Seguem em ritmo acelerado as aulas da primeira turma do curso de operador de maquinas pesadas, ministradas pelo SENATEC. A turma iniciada já está concluindo a parte prática.
Ao todo 45 alunos estão aprendendo a realizar atividades com as maquinas, de acordo com as normas e procedimentos técnicos e com segurança, um instrutor acompanha cada aluno que tem 45 minutos de aula pratica cada um.
A primeira aula aconteceu no patio da Sec. de Obras que fica localizado na BR 316. Durante todo o sábado os alunos tiveram contato direto com as maquinas em aulas orientadas, a expectativa é que em breve os alunos possam receber certificado para poder entrar no mercado de trabalho.
O curso é fruto de uma parceria e deve beneficiar varias pessoas que deverão está aptas a manusear vários tipos de maquinas pesadas, dentre elas retroescavadeira, pá carregadeira, escavadeira hidráulica, munck, motoniveladora, trator de esteira e caminhão basculante. O projeto é uma iniciativa privada do SENATEC mas que só foi possível chegar a Bom Jardim graças ao empenho do Sindicato dos Trabalhadores Rurais que disponibilizou espaço, apoio de outras entidades como por exemplo a prefeitura que disponibilizara maquinas para que seja possível a realização das aulas praticas e também funcionários, como "Ditão" que acompanha de perto os trabalhos do curso.
Uma das vantagens do curso, é que não se precisa se ter carteira de habilitação e que alem do certificado e aprendizagem com professores altamente qualificados, a instituição SENATEC também é parceira de grandes empresas como ODEBRECHT, CAMARGO CORREA, BELO MONTE entre outras que facilita a entrada destes profissionais no mercado de trabalho.
Prefeitura prevê atualização
da arrecadação municipal com o novo código tributário.
O projeto do novo Código Tributário de Bom Jardim, encaminhado hoje (31/03) pela Prefeitura Municipal à Câmara de Vereadores, prevê diversas modificações à população. Um deles é a cobrança do Imposto sobre a Propriedade Predial Urbana (IPTU), observando os critérios técnicos de cada unidade. O dispositivo também estabelece adequação do município à Lei de Responsabilidade Fiscal.
O dispositivo foi elaborado, pela equipe técnica da prefeitura, junto com servidores municipais como auditores e fiscais de tributos e secretários. O objetivo segundo o projeto é atualizar o código, baseado na capacidade contributiva do cidadão, observando a justiça tributária. Isso que dizer que quem tem maior poder econômico deve contribuir mais e quem pode menos, pagará menos.
Ainda conforme destaca o projeto, o código precisa ser atualizado em função da nova legislação e considerando a necessidade do município equilibrar as receitas, a prefeita ressalta ainda no projeto que a proposta do novo código não é aumentar alíquotas e nem criar novos tributos, e sim atualizar os valores venais como forma de tornar justo o pagamento dos impostos.
ALTERAÇÕES:
Publicidade.
Dentre as alterações, destaque para a modernização do metodologia de avaliação dos imoveis para efeito de cobrança de IPTU e do ITBI.
Bom Jardim historicamente nunca teve cobrança de IPTU na pratica, mas segundo técnicos do setor, essa cobrança já existe na pratica e todo gestor presta contas da arrecadação, mas que por ser um "Tiro no Pé" do eleitorado, o próprio acaba não o fazendo.
VALORES:
Segundo dados do projeto, se a cobrança do IPTU for colocada em pratica funcionara da seguinte forma:
PADRÃO ALTO:
Uma residencia com padrão Alto e com estado Otima será cobrada a taxa de 180 reais o metro quadrado.
Uma residencia com padrão Alto e com estado Boa será cobrada a taxa de 155 reais o metro quadrado.
Uma residencia com padrão Alto e com estado Regular será cobrada a taxa de 135 reais o metro quadrado.
Uma residencia com padrão Alto e com estado Précaria será cobrada a taxa de 115 reais o metro quadrado.
PADRÃO MÉDIO
Uma residencia com padrão Médio e com estado Ótima será cobrada a taxa de 115 reais o metro quadrado.
Uma residencia com padrão Médio e com estado Boa será cobrada a taxa de 105 reais o metro quadrado.
Uma residencia com padrão Médio e com estado Regular será cobrada a taxa de 90 reais o metro quadrado.
Uma residencia com padrão Médio e com estado Precária será cobrada a taxa de 80 reais o metro quadrado.
PADRÃO BAIXO
Uma residencia com padrão Baixo e com estado Boa será cobrada a taxa de 70 reais o metro quadrado.
Uma residencia com padrão Baixo e com estado Regular será cobrada a taxa de 55 reais o metro quadrado.
Uma residencia com padrão Baixo e com estado Precário será cobrada a taxa de 35 reais o metro quadrado.
A matéria foi lida na sessão de hoje 31/03 e a expectativa é que tramite na casa por um mês para ser apreciada e votada pelos vereadores. Alguns vereadores por exemplo, já afirmaram que se trata de uma matéria polemica e que precisa ser bastante analisada.
Abandonado pelo poder publico municipal, O Ginásio de Esportes, O PEDROSÃO pode desabar a qualquer momento.
O Ginásio Poliesportivo "O Pedrozão", no centro, em Bom Jardim, está abandonado. Os moradores reclamam da falta de investimentos e manutenção por parte da prefeitura. A Secretaria de Esportes diz que tenta através de solicitações fazer algo, mas não consegue.
O portão fica aberto e o acesso ao ginásio não é impedido. As paredes estão pichadas, e grades foram quebradas. Não há guardas, apenas vigias no local que permanecem por lá apenas quando existe alguém praticando atividades, situação que revolta os moradores. "Eu sinto um descaso, porque de primeira até tinham esportes. Agora quase não tem e até perigoso passar por aqui", comenta uma moradora que não quis se identificar.
