo, mas dessa vez voltado para a sociedade, pois muitas pessoas confundem e não saber o verdadeiro papel de um vereador" Disse Sandra.

Ao final do curso, vereadores e assessores que participaram receberam certificados da instituição.

Participaram os vereadores Arão Silva, Sandra do Salomão, Filho da Transa Esportes, Marcony Mendes, Roberth Meireles, Vereador Antonio de Gov, Newton Bello e seus respectivos assessores.

www.bomjardimma.com

IBGE faz levantamento e debate CENSO AGROPECUÁRIO no STTR de Bom Jardim.

Reinstalada a comissão de estatística agropecuária.
Bom Jardim recebeu os trabalhos do Censo Agropecuário, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE);

Foi reinstalada a comissão municipal de esta titica agropecuária em Bom Jardim no Auditório do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e contou com a presença do Gestor do IBGE regional Jorge Ericeira e do Supervisor de Estática Francisco Alberto. A comissão tem como objetivo se reunir e avaliar os dados coletados sobre o levantamento do censo agropecuário.

Tecnicos Agropecuarios relatam situação atual.
A reunião trouxe pessoas ligadas aos setores da agropecuária, dentre eles chefe de cooperativas, prefeitura municipal, AGERP, AGERD, Agrônomos, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (Antonio Cesarino), presidente da Camara (Arão Silva), Representante do Banco do Brasil e agricultores familiares e tinha como objetivo fazer um levantamento sistemático da produção agrícola do município que se encontra com números desatualizados desde 2006.

Na oportunidade também foi debatido a perca de produção nos últimos anos, onde os envolvidos explanaram aos técnicos do IBGE que os números apresentando eram longe de condizer com a realidade atual, principalmente o do Arroz. 
O Presidente do Sindicato Antonio Cesarino fala
provaveis motivos da queda de produção.

"O Auge dos anos 70 fizeram de Bom Jardim um dos maiores produtores de arroz do Brasil, porem a realidade de hoje é totalmente diferente" Destacou o Técnico Agrícola Arnaldo.

Outro ponto bastante debatido, foi a questão da falta de créditos, o Presidente do Sindicato Antonio Cesarino lamentou que o credito do PRONAF (Mandioca e outros) tenha sido usada de forma indevida. "Muitas pessoas desviaram esse dinheiro que era feito de qualquer jeito antes desta gestão, pessoas que pegavam esse recurso e ao invés de investir pegavam e compravam um outro objeto, isso aumentou a inadimplência e arrastou os numeros da produção para baixo, estamos trabalhando para melhorar essa situação" Destacou Antonio Cesarino.

Ao final do debate, os técnicos do IBGE decidiram fazer uma nova avaliação e marcaram uma nova reunião com a comissão para o dia 9 de Junho que devem coletar e analisar novos dados da produção agrícola bonjardinense.



www.bomjardimma.com






Homem é preso após furtar objetos de comerciantes de Bom Jardim.

Homem foi conduzido suspeito de furtar
objetos de comerciantes de Bom Jardim.
Um homem foi preso nesta quarta-feira, dia 15, por volta de 12h00, suspeito de furtar objetos no centro de Bom Jardim. A Polícia Militar foi acionada e se deslocou até a Rua Arlindo Menezes,porem o individuo já havia se ausentado do local.

Por problema na viatura ou a falta dela (Assunto discutido em matéria anterior.) A PM de Bom Jardim não pode fazer muita coisa, porem recebeu uma denuncia que o mesmo teria embarcado em uma van na BR 316 que faz rota para a cidade de Santa Inês - MA. Nisso foi comunicado à CIA de Santa Inês que abordou o suspeito na parada das laranjeiras que fica localizada na cidade de Santa Ines - MA.

Os policiais abordaram e encontraram os pertences furtados dos comerciantes de Bom Jardim. O conduzido foi identificado como Ki Mark de Oliveira Vasconcelos que está preso na Delegacia de Bom Jardim a disposição da justiça.


www.bomjardimma.com

16 de abril de 2015

Indigenas fecharam a BR 316 em Bom Jardim protestando contra a PEC 215.

