|
Sociedade Compareceu à reunião. |
A Associação Comercial de Bom Jardim realizou na última quinta-feira, 25, um encontro entre empresários e autoridades de segurança do município para discutir o aumento de ocorrências de furtos e roubos no comércio bom-jardinense. Participaram da reunião representantes das Polícia Militar, Prefeitura, Judiciário e Sociedade Civil.
O presidente da Câmara Municipal, Dr. Silvano Andrade explicou que o objetivo do encontro foi de ouvir das autoridades quais as ações estão sendo desenvolvidas em suas respectivas áreas em relação à preocupação dos empresários com a frequência de ações criminosas nos estabelecimentos comerciais, que vem causando medo nos comerciantes, funcionários e nos consumidores.
Delegado afirma que a falta de profissionais é o maior problema e cobra soluções para instancias superiores.
O delegado Dr. Paulo, disse que Bom Jardim é uma das poucas cidades que se preocupa em discutir a questão da segurança. Entretanto, disse que não basta apenas cobrar e pedir explicações, mas que a população deve participar mais das ações de segurança, sendo “mais pró-ativa” e denunciando sempre que tiver alguma informação importante para as polícias.
|
"Estamos Engessados" Diz o Delegado. |
Continuando o Delegado afirmou que a DEPOL de Bom Jardim não tem condições de se manter "isso é fato" e afirmou que a policia local não tem as minimas condições de trabalho e que ja foi solicitado melhorias, mas segundo ele existe a ausência de vontade politica e com isso faz-se com que a segurança publica fique caótica. Em um dos trechos da Audiência, O Delegado criticou firmemente a atual Administração Municipal, segundo ele o Executivo Municipal está sendo omissa com a segurança publica.
O delegado propôs se dedicar mais ainda para acionar as instancias superiores para resolver os problemas da delegacia de Bom Jardim.
"Estamos engessados, temos que tomar conta dos presos, o que prejudica toda a segurança da sociedade". Finalizou o Delegado.
Promotora Esclarece o pedido de interdição da cadeia de Bom Jardim.
|
Promotora Cristiane dos Santos Donatini. |
A Promotora de Bom Jardim, Dr. Cristiane Donatini prestou esclarecimento sobre o pedido da interdição da cadeia de Bom Jardim, segundo ela a falta de carcereiros é um dos maiores fundamentos para a interdição, pois é dever do Estado e não do Município e caso seu pedido seja revogado,como de fato já foi pela Juiz Dr. Denise Pedrosa, agora os presos provisórios irão para suas cadeias e os definitivos agora irão cumprir pena nas penitenciarias.
"Agora os Policias podem cumprir suas obrigações sem desvios de funções". disse a Promotora.
|
Advogada da Pref. Dr. Andréia |
Representante da Prefeita pede ao Delegado que seja feito um levantamento de funcionários no qual a Prefeitura possa ceder.
A representante da Prefeita, A Advogada Dr. Andreia, em suas palavras pediu ao Delegado Dr. Paulo para que seja feito um levantamento das necessidades para que seja entregue ao pode executivo municipal para que ver o que possa ser feito e no que a Prefeitura possa ajudar.
Major Everaldo pede parcerias e apoio para melhorar a segurança publica de Bom Jardim.
|
Major Everaldo - Comandante do 7º BPM |
O Major Everaldo que é o comandante do 7º BPM pediu parcerias com órgãos e principalmente com a Prefeitura Municipal para que os policiais tenham incentivo pois segundo ele o desgaste é grande pois existem apenas duas equipes na cidade que se revezam em plantões de 7 em 7 dias, Segundo o Major, a prefeitura pode justificar seu apoio, com alimentação, combustível, e alguns funcionários cedidos para auxiliar a DEPOL de Bom Jardim.
|
Major Everaldo. |
"O Major enfatizou que o orçamento recebido pela secretaria de segurança publica muitas vezes é menor do que as despesas com alimentação, reposição de peças entre outros"
Sabemos que a Segurança é dever do Estado, mais é direito e responsabilidade de todos nós. Disse o Major Everaldo.
|
Ver. Marcony pede providencias. |
Vereador Marcony pede providencias do Executivo Municipal.
O Vereador Marcony cobrou providencias da Prefeita, segundo ele a Prefeitura tem como sim ajudar a Policia Militar com serviços básicos como combustível, alimentação e alguns funcionários e pediu a Dr. Andreia que estava representada a executiva que tome nota dos problemas e das cobranças ali debatidos e leve até a Prefeita para que seja solucionados a reivindicação da sociedade.
Comerciantes Questionam Autoridades na tribuna.
|
O Empresario Ruan Barroso na Tribuna. (Pizzaria Kadoche) |
Alguns comerciantes usaram a tribuna e questionaram os governantes, como o Empresario Ruan Barrosso proprietário da Pizzaria Kadoche que relembrou promessas de campanha feitas por vereadores e candidatos a prefeito, Segundo ele na época era muito fácil prometer, mas hoje as coisas se tornam difíceis, o empresario também questionou que a Governadora do Estado esta muito longe para saber de tais situações e cobrou providencias da Prefeita que é a autoridade máxima do municipio para levar tais problemas ao Estado.
|
O Empresario Arnobio - (Mercadinho Econômico) |
O Empresario Arnobio que foi um dos responsáveis pela reunião disse que o objetivo da reunião não era procurar o culpado e sim achar a solução, Em um momento de sua fala o empresario fez uma pergunta ao Major Everaldo, se o mesmo podia destacar alguns de seus homens para da força ao efetivo da policia de Bom Jardim; O Major afirmou que tal trabalho já esta acontecendo na cidade, inclusive na madrugada dando apoio, porem precisa da parceria, pois precisa de combustível para rodar a noite. O Empresario Arnobio afirmou que caso a Câmara ou a Prefeitura não se comprometa, o comercio irá dar o apoio do combustível a Policia Militar.
Gerente do Banco do Brasil propõe a criação conselho de segurança municipal.
|
Gerente da Agencia do Banco do Brasil, Sr.
Nonato Medeiros propõe criação de conselho. |
O Gerente do Banco do Brasil, Sr Nonato Medeiros propôs a criação de um conselho de segurança publica municipal em que tenha a participação do executivo, igrejas, Camara Municipal e toda sociedade civil pra que esse conselho seja construtivo de articulação, informação e cooperação, e que a partir dai sejam encaminhadas as ações para serem implantadas. "Queria parabenizar a todos os comerciantes pela iniciativa por da inicio esta reunião, com isso todos nos é que temos a ganhar" Finalizou o Gerente do Banco do Brasil de Bom Jardim, Sr. Nonato Medeiros.
Promotora reafirma seu compromisso com a população bom-jardinense.
A Promotora de Bom Jardim, Cristiane dos Santos Donatini em suas palavras finais, reafirmou seu compromisso com a população bom-jardinense. "reafirmo aqui meu compromisso com Bom Jardim, o ministério publico esta aberto para a população, para qualquer reivindicação que seja de minha atribuição" Finalizou a Promotora.
Ao final da reunião, os comerciantes e a sociedade civil sairão da câmara mais esperançosos para que sejam solucionados os problemas da segurança publica e agora frequentemente viaturas do GOE são vistas em Bom Jardim.
|
O Presidente da Camara Dr. Silvano Andrade fez um balanço positivo ao termino da Audiência Publica. |
www.bomjardimma.com