Teto vem sendo gradativamente arrancado pela força dos ventos.
O conselheiro tutelar Nonato Nascimento afirmou à nossa reportagem que quando visitou o local existia muitas crianças jogando futebol, o motivo é porque não tem outro lugar. "Ja pensou o restante deste teto cair com essas crianças debaixo? É uma tragedia anunciada, alem disso, aqui virou local de usuários de drogas e prostituição, quando deveria ser um lugar tipico de praticas de esportes para inibir essa situação" Declarou Nonato.
Nossa redação visitou o local e constamos também que a noite o ambiente é usado por usuários de drogas, no terreno ao redor da construção foram encontrados papelotes usados para embalar entorpecentes. Outra moradora próxima do local, que prefere não se identificar, afirmou que sua principal preocupação é com o filho, pois o ginásio está abandonado.
PROMESSAS E PROMESSAS:
Sem teto, sem proteção. Chuva alaga piso que a tempos não é adequado para a pratica esportivas.
O secretário de Esportes, Rodriguinho Santos, reconheceu a situação de abandono do local. De acordo com ele, "A gente tem dificuldade de dar um bom funcionamento a esse ginásio", alegou.
Sobre os estragos, o secretário disse que a prefeitura deve reformar o ginásio e busca uma solução para evitar o vandalismo. "Já existe um processo aberto onde solicitei em oficio para o Sec. de Administração para uma reforma emergencial", garantiu.
O Ginásio de Esportes o PEDROZÃO é o único Ginásio Publico de Bom Jardim, uma vergonha para uma cidade que possui mais de 40 mil habitantes. O local teve sua ultima reforma na primeira administração do Prefeito Roque Portela em 2004, de lá para cá nada foi feito e a situação de abandono é visível da própria externa do prédio que piorou no inverno deste ano. A situação é mais critica no telhado, onde uma grande parte já desabou e os ventos fortes desta época do ano podem fazer com que as coisas piorem.
Mesmo com situação, crianças frequentam o local que é o unico lugar que se pode praticar o FUTSAL.
Desportistas de Bom Jardim que antes frequentavam em bom numero no local aos poucos tem que se adaptar a outras modalidades esportivas, haja vista que não existe outro local adequado para a pratica do futsal. Um outro ginásio, de iniciativa privada "Quadra das Freiras" é a unica opção para quem ainda quer continuar com a pratica do esporte com segurança, porem os horários são geralmente lotados.
Para marcar o Dia Mundial de Combate à Tuberculose (24), a secretaria de Saúde de São João do Caru realizou uma ação especial na cidade.
Para marcar a data e conscientizar a população sobre a doença, na manhã desta segunda-feira (30/3), foram realizadas palestras. Durante o dia também foram distribuídos folhetos explicativos com o objetivo de informar e esclarecer a população sobre os sinais e sintomas da doença, a importância do diagnóstico precoce e da adesão ao tratamento.
A tuberculose pode causar emagrecimento, canseira, febre baixa no final do dia, suor à noite e tosse com expectoração. Podem também existir gânglios no pescoço, a tuberculose não pode ser detectada somente por um exame físico. Se confundida com uma gripe, por exemplo, vai evoluir durante três a quatro meses sem que a pessoa infectada saiba, ao mesmo tempo em que transmite a doença para outras pessoas.
A data, lançada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), foi uma homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da doença, que ocorreu em 24 de março de 1882, pelo médico Robert Koch. Este foi um grande passo na luta pelo controle e eliminação da doença. No Brasil, são 50 milhões de infectados e uma média
anual de aproximadamente 100 mil casos novos e 6 mil óbitos pela enfermidade. Cada paciente pulmonar bacilífero (BK+), se não tratado, pode infectar em média 10 a 15 pessoas por ano.
Em São João do Caru, o evento teve inicio ao lado da escola Artur Costa e Silva, saindo em passeata até o Sindicato dos Trabalhadores Rurais da cidade, onde havia exames palestras e orientações sobre a doença. estiveram presentes o Dr. Cariolando, Alan Sousa Abreu Coordenador de Atenção Básica e Vigilância Epidemiológica e Fabrício Vinicios Coordenador de Tuberculose e Hanseníase.
Prefeito inaugura com alegria a energia do Pov.
Palmeiral.
O prefeito Jadson do Zezinho e sua comitiva de vereadores e secretários Inauguraram ontem 30/03 o sistema de energia elétrica do povoado Palmeiral que é fruto de recursos próprios da própria prefeitura de São João do Caru..
Estiveram presentes autoridades, proprietários e lideranças política de São João do Caru, em especial a família do prefeito, a liderança o seu pai Zezinho e sua mãe Elza.
População prestigiou o evento.
Morar com iluminação à luz de velas é coisa do passado, naquela localidade os moradores sempre sonhavam em ter a casa iluminada com a energia elétrica, o sonho já era pesadelo, pois os antigos representantes daquele município de São João do Caru só lembravam em tempo de eleição a tão sofrida comunidade.
Clima de festa: Após a inauguração, um grande churrasco e eventos festivos foram realizados na comunidade.
Da: Assessoria de Comunicação de São João do Caru - Francisco Sampaio, fotos e informações.
Professor Marcony consegue a aprovação do projeto que visa incluir o Xadrez nas escolas de Bom Jardim.
O vereador Marcony Mendes (PSB) pretende incluir o ensino de xadrez na rede municipal de educação. O parlamentar apresentou projeto de lei que institui o “Programa Xadrez na Escola”, cujo objetivo é realizar eventos e atividades que promovam o aprendizado da modalidade. A matéria foi aprovada pelos parlamentares na ultima sessão ordinária nesta terça-feira (24) e aguarda a sanção da prefeita Lidiane Rocha.