Indígenas de várias etnias bloquearam na manhã de ontem a BR-316 no município de Bom Jardim, em protesto contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 215, que transfere ao Legislativo atribuição de demarcar reservas indígenas. A interdição acabou apenas por volta das 15h. Porém, os índios prometem realizar novos atos. A interdição aconteceu nas proximidades do Km 250. Os manifestantes colocaram pedaços de madeira na rodovia federal e impediram o fluxo de veículos nos dois sentidos da via. Inspetores da 18ª Superintendência Regional da Polícia Rodoviária Federal no Maranhão (18ª SRPRF/MA) se deslocaram ao local para negociar a liberação da rodovia.

O movimento indígena busca derrubar essa PEC que, para a categoria, é um atraso na luta por terras.

www.bomjardimma.com via imirante.com

Em São João do Caru, Séc. de Saúde intensifica campanha contra dengue.

Campanha contra Dengue vem sendo intensificada em
Sao Joao do Caru.
A Secretaria Municipal da Saúde de São João do Caru, realizou na manhã de segunda - feira (13) um mutirão de combate aos focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue. A campanha mobilizou estudantes, professores, agentes de saúde e coordenadores. 
A secretaria de Saúde de São João do Caru, disse que o objetivo da campanha é sensibilizar a população sobre a importância da prevenção contra o mosquito Aedes Aegypti e Chikungunya, mantendo hábitos simples como limpar calhas, caixas d’água e recolher o lixo.

Campanha Educativa visa conscientiza a população.
A diminuição do foco só é possível com a participação da comunidade. A ação continua diariamente, e os agentes estão em campo, visitando residências com materiais explicativos e atendendo chamados para vistoria.

A Dengue é uma doença grave e pode matar. A população deve também ficar alerta aos sintomas da doença: febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dor no corpo e juntas e manchas vermelhas pelo corpo. 

www.bomjardimma.com com informações e imagens de Francisco Sampaio da comunicação da Prefeitura de São João do Caru.





Sem viatura, Policia Militar de Bom Jardim trabalha de "mãos amarradas"

Viatura doada em 2013 "mofa" na assistência
técnica por falta de pagamento.
Problema que já se tornou recorrente em Bom Jardim quanto a falta de viatura policial chegou ao extremo. Nos últimos dias, a policia de Bom Jardim tem atuado sem nenhum carro oficial. Apenas uma motocicleta é empenhada no trabalho de patrulhamento e atendimento às ocorrências.

A consequência da falta de efetivo nas ruas reflete diretamente na segurança da população, que a qualquer hora do dia, está à mercê da bandidagem. Exemplo disso foi um caso que ocorreu por volta das 13h de ontem (15), na estrada vicinal do Pov. Santa Luz, um motociclista sofreu uma tentativa de assalto. Segundo informações da vitima, dois homens sairão do matagal próximo ao sitio do Sr Mizael com um revolver e um pedaço de madeira, a vitima  tentou fugir; Os bandidos dispararam mas por sorte a bala pegou apenas de raspão. Após isso, a PM teve que procurar carros particulares e a propria motocicleta para atender a ocorrencia, porem pela demora da situação não encontraram nenhum suspeito. 

Falta de investimento

Conforme denúncias, há mais de uma semana a CIA está sem nenhuma viatura em funcionamento. As duas que ainda poderiam ser utilizadas recentemente foram “baixadas” - termo para determinar envio ao conserto, pois estavam em Bom Jardim de forma provisoria. Assim, policiais de Bom Jardim estão com as mãos praticamente "amarradas".

Segundo informações, não há previsão para aquisição de novas viaturas, pelo menos, nos próximos dias pelo governo do estado.

Sem investimento e comprometimento do estado, a Prefeitura Municipal de Bom Jardim teria se comprometido a realizar o pagamento do concerto da viatura doada em 2013 e que estava em serviço exclusivo de Bom Jardim. Porem o valor aproximado de 6.500 reais é um entrave e o município culpa processos burocratístico para realizar o pagamento.

OPINIÃO:

Quanto vale salvar uma vida, talvez 6.500 reais? 

