Fone: 98-3235-0594 ou 3268-7426

16 de setembro de 2014

INAUGURADO: Unidade de Registro Civil vai garantir cidadania ao povo de Bom Jardim.

Juiz Dr Raul e a Prefeita de Bom Jardim estiveram no evento
de inauguração.
Como resultado de um esforço conjunto da Secretaria de Estado de Direitos Humanos e da Corregedoria da Justiça do Maranhão foi instalada, nesta segunda-feira (15), uma unidade interligada de registro civil na Cidade de Bom Jardim (284km de São Luís). A nova unidade está funcionando vinculada a um cartório e vai assegurar a retirada, ainda na maternidade, das certidões de nascimento de crianças nascidas no município. O posto interligado funciona no Hospital e Maternidade Adroaldo Alves Matos, localizado na BR 316.

Crianças como a pequena Valéria, cujo futuro melhor já começa a ser traçado ainda na maternidade pelos pais Flavio da Silva e Silva e Francisca Lima da Conceição. Para a mãe, é importante a retirada do documento nos primeiros dias de vida do bebê e ainda na maternidade, além de possibilitar tranquilidade também vai garantir a inscrição no Programa Bolsa Família, do Governo Federal. Pra gente fica mais fácil, porque já vamos sair com documento na mão, disse.
Unidade de Registro vai garantir cidadania aos
bonjardinenses.

Durante a cerimonia de instalação a corregedora da Justiça, desembargadora Nelma Sarney, destacou o empenho que a Corregedoria, juntamente com outros órgãos vem empreendendo para eliminar o sub-registro no Estado. Um estudo do IBGE revelou que o Maranhão é um dos estados da federação que mais avançaram no combate ao registro tardio de nascimento na última década, passando de um percentual de 73% no ano de 2000 para 20% em 2010.

Temos o dever de levar cidadania ao povo maranhense. Garantir o pleno exercício dos direitos é uma tarefa que devemos perseguir diariamente. Como resultado de um esforço conjunto, o Maranhão se consolidou como o estado da federação com resultados mais positivos no combate ao sub-registro. Os dados revelam que estamos no caminho certo, mas também nos dizem que ainda há trabalho a se fazer, enfatizou.

Sec. de Saude Ildo acompanhou todo o processo de instalação
A secretária Direitos Humanos, Luíza Oliveira, lembrou que o resultado positivo do trabalho empreendido pela Secretaria nas ações de promoção da cidadania tem sido possível devido o somatório de esforços de instituições e órgãos parceiros. Ao falar da importância da unidade de registro civil, ela afirmou que a entrega imediata do documento facilitará a vida de pessoas como Edineide Santos, mãe do recém-nascido João Pedro, que mora em um povoado distante da sede do município.

Luiza Oliveira ainda informou que até o final deste ano outras 26 unidades interligadas deverão estar instaladas no Estado, totalizando 31 unidades de registro civil conectadas. De acordo com informações da Secretaria, o critério para implantação dessas unidades obedece ao número de nascimentos/ano, dessa forma, o objetivo do órgão é instalar um posto de registro civil em cada município com mais de 300 crianças nascidas por ano.

Assessoria de Comunicação, Fotos: Paulo Montel.

10 comentários:

UM DETALHE PRECISAVA SER MENCIONADO PELO AUTOR DA REPORTAGEM, QUE SÃO OS NASCIMENTOS DE BEBÊS QUE SÃO ENVIADOS DIARIAMENTE AS MÃES PARA SANTA INÊS PELO FATO DE NÃO HAVER MÉDICOS COM FREQUÊNCIA NO ÚNICO HOSPITAL DA CIDADE.

Fora Beto + Lidiane do BJ/MA...Nunca mais.....que fique de Lição para O Povo de BJ/MA.....Fora bando de Forasteiros....

SÓ PORQUE ESTAMOS AS VÉSPERAS DE UMA ELEIÇÃO... BANDO DE APROVEITADORES, QUERENDO ENGANAR AS PESSOAS POR ACHAREM Q SÃO BOBAS; ROSEANA PENSA QUE CM ISSO VAMOS NOS DEIXAR SER ENGANADOS MAIS UMA VEZ. AGORA ÉÉÉÉ FLÁVIO, POIS O MARANHÃO É DE TODOS NÓS.!

Registra o que mesmo? Se nesse hospital nada funciona ja que nem medico tem! Ainda mias porque as gestantes de de bom jardim tem se sairam daqui para irem ter seus bebes em outras cidades ja que nao tem medico e sem contar o medo de acontecer algo de grave com seus bebes!
Sou funcionaria desse hospital e sei o q tem acontecido nele, so nao me identifico porque todos sabem do que esse casal de loucos sao capazes. So enganando o povo e roubando.

Quero parabenizar nossa cidade por essa conquista. Uma vitoria da populaçao, pois todas as crianças serao benegiciadas essa interligaçao do registro na unidade de saude.

Dois Poderes harmônicos e independentes somente no Papel...na Constituição....a realidade é outra...resta o Povo ficar Ligado e aprender a dá o Voto Correto....Nunca Mais Beto + Lidiane....o Povo enganado é Povo Sofrido....eles dois não tem Compromisso e Trabalho....somente Interesse Individuais...o Povo é pra ser enganado...assim pensam eles....mais a realidade é outra...o povo aguarda pacientemente os dois anos pra Mudar.....

É verdade mesmo...o povo passa dois anos sumidos aparecem nas eleições...com exceção ao nosso verdadeiro médico dos bonjardinenses e meu amigo Dr Celso... vejo uns carro dealizando volantes pedindo voto e dizendo que é os médicos da cidade....médicos que sumiram pós perder as eleições e agora aparecem todos santinhos pedindo nossos votos....dr barroca oito anos nunca colocou se quer o gerador no hospital e os aparelhos ainda eram alugados...tirando o meu é claro...dr chichico saiu nunca mais voltou e tbm foi secretário de saúde na gestão e pouco ou nada fizeram agora vem os bozinhos pedir nossos votos... a tah fizeram sim estava esquecendo furam umas bexigas por aí....a mente do povo não é tão curta.... se preparem...

conveniente isso agora, mais conveniente é a desembargadora Nelma Sarney sair de São Luis para esse evento ou foi por causa do seu genro Edilazio, o casal de prefeito apoiando dois candidatos a dep. estadual, cuidado povo de Bom Jardim para não deixar umas 500 famílias sem emprego pois ela quer derrubar o concurso de 2011.

Chupa mais essa bando de babões da Ex PANELINHA.

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More