“Sabemos que o ensino do xadrez tem demonstrado melhora cognitiva entre aqueles que o praticam, contribuindo para o desenvolvimento raciocínio lógico-matemático, atenção, concentração, memória e criatividade”, explicou Marcony.
De acordo com a proposta, professores serão capacitados para o ensino do xadrez e a Prefeitura poderá celebrar convênios com entidades para que a lei seja colocada em prática, de inicio, o próprio parlamentar pretende patrocinar materiais para que a ideia seja colocada na sala de aula o mais rápido possivel.
“Várias escolas pelo país já utilizam esse complemento no ensino. E o xadrez não é só uma competição educacional, mas uma ferramenta educacional que estimula o desenvolvimento das habilidades que serão úteis nas disciplinas acadêmicas”,Finalizou Marcony.
Uma criança de apenas um ano de idade morreu em um naufrágio no inicio da manha desta sexta-feira (27), próximo ao Pov. Bom Jesus do Caru, zona rural de São João do Caru. Segundo informações a criança estava acompanhada de sua mãe quando navegavam pelo rio Caru quando a pequena embarcação conhecida como "Voadeira" virou ao se chocar com um pedaço de madeira.
O acidente aconteceu por volta das cinco e meia da manhã. A criança identificada como Danilo de apenas um ano e meio de idade foi localizado pouco tempo depois do acidente, infelizmente já sem vida. Os outros passageiros da embarcação, inclusive a mãe da vitima nada sofreram, a não ser a dor emocional pela perca da criança.
A "voadeira" é um tipo de canoa grande, movida a motor. Acidentes com este tipo de embarcação não são tao incomuns nessa região. "Ano passado uma senhora evangélica morreu próximo ao Pov. Novo Caru vitima também de um naufrágio"
Publicidade.
VIAGEM:
A mãe identificada como "CEIÇA" e seu filho Danilo que perdeu a vida partiam de São João do Caru com destino a Bom Jardim de onde seguiriam para a cidade de Anápolis - GO onde residiam atualmente.
O velorio está sendo realizando na rua Getulio Vargas em São João do Caru na casa da Vó da vitima.
Classe volta a afirmar que se reajuste não for pago
irão paralisar as aulas.
Professores de Bom Jardim representados pelo sindicato da categoria da cidade (SIMPROBEM) reafirmaram suas reivindicações avisando que vão paralisar suas atividades caso não haja pagamento de seus benefícios com reajuste por parte do poder publico municipal.
A ultima reivindicação aconteceu nesta ultima terça-feira na Câmara Municipal, onde professores lotaram novamente a galeria do poder legislativo para reivindicar novamente suas cobranças; Dessa vez em um clima mais acalmo sobre o suposto PL de redução salarial, foi a vez de cobrar o reajuste concedido por decisão do Governo Federal, que foi de reajustar em 13,01% o piso nacional de professores para a rede pública municipal. Com isto, o piso que é de R$ 1.697,39, deverá passar para R$ 1.917,78 . Vale frisar que o reajuste incide sobre o piso (valor mínimo a ser pago) para docentes de escolas públicas com 40 horas de trabalho semanais.
Na oportunidade falou a presidente do Sindicato Elizangela e o Prof. Arististedes que cobraram atitudes do poder legislativo sobre a morosidade do executivo sobre direito dos professores concursados. Elizangela aproveitou também para esclarecer criticas entonadas sobre o Sindicato.
Publicidade.
"O sindicato não luta apenas por seu salario, e que se fosse não seria errado pois ele exite realmente é para lutar por tais direitos trabalhistas. Porem vamos alem, e cobramos a falta de estrutura que é uma vergonha no município, não existe merenda nas escolas da Zona Rural entre fatores. Alem de tudo isso, não vamos abrir mão do nosso reajuste que é de direito". Desabafou Elizangela.
Já Aristides foi alem, e direcionou criticas a todo o poder publico municipal em geral. "O pau vai cantar, ou vocês vereadores escolhem a ordem ou a desordem, o progresso ou o regresso, continuaremos lutando por nossos direitos, e vamos parar se não for pago o nosso reajuste da classe" Disse o Professor em resumo.
O SIMPROBEM continua fazendo reuniões em bairros da cidade, mostrando em telão a realidade das escolas do município. Segundo a direção, a medida visa conscientiza os pais de alunos e comunidade em geral sobre o caos que a educação vive no município.
Um acidente envolvendo um veículo de passeio e uma vaca foi registrado na noite desta quarta-feira (25/03), na BR-316, próximo a placa da entrada de Bom Jardim. Com o choque, o animal não resistiu e morreu.
Animal morreu na hora.
Segundo informações de testemunhas, o condutor, de iniciais R.J, trafegava pela rodovia sentido Bom Jardim, quando foi surpreendido por uma vaca que teria atravessado na frente do carro, segundo informações o motorista tentou desviar mas mesmo assim atingiu o animal.
Com o impacto, a frente do veículo, de cor vermelha, ficou totalmente destruída. O carro saiu da pista vindo a parar em uma área descampada à margem da estrada.
O motorista foi socorrido consciente e encaminhado para o Hospital Municipal apenas com ferimentos leves.
Seu José ou "Seu Zé" como é mais conhecido, completou
mais um ano de vida é foi homenageado pelos vereadores
de Bom Jardim.
Um fato que chamou a atenção da plateia que estava lotada na galeria da Câmara Municipal de Bom Jardim, foi a decoração com balões com um bolo no centro do plenário que chamava a atenção, e apesar de parecer ser tipicamente uma festa de aniversario, não se sabia ao certo quem era o homenageado (a).