A segurança, assim como a saúde e a educação é um serviço essencial que não pode parar, este ultimo quesito no entanto praticamente não está funcionando em Bom Jardim, o problema é ocasionado por falta de um veiculo oficial. A prefeitura municipal que deve trabalhar em prol do município também tem o dever de não deixar parar um serviço essencial para a comunidade e não ficar por meses com o cliche "Vamos Ajeitar".

www.bomjardimma.com

Igreja Adventista em Bom Jardim irá realizar o primeiro festival de desbravadores do Adventus.

Os Clubes de Desbravadores de Bom Jardim, pertencentes aos mais de 190mil clubes espalhados pelo mundo, convidam você e sua família para o 1º Festival de Desbravadores de Bom Jardim, o evento será realizado nos dias 25 e 26 de abril, na E.M.E.B Dinare Feitosa e no "Espaço de Eventos da Neiva" respectivamente.

Toda a programação é gratuita e livre para todos os públicos. 

Confira a Programação Principal: 

DOMINGO 26/04

6h45 - Desfile com Fanfarras 

9h15 - Apresentação Cultural 

9h30 - Apresentação de Ordem Unida 

11h - Apresentação Cultural 

19h - Concerto Musical com Temis Handeri 

Participe conosco! 

Contato e Informações: 98 99153-5014

NOTA: O Clube de Desbravadores é um movimento mundial, organizado e dirigido pela lgreja Adventista do Sétimo Dia. São meninos e meninas com idades entre 10 e 15 anos de diferentes classes sociais, cor ou religião. Juvenis que participam de reuniões semanais para aprender a desenvolver novos talentos, habilidades, percepções e o gosto pela natureza.

14 de abril de 2015

Projeto de lei aumenta para R$ 4.850 mil o salário de Secretarios Municipais de Bom Jardim.

Imagem Ilustrativa.
O projeto de lei que reajusta os vencimentos dos secretários municipais de Bom Jardim foi reapresentando e lido na sessão de hoje (14/03) na câmara municipal de Bom Jardim, a proposta foi protocolada inicialmente pelo vereador Antonio Carlos "Manim" de forma equivocada, mas o executivo voltou atras e reapresentou a medida de forma correta e de sua autoria.

Pela proposta, o salário dos Secretários Municipais passa dos atuais 3.200 bruto e algo em torno de 2.700 com descontos para R$ 4.850,00 mil, um aumento de mais de 51%.

Upgrade também no salario dos secretários adjuntos, segundo o projeto de lei, com a nova medida o salario passaria de aproximadamente 1.400,00 reais mensais para 2.269,00.

Segundo a justificativa da prefeitura, a medida visa corrigir perdas salariais já que o ultimo reajuste do salario dos secretariados foi em 2010 e de la para cá houve um aumento significativo de mais de 50% no salario minimo.

A proposta agora tramita nas comissões da Câmara Municipal de Bom Jardim e deve entrar em votação em aproximadamente um mês.

www.bomjardimma.com

Servidoras públicas reféns em aldeia de Bom Jardim afirmam que estão abaladas.

Imagem Ilustrativa.
As quatro servidoras públicas que são reféns de índios Guajajara numa aldeia na zona rural do município de Bom Jardim, a 275 km de São Luís, afirmam que estão abaladas com a situação. Elas não quiseram gravar enrevista mas afirmaram, em contato com a reportagem da TV Mirante, que estão sendo alimentadas, dormindo em redes e que têm liberdade para caminhar pela aldeia. Elas dizem, ainda, que estão abaladas com a situação por conta da distância das famílias. 

Uma psicóloga, uma engenheira, uma técnica sanitarista e uma enfermeira estão sendo mantidas reféns por índios na aldeia Maçaranduba. Os índios exigem melhorias no atendimento de saúde da comunidade. As quatro mulheres são servidoras do Distrito Sanitário Especial da Saúde Indígena (Disei) foram até a aldeia realizar palestras sobre saúde. Uma equipe da Polícia Federal está no município de Alto Alegre do Pindaré, que fica a 20km da aldeia, tentando negociar a liberação das reféns.

