Fone: 98-3235-0594 ou 3268-7426

12 de agosto de 2014

Após um ano, Vereador Marcony visita indígenas e constata que nem a mais simples reivindicação foi executada.

Ver. Marcony Visita Aldeias, na foto conversa com cacique
Gerson, que explica que metade da casa de farinha (foto)
já. "Casa de Farinha era uma das "reivindicações"
O Vereador Marcony Mendes (PSB) visitou na ultima quinta-feira (7) as aldeias indígenas de Bom Jardim, segundo o parlamentar, o intuito da visita era para constatar se alguma indicação de obras e melhorias estavam ou foi executada pelo poder publico municipal, esteve na visita o vereador, assessores, amigos e a reportagem do bomjardimma.com a convite.

Ao chegarmos no local, o vereador e a comitiva que o acompanhava foi bem recebida pelos lideres das aldeias que de forma direta explanavam os problemas que as aldeias vivem, o vereador fez questão de esclarecer o motivo de sua visita, que era para relembrar os indígenas que faz 1 ano agora em agosto que os mesmo se deslocaram até a sede do município para cobrar junto a Câmara e a Prefeita soluções para problemas das comunidades.

Relembre:

Foto a um ano atrás, indigenas fizeram audiencia com
Prefeita e Vereadores.
Na época, a prefeita acusava a Câmara afirmando que os vereadores não deixava ela executar as obras, já a câmara afirmava que não tinha o poder de executar, "o que é verdade" nisso foi apresentando um requerimento com indicações de obras elaboradas pela própria comunidade indígena onde deveria solucionar todos os problemas daquela população, na ocasião este documento foi aprovado por unanimidade pelos vereadores, faltando apenas a prefeitura executar da melhor forma que entender, o que em tese livra a câmara da responsabilidade em relação ao problema, já que a mesma acabou por autorizar qualquer obra por la. Relembre tambem materia a um ano atrás clicando aqui.

Um ano após este impasse, Marcony fez questão de andar de aldeia em aldeia para saber o que foi feito pela prefeitura pelas aldeias, o relatório você acompanha a seguir:

Calçamento em piçarra com sarjeta era outra reivindicação
que nao foi cumprida.
A primeira aldeia visitada foi a novo planeta, segundo o cacique Gerson, nenhum daqueles pedidos foram realizados, "Aqui dos 19, nenhum foi feito, nem o mais simples como pequena reforma na casa de farinha e iluminação publica foi realizada, merenda só tem porque os próprios índios dão um jeito, as vezes o estado manda mas e muito limitado, é complicado". Frisou o cacique.

Ver. Conversa com professores e representantes da aldeia
Tabocal.
Já na aldeia tabocal, o cacique Dejacy explica que com muita cobrança alguns problemas foram solucionados, mas afirmou que de longe supre a metade da necessidade da população. Segundo Dejacy problemas como iluminação publica e merenda escolar foram solucionadas, alem disso a "promessa" de uma escola do município alegra a comunidade, porem apenas isso. Questionado sobre os funcionários do município a diposição das aldeias, o cacique explicou que a demanda que o município dispõe é apenas a terça metade do que disponibilizava as outras administrações, "Tínhamos 36 funcionários, hoje são apenas 12, com essa quantia, todos realizam multitarefas para suprir a demanda da aldeia, o restante das obras e melhorias não foram feitas" Destacou o outro cacique.

Diretor """ da Aldeia Piçarra Preta tambem lamentou
que nada foi feito após um ano da aprovação de melhorias.
Visitamos a Aldeia Januária, porem não encontramos o representante Flauberth para dar algumas declarações, porem em conversa com alguns indígenas a situação por la é semelhante a de outras  aldeias.

A ultima aldeia visitada foi a Piçarra Preta, procuramos o cacique Pedro, porem também não o encontramos, assim decidimos visitar a escola do estado e conversamos com um dos representantes "Daniel" que na época veio a câmara fazer as cobranças, 'Daniel nos recebeu na escola estadual daquela comunidade, como de praxe da visita o Ver. Marcony voltou a destacar o motivo de sua visita onde perguntou se alguma das 19 indicações foram realizadas pelo município, Daniel tambem afirmou que destas nenhuma foi realizada, afirmando que até na questão de funcionários o problema é grave. "Estamos sem zeladora, merendeira e outros tipos de pessoal sabemos que o município não tem a obrigação, porem esquecem que votamos e as outras administrações havia essa preocupação" Frisou.

Daniel tambem se mostrou surpreso com a visita do Vereador a comunidade, "Fico Surpreso, pensei que ninguém lembraria essas indicações, na verdade a gente já tinha até perdido as esperanças". Destacou.
Publicidade. Casas Sampaio.
Após o termino da visita, O Ver. Marcony fez um levantamento onde deve preparar um novo documento cobrando atitudes do poder executivo em relação às comunidade indígenas, Marcony disse também que se houve alguma possibilidade fará denuncias ao Ministério Publico Estadual. "Esse trabalho que foi feito será feito em outras comunidades da Zona Rural do município, estamos fazendo nossa parte que é cobrar e fiscalizar, agora o executivo tem que fazer a parte dele, pois é inadimissivel que indicações irrelevantes como a iluminação publica não está sendo executada, é inadmissivel" Finalizou o Vereador.

Pizzaria Kadoce, a melhor pizza da cidade


www.bomjardimma.com.







Casas de Farinha com problema
são uma das reivindicações dos
indígenas que é simples
porem não foi executada.













2 comentários:

Votando em Edilazio estarão votando no fortalecimento da Lidiane no TJ. Edilazio é genro da desembargadora Neuma Sarney.
Votando em Glalbert Cutrim estarão votando na aprovação das contas da Lidiane no TCE. Ele é filho do presidente do TCE Edimar Cutrim.
Votando no Antonio Pereira estarão fortalecendo a Lidiane no Governo Sarney.
Votando em João Marcelo e Manoel Ribeiro estarão votando nos articuladores da negociação de não cassar mais a Lidiane. Cuidado com o esquema Bom Jardim.Votando em Edilazio estarão votando no fortalecimento da Lidiane no TJ. Edilazio é genro da desembargadora Neuma Sarney.
Votando em Glalbert Cutrim estarão votando na aprovação das contas da Lidiane no TCE. Ele é filho do presidente do TCE Edimar Cutrim.
Votando no Antonio Pereira estarão fortalecendo a Lidiane no Governo Sarney.
Votando em João Marcelo e Manoel Ribeiro estarão votando nos articuladores da negociação de não cassar mais a Lidiane. Cuidado com o esquema Bom Jardim.

Votando em Edilazio estarão votando no fortalecimento da Lidiane no TJ. Edilazio é genro da desembargadora Neuma Sarney ele que esta encarregado de derrubar o concurso depois das eleições.
Votando em Glalbert Cutrim estarão votando na aprovação das contas da Lidiane no TCE. Ele é filho do presidente do TCE Edimar Cutrim.
Votando no Antonio Pereira estarão fortalecendo a Lidiane no Governo Sarney.
Votando em João Marcelo e Manoel Ribeiro estarão votando nos articuladores da negociação de não cassar mais a Lidiane. Cuidado com o esquema Bom Jardim.

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More