O mistério durou durante toda a sessão, e o medo dos que trabalham na casa, e que algo desse errado caso os ânimos se exaltassem nos debates da plenária. Porem apesar dos debates, tudo ficou sob controle e a sessão foi encerrada, dando espaço para finalmente o mistério ser revelado.
FIM DO MISTÉRIO:
Na verdade, tratava-se de uma homenagem para as vereadoras Sonia Brandão e Seloneide Noronha que aniversariaram durante a semana. Mas o homenageado especial do dia era o Senhor José que também completava mais um ano de vida. "Seu Zé" é vigia da Câmara Municipal a mais de 23 anos, servindo o poder legislativo desde o dia 1 de janeiro de 1992.
"O Seu José é patrimônio da casa, eficiência em pessoa, não dá para pensar na Câmara sem ele" Disse a vereadora Sonia Brandão em homenagem ao vigia.
"É como se fosse um membro da família, que Deus o abençoe cada dia mais Seu Zé" Disse a Ver. Seloneide, outra homenageada.
Ao final das comemorações, bolo e salgados foram distribuídos a todos da galeria. A ideia da homagem foi da atual diretoria da Câmara Municipal.
A Secretaria de Meio Ambiente, de Bom Jardim, Maranhão, realizou palestra, no auditório da Escola Ney Braga II, sobre a importância da água em nossas vidas, onde foram apontadas medidas para minimizar o desperdício do precioso líquido. Foi destacado pelo professor Adílson Motta a morte de diversos igarapés, além de construções irregulares, e outros problemas relacionados ao tema. A palestra contou com a presença dos professores Raílson Andrade, Hercivaldo Prado, Adílson Motta e o Secretario Municipal de Meio Ambiente, Rodrigo Coelho, que destacou as dificuldades e a importância das ações contínuas para a transformação de uma sociedade bonjardinense mais sustentável. Por sua vez o professor Hercivaldo falou sobre a importância de inserir nas torneiras dos prédios públicos redutores como forma de economizar o fluxo d’água prédios públicos. Presentes também o diretor da Escola Dinare Feitosa o Sr. Antônio, e os alunos da mesma. O professor Raílson por sua vez destacou a importância do projeto de escolas sustentáveis em nosso município e sobre o reaproveitamento da água.
O Sec. Rodrigo Coelho fala sobre o tema.
Foto: Paulo Montel
É bom lembrar que o Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado à discussão sobre os diversos temas relacionados a este importante bem natural.
Mas porque a ONU se preocupou com a água se sabemos que dois terços do planeta Terra é formado por este precioso líquido? A razão é que pouca quantidade, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). Como sabemos, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.
No dia 22 de março de 1992, a ONU também divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água”, em que apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.
Mas como devemos comemorar esta importante data? Não só neste dia, mas também nos outros 364 dias do ano, precisamos tomar atitudes em nosso dia-a-dia que colaborem para a preservação e economia deste bem natural. Sugestões não faltam: não jogar lixo nos rios e lagos; economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças etc.); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais e divulgar ideias ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas.
Presidente do Sindicato, Antonio Cesarino ao lado de Diretor, instrutor e promoter do curso.
Curso de "Operador de maquinas pesadas" pode ser uma ótima alternativa para melhorar a renda familiar de vários pais de famílias e jovens da cidade. E esse é o objetivo da parceria entre o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STTR), SENATEC e a Prefeitura municipal de Bom Jardim.
Com o fruto dessa parceria, foi iniciado o curso que deve beneficiar varias pessoas que deverão está aptas a manusear vários tipos de maquinas pesadas, dentre elas retroescavadeira, pá carregadeira, escavadeira hidráulica, munck, motoniveladora, trator de esteira e caminhão basculante. O projeto é uma iniciativa privada do SENATEC mas que só foi possível chegar a Bom Jardim graças ao empenho do Sindicato que disponibilizou espaço, apoio de outras entidades como por exemplo a prefeitura que disponibilizara maquinas para que seja possível a realização das aulas praticas e também funcionários, como "Ditão" que acompanha de perto os trabalhos do curso.
O evento de apresentação do foi realizado no auditório do Sindicato dos Trabalhadores de Bom Jardim, sendo prestigiado pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Antonio Cesarino, com palestras dos instrutores da empresa responsável. "A ideia e fazer com que a Juventude possa ter acesso a cursos para que possam estar preparados para o mercado de trabalho" Disse Cesarino.
Uma das vantagens do curso, é que não se precisa se ter carteira de habilitação e que alem do certificado e aprendizagem com professores altamente qualificados, a instituição SENATEC tambem é parceira de grandes empresas como ODEBRECHT, CAMARGO CORREA, BELO MONTE entre outras que facilita a entrada destes profissionais no mercado de trabalho.
As aulas teóricas desta turma recém formada já teve encerramento, e as aulas praticas iniciam-se a partir do dia 29 de Março, a atual turma conta com 45 alunos.
Outro detalhe, é que após o termino desta turma, outra será formada, a data das pré-matrículas para os interessados serão divulgadas futuramente.
Justiça confirma eleição de Arão Silva na Camara Municipal.
O juiz José Raul Goulart Junior, titular da comarca de Bom Jardim, negou a liminar pleiteada pelo vereadores de oposição Marcony Mendes, Sandra do Salomão, Adriano Varão Sonia Brandão e Chico do Braz, que pediam a anulação da eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal. A decisão foi publicada nesta terça-feira (24).
Os vereadores de oposição apontavam supostas irregularidades no pleito, como a não divulgação em tempo hábil, irregularidade na convocação e manobra do executivo sobre o afastamento de Silvano Andrade para exclusivamente eleger a atual mesa diretora. Com base nesse argumento, o juiz local negou a liminar onde disse em decisão que não existem indícios de irregularidades que convençam o magistrado.
Publicidade.