Segundo o cacique da aldeia, a decisão de fazer as funcionárias reféns foi o modo encontrado pra conseguir uma reunião com o presidente do Disei, Alexandre Cantuária. “Só isso que estamos pedindo, que o coordenador venha aqui nos ouvir”, afirma Antônio Guajajara.

Os Guajajara reclamam da precariedade nos serviços de saúde oferecidos pelos órgãos de promoção do bem-estar do índio. A enfermaria é improvisada, funciona numa casa, sem estrutura; os medicamentos são poucos e servem para poucas doenças. “A gente quer saber pra onde está indo o dinheiro da saúde indígena”, reforça o cacique.

No local existe um posto de saúde orçado em quase R$ 500 mil e que já está em fase de acabamento, mas o prédio não trouxe ânimo aos índigenas. “Depois que esse posto tiver pronto será que vai vir remédio, médicos para atender a comunidade?”, questiona Cláudio Guajajara.

Nessa segunda-feira (13), se reuniram na aldeia representantes da Coordenação das Organizações dos Povos Indígenas (Coopima) e do Conselho Social Estadual da Saúde Indígena (Condiz), entidades que vieram dar apoio ao movimento e fazer mediação das negociações.

De acordo com o presidente da Cooapima, no Maranhão existem mais de 27 mil índios, organizados em 11 povos e todos sofrem com a falta de saúde. “Falta controle da atenção básica da saúde, respeitando as especificidades de cada povo”, diz Silvio Guajajara.

Nessa segunda-feira, o G1 conversou com Gilberto Batista, marido da psicóloga Ivone Ferreira, uma das reféns do grupo indígena. Ele contou que o último contato com a esposa foi na noite de sábado (11), quando a técnica em enfermagem ligou para falar sobre o acontecido.

Gilberto disse que os índios exigem a presença do coordenador do Disei, Alexandre Cantuária, para que as conversas sejam retomadas. A maior preocupação dele está relacionada com a capacidade de barganha da Polícia Federal durante as negociações. “O que mais nos preocupa é que essa aldeia é reincidente em fazer reféns e são muito agressivos. Não sabemos até onde a Polícia Federal está autorizada a negociar. Queremos saber como estão as negociações, mas ninguém nos informa nada. Eles vão invadir a ilha onde fica aldeia? Como eles pretendem libertar os reféns? A gente precisa saber”, afirmou.

Reféns liberados

Duas pessoas foram liberadas no fim da manhã de ontem depois de uma negociação com a Polícia Federal. Os dois homens liberados fazem parte do quadro de funcionários de uma empresa que estava realizando obras dentro da aldeia. Sobre a situação na aldeia Maçaranduba, o coordenador do Disei, Alexandre Cantuária, disse ao G1, por telefone, que está acompanhando toda a negociação.

"Filho da Transa Esporte" assume vaga na Câmara Municipal de Bom Jardim.

"Filho" faz juramento apos posse na Camara Municipal.
Em meio a homenagens ao vereador Herisvaldo Sousa Passos "Poré", morto de forma trágica, vitima de um afogamento no ultimo domingo de pascoa, o primeiro suplente da coligação, Antonio Barbosa o "Filho da Transa Esporte", assumiu o cargo na Câmara nesta terça-feira (13/04). Este será o primeiro mandato que o agora vereador cumpre na cidade.

O termo de posse foi lido pelo presidente da Câmara Arão Silva e após o juramento, o mesmo assinou o termo de posse.

Antonio Barbosa de Almeida Filho, o "Filho da Transa Esporte" – obteve 448 votos na eleição de 2012, ficando com a primeira suplência da coligação A Esperança do Povo (PRB / PDT / PPS / DEM / PMN / PTC / PC do B). 

"Filho" não se manifestou ainda sobre sua posição na politica atual, vale ressaltar que apesar de ter sido eleito na coligação da atual Prefeita Lidiane Rocha, rompeu laços políticos com o atual grupo ainda no inicio da gestão, o agora vereador inclusive apoiou os candidatos do grupo do ex prefeito Roque Portela na politica de 2014.