"Portanto, não se vislumbra a existência do "fumus boni iuris" no presente caso, pois não restaram, por ora, caracterizados indícios de irregularidade na forma como fora convocada e realizada a eleição para a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Bom Jardim/MA para o Biênio 2015/2016, não existindo, pois, verossimilhança no pleito autoral. Quanto ao requisito do fundado receio de dano irreparável ou de difícil reparação, fórmula caracterizadora do periculum in mora, a parte autora se resume a conjecturar que o mesmo restaria configurado dado o fato de que dificilmente o processo teria seu desfecho antes do término do biênio da Mesa Diretora eleita supostamente de forma ilegal, o que também não se pode afirmar de pronto. Assim sendo, em razão da ausência dos requisitos que lhe são próprios, conforme fundamentação supra, INDEFIRO a liminar pleiteada" Disse o Juiz em decisão.
Publicidade.
Com a improcedência da ação apresentada pelos vereadores oposicionistas, fica confirmado o resultado da eleição da Mesa Diretora, na qual foi conduzido presidente o vereador Arão Silva. O presidente reeleito afirmou ter recebido a decisão com alegria. "Recebo essa informação com tranquilidade, pois jamais tive dúvida de que disputamos um pleito legítimo e sem qualquer mácula". Afirmou.
Morreu em Bom Jardim, na tarde de domingo 22/03 por volta das 17:00, Francisco Brito, conhecido também como "Britão", que foi vitima de uma parada cardíaca e não resistiu falecendo no Hospital Municipal.
Brito era conhecido por fazer caipirinhas em festas de Bom Jardim. onde dava show com mistura de ingredientes que eram sua marca registrada e era diferenciada da bebida dos demais. Brito também era figura registrada no meio esportivo da cidade, onde acompanhava todo e qualquer tipo de evento do meio.
Sua partida deixa Bom Jardim triste, por perder um filho que era grande não apena no tamanho, mas também no coração.
Eu Rafael Gonçalves, tive o prazer de ser amigo deste grande homem, onde conversávamos por horas sempre com alegria, não tinha tempo ruim.
Descanse em paz Francisco Brito, ou simplesmente "Britão". Vá com Deus.
Olá, hoje, Quinta-Feira (19) estamos antecipando nossa coluna semanal, o motivo? Compromissos pessoais, especialmente à minha faculdade técnica de jornalismo que exige dedicação principalmente às sextas e sábados. Contudo, nesta edição em notas traremos assuntos polêmicos que não tiveram matérias especiais com redundância porque preferi dar minha opinião pessoal sobre os fatos, mas porem serão narrados aqui de forma ética e transparente respeitando a vericidade dos fatos, inclusive com vídeo. A todos um bom fim de semana e boa leitura.
MANIM "SOLTA OS CACHORROS" PRA CIMA DO SEC. DE CULTURA RODRIGUINHO
O Vereador Manim, que faz parte do Governo da prefeita Lidiane Rocha resolveu desabafar na tribuna da Camara Municipal e sobrou para o então Secretario de Cultura Rodriguinho Rocha. O motivo aparente, foi a não locação do palco de seu irmão "Dede" para o evento do aniversario da cidade. Porem Manim foi mais alem e sobrou até pra quem não tinha nada haver com a historia. Acompanhe um breve resumo da fala do vereador: (Video Abaixo).
- "Em nome dos desportistas de Bom Jardim venho aqui trazer uma reclamação sobre o Secretario de Cultura Rodriguinho que não tem compromisso com os esportistas e com o povo de Bom Jardim! Um secretario que não tem credito de comprar uma balinha na cidade. Nós temos aqui nosso Ginásio que está caindo, os banheiro sem funcionar e o portão tudo quebrado e o secretario não faz nada. O Ver. Manim é que vem conseguindo fazer as coisas junto com Davi pro esportistas não ficar parado. Agora o Beto disse que não mandava mais e que quem manda é a prefeita. Ai bota um Secretario que não tem responsabilidade e só quer ganhar dinheiro, quando tem festa fica pressionando os vereadores pois é nessas festas é que ele tem como tirar dinheiro. Ele vai atras do meu irmao pra da comissao pra ele, onde já se viu isso? Ai como meu irmão não tinha dinheiro pra da pra ele alugou o palco de outro. Nao teve consideração de chamar os vereadores pra ir aonde o deputado, e por isso Beto foi vaiado, porque se eu tivesse la, tinha dito pro Beto não ter falado (...) Agora quero pedir para prefeita que quando tiver evento não entregue mais na mão desse secretario que não tem credito de nada pra não passar mais vergonha como o beto rocha vem passando... (O discurso na integra você pode acompanhar ao lado). O Sec. de Cultura Rodriguinho Santos em contato, repudiou as declarações do Vereador e disse que irá preparar uma nota para divulgar e irá procurar uma radio para dar declarações sobre o caso. Rodriguinho no entanto fez questão de frisar que Manim é o vereador "trintinha" é que fará questão de esclarecer tudo. O bomjardimma está a disposição para qualquer divulgação para ambos os lados.
A VOLTA DA DITADURA: Chefe do Departamento de comunicação tenta intimidar Jornalistas em Bom Jardim.
É um assunto delicado, que teve um episodio lamentável na ultima terça-feira (17). Quando o Sr. Chefe de departamento de comunicação Leocation tentou intimidar e agredir o Jornalista proprietário do Jornal Arrocha Sr. Luiz Linhares. De fato o editor admitiu que no calor do episodio também tentou reagir e a situação só não tomou proporções maiores pelo fato do Presidente da Câmara, Arão, Sec. Rodriguinho e outros populares em atitudes elogiáveis segurarem ambos. O caso foi parar na delegacia de Bom Jardim onde o Jornalista Linhares registrou boletim de ocorrência. Vale lembrar que esta confusão começou bem antes no aniversario da cidade, quando o editor do Jornal Arrocha foi cumprimentar o Sec. de Saude Ildo no camarote quando fui expulso aos berros pelo chefe da comunicação, não bastando o episodio o mesmo ainda
Luiz Linhares, Editor do Jornal Arrocha.
subiu ao palco do evento principal e chamou o jornalista de vagabundo para mais de 10 mil pessoas que estavam presentes no evento. O argumento segundo o assessor, é porque o jornal em sua maioria "Fala mal da administração" (Ora, vivemos em um país livre e quem quer se sinta ofendido deve procurar o mesmo meio para se defender, coisa que a DECOM do município nunca fez no Jornal nem aqui, salvo quando quem procura é o setor de contabilidade ou cultura.) Na minha modéstia opinião é um episodio lamentável que priva a liberdade de imprensa na nossa cidade. Vale ressaltar também que qualquer pessoa que tenha feito qualquer curso de jornalismo deve saber que um assessor de imprensa na verdade é o espelho da empresa que no qual o assessor trabalha, nisso é inquestionável o bom relacionamento dele com donos de rádios, jornalistas, blogueiros entre outros que trabalham na comunicação. Já em Bom Jardim o chefe da comunicação age totalmente ao contrario conseguindo gerar antipatia à todos do setor na cidade, para se ter uma ideia, até seu colega e submisso na comunicação da PMBJ Paulo Montel fez uma nota repudiando a atitude do então seu chefe de comunicação. Quero frisar que também já fui vitima de intimidação do mesmo Sr. porem como pessoa civilizada não discuti, apenas me retirei do local e procurei meus meios legais e também estou resguardado caso algo aconteça com minha integridade física. Finalizo minhas palavras reiterando que repudio tais ações, assim como eu outros colegas concordam comigo e apoiamos à liberdade de Imprensa que foi conquistada pelo árduo suor de nossos antepassados, e com isso, governo nenhum vai tirar nossos direitos de Jornalistas. E a você leitor faço a pergunta, voltamos de fato à censura de imprensa vivida na ditadura agora em nossa cidade?
FALA LEITOR:
Alê vigilancia, Leitor enviar forma de transporte
da Carne de Bom Jardim. Isso é legal?
Uma pessoa que preferiu não se identificar nos enviou uma imagem de como está sendo transportado a carne para o Mercado Municipal da cidade. De acordo com a imagem e o que é sabido a bastante tempo, carnes que são servidas para a população bonjardinense são transportadas sem as condições minimas de higiene. A pergunta que fica ao leitor é pra onde foi parar o veiculo que foi adquirido na gestão anterior que fazia o transporte das carnes? Se alguém soube o espaço está livre nos comentários, pois a muito tempo nao vejo o veiculo.
PROCESSOS PARADOS:
São os processos movidos pelo MP e pela oposição (Que pede anulação da eleição da Camara Municipal), que a bastante tempo estão aguardando julgamento. O fato vem intrigando é deixando a oposição insatisfeita. Apesar das petição para julgamento, nada foi julgado ainda. Enquanto nada acontece, os interessados o desfecho da justiça local.
As latinha da Coca Cola com nome do casal de prefeitos
de Bom Jardim faz sucesso nas redes sociais.
FAZENDO SUCESSO:
A imagem com as latinha da COCA COLA com os nome de Beto e Lidiane (Casal de prefeitos de Bom Jardim) a imagem foi bastante compartilhada e comentada nas redes sociais.
AGENCIA OU POSTO DA CAIXA ECONÔMICA EM BOM JARDIM?
Estive sondando recentemente o boato de que uma agencia bancaria da CAIXA ECONOMICA FEDERAL possa vim a ser instalada aqui em Bom Jardim. Bancários da cidade confirmam que realmente o boato possa ser verdadeiro, porem a empresa não se manifestou e muito menos confirmou que vem ou não. O que se sabe no boato e caso isso de fato aconteça, irá funcionar do lado do Banco do Brasil. O curioso que essa residencia que pertencia à mae da Prefeita de Bom Jardim foi desocupada recentemente. Será? Bom, se for verdade melhor ainda para Bom Jardim.
Pres. Antonio Cesarino na época (foto) trazia renegociação
de dividas junto ao Banco do Nordeste. Hoje oferece
varreduras de taxas abusivas e empréstimos
fraudulentos para sindicato entrar com ação caso for
necessario.
O Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STTR) está convidando aposentados e pensionistas para a verificação de cobranças indevidas, empréstimos fraudulentos ou qualquer irregularidade em seus beneficios.
Com essa medida, caso seja comprovado qualquer irregularidade ou empréstimo indevido na conta do aposentado, a própria instituição entrará na justiça em favor dos associado.
"A medida visa proteger os associados de cobranças abusivas, vamos entrar na justiça contra as instituições financeiras para ressarcimento por qualquer fraude que prejudica o humilde trabalhador. Hoje o sindicato tem uma grande responsabilidade em todo o Maranhão e em Bom Jardim não é diferente" Disse Antonio Cesarino, Presidente do Sindicato.
Os interessados, devem comparecer à sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais que fica localizado na Av. José Pedro, Nº 1806, CENTRO, ao lado dos correios. Munidos de copias de RG, CPF e comprovante de residencia. O Sindicato funciona das 8 às 17:00.
A prática de aposentados e pensionistas lesados com empréstimos consignados tem se tornado comum em várias cidades do interior do Estado, e a maioria dos casos acontece com solicitações realizadas fora das agências bancárias, taxas indevidas também são comuns, dessa forma é de fundamental importância que qualquer aposentado participe desta ação promovida pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bom Jardim.
O atendimento será até sexta-feira, caso haja necessidade será prorrogado apenas até a outra semana segundo o sindicato.