Em sua posse, vereadores como Marcony, Sonia, Sandra e Arão subiram à tribuna para enfatizar a tristeza pela perca do Ver. "Poré" mas igualmente manifestaram apoio a seu substituto que herda suas atividades legislativas.

"Hoje é uma data muito marcante em minha vida, está aqui pelos cumprimentos da lei por um direito adquirido por lei depois de uma grande tragedia, perdemos um grande amigo, uma pessoa muito querida de uma família muito querida. Todos nos estamos muitos tristes e abalados, mas o poder de Deus vai nos da força e coragem para prosseguir, assim como Deus permitiu está aqui, irei honrar e me sentirei muito honrado de esta fazendo parte do poder legislativo com pessoas ilustres (...) . Não é fácil participar dessa forma após essa grande tragédia, Poré era pequeno no tamanho mas como pessoa era um grande homem. Quero agradecer a todos os meus amigos e a minha família por esta presente, muito obrigado" Disse "Filho" em discurso após sua posse.

www.bomjardimma.com


Policia Militar de São João do Caru prende foragido da justiça de Zé Doca - MA.

"Bode" foi preso pela PM de São João do Caru.
No dia 11/04/15, Policiais Militares (Sargento Brito e Cabo Doriedson) do município de São João do Caru, após recebimento de denuncia de moradores do Bairro Sonrisal, que um individuo andava no bairro, portando uma faca ostensivamente, prenderam o individuo ANDRE BATISTA DA SILVA, vulgo "Bode", de 24 anos de idade, residente no Povoado Conquista, Zona Rural do Município de Zé Doca.

Ao chegar na Delegacia, "Bode" afirmou ser do município de Vitorino Freire, mas após levantamento, constatou-se que na realidade, seu nome é RICARDO BATISTA DA SILVA, o qual, é foragido da Delegacia Regional de Zé Doca, onde foi preso com 20 (vinte) quilos de Maconha, "BODE", estava foragido, desde o ano de 2012 e é temido na região dos povoados conquista e Maranata, onde também responde por um crime de Homicídio. 

O preso, será transferido para a Delegacia de Zé Doca, onde ficará à disposição da Justiça.

www.bomjardimma.com com informações da Policia Militar de São João do Caru.

13 de abril de 2015

Blogueiro da capital destaca "Ostentação" da Prefeita de Bom Jardim no Instagram.

Prefeita de Bom Jardim foi destaque em
pagina de blogueiro de São Luis por
"Ostentação" nas redes sociais.

Um conhecido blogueiro da capital "Blog do Minard" destacou em sua pagina na manhã de hoje 13/04 a "Ostentação" que a Prefeita de Bom Jardim, Lidiane Rocha (PRB) posta em sua rede social de imagens, o blogueiro também chamou atenção para problemas sociais da cidade e postou um "print" curioso em que a prefeita supostamente "faz pouco caso" de quem fala de suas publicações e de sua vida pessoal. Acompanhe agora a matéria na integra.

- A prefeita do município de Bom Jardim é mesmo uma ‘estrela’. Depois de protagonizar várias cenas e falas de arrepiar a comunidade da pequena cidade que administra, agora a jovem gestora resolveu ostentar geral.

Na sua página pessoal do Instagram, Lidiane diz que ‘graças a Deus, o dinheiro tá sobrando’ e que deveria ter um carro bem mais luxuoso do que tem atualmente, uma humilde SW4. Leia:



Para ela deve estar mesmo sobrando, já para o município a realidade é bem diferente. Os mais variados problemas existem e persistem por falta de assistência pública do Executivo Municipal. A prova está nas deficiências sociais registradas nos últimos meses em Bom Jardim.

Na área educacional há problemas graves. Para se ter uma ideia , duas escolas já foram demolidas pela própria comunidade por conta das péssimas condições em que se encontravam e os riscos eminentes que poderiam causar a algum aluno, caso desabassem. Como essa que você vai ver abaixo:
Blogueiro retirou parte de materia do bomjardimma
que denunciava o caso.


Esta e mais outra escola da região foram demolidas em forma de protesto contra a administração municipal

Por que problemas como esses não são resolvidos não se sabe. Mas pode-se imaginar. O que a prefeitura alega quando fala em ‘dificuldades’ seria um corte de 16% de verbas federais ao município.