Samuel foi linchado pela população do Pov. Ebenezia.
Zona Rural de Ze Doca.
Foi morto por populares o segundo acusado de participar do estupro da mulher em frente ao marido no povoado Ebenezia, zona rural de Zé Doca. Segundo as informações, a população localizou o acusado em um matagal distante a 2 km do povoado Quadro.
O acusado identificado como Samuel Roseno Ferreira, aproximadamente 27 anos, foi linchado pela população. O mesmo foi morto a facadas e a tiros.
O acusado também estava em companhia de Emanuel Feitosa que foi amarrado e levado para o povoado Ebenezia e em seguida foi entregue para a polícia. Segundo as informações, Emanuel não teve participação no estupro da mulher e disse que teria fugido por medo de também ser linchado.
Segundo Emanuel Feitosa que está preso, disse que tanto ele, como também o acusado Samuel Roseno residiam na cidade de Bom Jardim.
De acordo com as informações, cerca de 200 homens estavam à procura do elemento desde a noite de domingo quando ocorreu o crime no povoado. Nesta mesma noite, a população também linchou o outro acusado de participar do estupro Gildenir Souza Patrício.
Os dois elementos linchados estupraram a mulher na frente do marido, enquanto ele era mantido amarrado. Enquanto a mulher era abusada sexualmente, o marido da vítima era espancado por um dos elementos.
O corpo de Samuel chegou a Bom Jardim na noite de ontem e está sendo velado no Bairro São Bernado.
Rogerio do SIMPROBEN, falou sobre o caso na sessão de hoje.
Professores de Bom Jardim andam assustados ultimamente, tudo isso por conta de um boato que existe de um possível projeto de lei que muda o piso salarial da categoria que já foi reformulado duas vezes e em Bom Jardim é de acordo com o piso salarial nacional. O rumor fez o SIMPROBEN, sindicato que representa a categoria mobilizar a classe para pressionar os vereadores hoje na sessão da câmara municipal.
O que intriga os vereadores de Bom Jardim, é que o suposto projeto ainda nem existe e muito menos foi protocolado na casa e por este motivo a movimentação com nervos eufóricos dos professores chamou a atenção dos parlamentares.
Segundo informações, o boato surgiu, após o Presidente Arão Silva admitir no dia anterior para a então presidente do Sindicato dos Professores que o executivo estaria criando uma PL para readequação do salario. "O que não significaria que seria para redução". Após ter afirmado isso, logo o rumor se espalhou, mas de forma negativa o que gerou temor por partes dos profissionais que desde 2013 sofrem com especulações gerados sobre redução de seus salários pela atual administração municipal.
Publicidade.
"Para se pagar o reajuste que eles tanto reivindicam, é necessário que um projeto seja encaminhado para adequar o município ao piso nacional, isso não é feito de forma automática. Infelizmente alguns irresponsáveis distorcem os fatos em redes sociais, distorcendo os fatos de forma negativa para assustar os envolvidos, esta é a informação que recebi da procuradoria do executivo, repito que não existe nenhum projeto com tramitação desse tipo nesta casa" Disse Arão.
Para o Vereador Marcony Mendes, é necessário aguardar a chegada do suposto projeto para readequação ou não, para que com isso possa se discutir "Se for para adequar e se pagar o piso nacional é claro que viável a aprovação, agora se for para prejudicar é claro que não vamos aprovar, mas para isso temos que saber se o boato é de fato verdade e isso só poderemos saber se este tal projeto aparecer por aqui" Frisou Marcony,
Já a Ver. Sandra do Salomão polemizou o caso onde afirmou que tal projeto irá chegar na casa e sem duvidas será aprovado; "Isso me deixa indignada, sou professora e com certeza esse projeto imoral será enviado e será aprovado" Disse.
Publicidade
Segundo os professores, a redução ou "readequação" de que tanto se fala, e que supostamente será interposto pelo executivo é para prejudicar a classe, assim o professor concursado de 20 horas semanais receberia apenas 908 reais. Uma realidade fora do piso salarial aprovado em 2013. O temor é maior ainda, pela ameaça feita recentemente pela Secretaria de educação, onde enviou uma tabelinha da FAMEM com a mesma questão.
Em sondagem da nossa reportagem, ouvimos os vereadores presentes na sessão. Onde Roberth Meireles, Adriano Varão, Marcony Sonia, Sandra, Chico do Braz e Hiater afirmaram que mesmo se tal boato for verdade, de maneira alguma votariam a favor de tal projeto. Os vereador Arão que só vota em casa de desempate afirmou que votaria de acordo com suas convicções e dependeria muito da forma de como ele estava sendo tratado "Nesta sessão por exemplo, o parlamentar foi alvo de protestos e criticas pela classe"; Já o vereador Manin afirmou que não saberia o que fazer. Os outros vereadores não foram localizados para comentar o caso.
O bomjardimma estará atento às movimentações sobre o caso.
Nem só de festa foi marcada a data comemorativa de 48 anos de Bom Jardim. O "Prefeito" de fato, Beto Rocha, foi vaiado neste Sabado (14/03), durante discurso na Praça Gov. José Sarney, no Centro da cidade, realizado no ato de abertura das comemorações aos 48 anos do Município.
O político falava a respeito das obras e avanços da sua gestão, quando foi alvo de uma sonora vaia.
Ao lado do Prefeito, estavam o Deputado Federal Hildo Rocha, Sec. de Agricultura Cesarino e correlegionários políticos. Mesmo hostilizado, o "Prefeito" continuou no palco e fez um breve discurso e quase cometia uma gafe ao falar "A oposição vai tomar no (...) Não vai mais existir" Disse Beto em um momento de euforia.
A história de vaias no governo Lidiane tem se tornado uma constante e sempre direcionados a seu marido, a historia sempre se repete em todo discurso em eventos deste tipo organizado pela Prefeitura Municipal, vale destacar que a Prefeita Lidiane não estava presente no local.
Um video amador com a situação constragedora foi divulgada nas redes sociais. Acompanhe abaixo.
O aniversário da cidade de Bom Jardim foi marcado por várias festividades neste sabado (14). As comemorações começaram cedo, às 6h30, com uma alvorada pelas ruas da cidade, ainda pela manha uma caminhada com os idosos foi realizada pela Sec. de Assistência Social, onde foi servido um café da manha a todos os participantes na praça da rodoviária. Um torneio de FUTSAL e de Volei também foram realizados pela manhã, assim como a largada da Trilha da Amizade que reuniu vários amantes do motocross da região.
Churrasco oferecido pelos Org. da trilha,
Um mutirão foi organizado pela Sec. de Saude onde houve atendimentos médicos, preventivos, testes rápidos de HIV, testes de tipagens sanguínea, palestras e vacinas para cães e gatos.
Já a tarde, os trilheiros que participavam da trilha da amizade se aglomeram em frente ao clube Parque do Forró, onde um churrasco foi oferecido pela organização do evento.
Ainda pela tarde houve também partidas de futebol festivas entre as seleções da cidade de Bom Jardim x cidade de Timbiras no estadio O ZEZAO.
Caminhada dos idosos.
Já a noite as bandas Forró to Solteiro, Furacão do Forró, Márcia Felipe e Forró da Curtição encerraram o evento que contou com a participação de mais de 8 mil pessoas na Praça Gov. José Sarney agradando o publico presente até às 5 horas da manhã.
Um crime bárbaro chocou a população de São João do Caru no domingo (15). Um servidor publico identificado como Carlos dos Santos (Bébe) foi brutalmente assassinado em sua própria residencia por um menor identificado pelas iniciais DSS que confessou a autoria do crime.
ENTENDA O CASO:
"Bébe" ainda em vida era querido pela comunidade.
Por volta das 03h e 30min, vizinhos da vitima, ligaram para Policia Militar, comunicando que teriam ouvido barulhos e gritos de socorro, a guarnição da Polícia Militar foi ao local, após chamarem e não obterem resposta, observaram pelo buraco da fechadura e viram manchas de sangue nas paredes da residencia, ao arrombarem a porta, depararam com a vitima, caída no chão, já sem vida.
O corpo de de BEBÉ, apresentava 25(vinte e cinco) perfurações e cortes, produzidos por arma branca e os moveis e utensílios da casa, todos revirados e alguns quebrados, sinais de uma luta corporal entre a vítima e seu assassino. O crime, causou revolta na comunidade, pelo requente de perversidade e por a vitima ser muito querida e estimada na comunidade Caruense. A Polícia Militar, teve que tirar o adolescente infrator da cidade, pois, havia rumores de linchamento.
APREENSÃO:
Menor de camisa preta confessou o crime.
Policiais Militares e Guardas Municipais, do Município de São João do Caru(Sargento Brito, Cabos Bás e Doriedson: GM R. Filho, Manoel e Costa), Apreenderam por volta das 14hs e 30min do dia 15/03/15), na MA 318, o Adolescente DSS de 16 anos de idade(camisa preta), residente na Rua da Liberdade, s/nº- Bairro Jardim Tropical, em São João do Caru, em virtude do mesmo, por volta das 01h e 20min do mesmo dia, ter assassinado com requintes de crueldade,o Senhor CARLOS DOS SANTOS, mais conhecido por BEBÉ(vigia do Centro de saúde), fato ocorrido no interior da residencia da vitima; no momento da apreensão, O Adolescente encontrava-se em companhia de seu tio ACASIO DA CONCEIÇÃO SILVA, de 26 anos, o qual, pilotava uma motocicleta, com destino à cidade de Bom Jardim, no momento da prisão, ACASIO, portava um facão); o menor Infrator, ao chegar na sede do destacamento da Policia Militar, confessou a autoria do crime e levou os PM, ao local onde havia deixado a arma do crime(o facão da direita da foto). Tanto Acasio e o menor infrator, foram apresentados no plantão policial da delegacia regional de Santa Inês ao delegado CLARISMAR onde estão a disposição da Justiça.
Arma usada no crime.
www.bomjardimma.com com informações da Policia Militar de São João do Caru.
Escolas abandonadas no município é um dos temas do manifesto.
O SIMPROBEM – em parceria com sindicatos, entidades e do movimento popular realizará protesto no próximo sábado, 14 de março, data do aniversario de Bom Jardim. A manifestação será realizada na praça do mercado, e terá como eixo a luta contra a falta de estrutura nas escolas, falta de merenda escolar, falta de material didático (livros), descumprimento da lei do piso e contra todos os motivos que englobam a crise que vive a educação bonjardinenses. Os manifestantes relembrarão em telão imagens de escolas deterioras e também videos que mostram a situação. A concentração do ato público será às 19h.
"A população sofre com a péssima situação dos serviços públicos. crianças estão a 2 nos sem estudar. escolas sem condições mínimas para ter um bom ensino, correndo o risco até de desabar. Os servidores públicos sofrem com o não cumprimento da lei do piso salarial. Algo tem que se feito" Declarou Rogério um dos lideres sindical do SIMPROBEM.
PUBLICIDADE.
Apesar de não ser informação oficial, o Sec. de Cultura, Esportes e Lazer Rodriguinho Santos declarou que mais uma vez o local da festa de programação da cidade foi alterado e irá acontecer próximo à praça do mercado, mesmo local que aconteceu o show da banda as coleguinhas no festival do peixe. Com isso, as manifestações irão acontecer a poucos metros do palco da festa da prefeitura.