O fato é que mesmo com esta ‘suposta’ redução, o município de Bom Jardim já recebeu nesses quatro primeiros meses de 2015 mais de R$ 12 milhões do Governo Federal, conforme mostra o Portal da Transparência da União. Veja abaixo:



Em 2014, o repasse total por parte do Governo Federal ao município de Bom jardim, passou da casa dos R$ 60 milhões. Confira aqui.

Histórico

Em dezembro do ano passado a honrosa prefeita foi afastada do cargo depois de ter sido acusada de improbidade administrativa, por descumprir decisão judicial que a obrigava a regularizar a oferta de educação infantil e fundamental na rede pública de ensino.

Só lembrando que, versava no pedido do Ministério Público que a prefeita deveria proceder sistematicamente à reposição das aulas faltantes, assegurando o atendimento na educação, mediante a regularização do transporte e alimentação escolares, e ainda, o pagamento pelos danos causados ao processo de ensino e aprendizagem dos alunos. 

Mas, mesmo sem cumprir decisão, Lidiane só passou dois dias afastada do cargo de prefeita. Quem determinou o retorno imediato às suas funções foi a presidente do Tribunal de Justiça, Desembargadora Cleonice Freire.

Igreja Batista Vida (IBV) realizou ação social em Belágua - MA.

Esta foi a primeira etapa de um projeto da Igreja Batista Vida que fará parte da programação da Igreja durante todo o ano de 2015.

No último Domingo, dia 12 de Abril, foi realizada uma ação social da Igreja Batista Vida, na cidade de Belágua - MA, com o apoio de colaboradores da Igreja Batista Vida de Chapadinha, São Luis (COHATRAC e COHAFUMA) e Bom Jardim. O objetivo foi levar a população carente cestas básicas, roupas e brinquedos.

Segundo o Bispo (IBV) Junior, de Bom Jardim, esse trabalho será realizado durante todo o ano de 2015, sempre com o apoio dos colaboradores da Igreja e sempre de dois em dois meses. “Esta é mais uma ação que estamos realizando, nesta primeira etapa, fizemos apenas as doações, nas próximas vezes será oferecidos vários serviços para a comunidade: Corte de cabelo, assistência Jurídica e social, Enfermeiros Nutricionistas, projetos sociais, além de brincadeiras para as crianças”, comentou o Bispo.

Quem também esteve presente na ação,foi o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bom Jardim, Antonio do Cesarino, que apesar de não congregar na IBV aceitou o convite do Bispo Junior e colaborou com a ação “Gosto de ajudar as pessoas carentes, e fui convidado juntamente com meu cunhado Book pelo Bispo Junior e jamais poderíamos recusar, foi um prazer enorme está aqui e colaborar com este projeto, quero destacar que o presidente do Sindicato dos trabalhadores de Belágua que também participou da ação é meu amigo e irmão de fé; Somos unidos quando um companheiro de alguma forma precisa de ajuda”, destacou Antonio Cesarino.

Segundo informações dos organizadores do evento, cerca de 200 cestas básicas foram distribuídas para varias famílias da zona rural daquela cidade, alem disso  a quantidade de brinquedos e roupas que foram doada em grande quantidades não poderão ser calculadas, o trajeto começou às 9 da manhã e foi dividida em três equipes que partiram em direções diferentes na Zona Rural. O trajeto terminou às 17:00.

"O pequeno gesto de se entregar o brinquedo mudava o comportamento da criança, coisa simples mas que muda a vida da criança, é uma sensação sem igual participar dessa ação" Finalizou Bispo Junior.

A realização da ação social é do Aposto Rivelino da Igreja Batista Vida. A mobilização aconteceu após a reportagem da TV Record que mostrou a situação de famílias que vivem em extrema pobreza na cidade mais pobre do país.

A caravana de Bom Jardim contou com 10 pessoas. Alem de membros da IBV o Presidente do Sindicato Antonio Cesarino e o irmão Edson (Book) participaram da ação.

www.bomjardimma.com

MAIS IMAGENS.






Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More