Fone: 98-3235-0594 ou 3268-7426

2 de julho de 2013

MAIS CASO CONCURSO: Centenas de Mandados de Segurança foram deferidos a favor dos concursados.

Mandados de Segurança protocolados ainda em Janeiro.
Não bastasse a derrota do Executivo Municipal de Bom Jardim em ter seu descabido ato normativo derrubado pelo Judiciário, anos autos da Ação Civil Pública nº. 215/2013, que já em sede de tutela antecipada assim entendeu, a partir do dia (27) começaram a ser publicadas as primeiras sentenças das centenas de mandados de segurança impetrados por parte dos 383 servidores públicos municipais impedidos de trabalhar.

O feito é mais um reconhecimento do direito destes e da prevalência da Lei sobre as arbitrariedades políticas a quem tem sido submetida a população bonjardinense nos últimos meses.

Na decisão a magistrada, Juíza de Direito Titular da 1ª. Vara da Comarca de Zé Doca, Dra. Denise Pedrosa, que atualmente responde por Bom Jardim, decidiu de forma óbvia pelo julgamento procedente das ações para conceder a segurança pleiteada, determinando (pela 3ª. vez) a ilegalidade do Decreto Municipal nº. 003/2013 e a reintegração dos impetrantes nos respectivos cargos.

Merece destaque o trecho da sentença onde a magistrada consigna:

[...]a autoridade impetrada, ao ser intimada para prestar as informações que achasse necessárias, não comprovou, como muito bem lembrado pela douta representante do órgão ministerial em seu parecer, em nenhum momento, o referido aumento de despesas quando da criação da Lei nº 569/2012; apenas baseou-se na literalidade da lei, sem, contudo, trazer provas concretas que pudesse determinar o aumento nas despesas do município com a aprovação da referida lei. A impetrada, nesta oportunidade, simplesmente repetiu todos os argumentos do Parecer Jurídico acostado às informações, sem trazer nenhum fato novo capaz de comprovar o aumento acima citado [...]. 

In casu, a autoridade impetrada não conseguiu provar a suposta ilegalidade na criação da lei que criou os respectivos cargos (aumento da despesa pública), não podendo, desta forma, o(a) impetrante, assim como os demais nomeados, serem prejudicados em seus direitos por conta de simples suposições de ilegalidade na feitura da lei, sem sua comprovação fática, devendo, o mesmo, ser mantido em seu cargo, por questão de justiça. [...]

Para Marcos Matos, advogado atuante e mais de cem mandados de segurança o feito era nada mais que esperado:

“Agora é aguardar o andamento do processo. A quem se utilizou da via mandamental para ser efetivado no cargo, melhor ainda, dessa forma, além da Ação Civil Pública em seu favor ainda tem a sentença judicial favorável em sede de mandado de segurança”.

Acrescentou, por fim, que: “Fico feliz pelo resultado, apesar de ter trabalhado nesse sentido e desde sempre acreditar na decisão favorável, foi uma honra atuar nesta causa. Agradeço a compreensão de todos ao longo desses meses, bem como a colaboração e a expectativa depositada no meu trabalho. Que Justiça seja feita! Parabéns a todos vocês, 383 caríssimos servidores públicos municipais e não mais excedentes, como por muito tempo foram chamados. A vitória é de vocês”. Finalizou o Advogado.


Segundo Raphael Silva, advogado aprovado no concurso: “conforme pregado desde o início, a discussão envolvida no intitulado ‘CASO CONCURSO’ versa sobre matéria circunstancial, de fato, isto é, se foi ou não respeitada a Lei de Responsabilidade Fiscal na criação de novos cargos no quadro de servidores do município, como de fato, foi, constatação essa corroborada pelo Ministério Público Estadual, Poder Judiciário, em 1º e 2º grau, inclusive, tendo em vista o recurso de agravo de instrumento que foi indeferido pelo TJ”.

Acrescentou, ainda: 

“Me ponho no lugar da assessoria jurídica do Executivo Municipal de Bom Jardim e imagino o quanto é difícil achar uma justificativa legal (quanto mais prova) para não efetivar os 383 servidores no serviço público municipal. É, por assim dizer, impossível. Complicado achar legalidade jurídica para defender dezenas de contratações (irregulares), decreto de emergência administrativa que autoriza comprar sem licitação e, por outro lado, justificar a ilegalidade de efetivação de servidores públicos, aprovados por concurso e com diversas decisões judiciais favoráveis à efetivação”.

Inclusive, a meu sentir, prefeita, no caso, a sua atual assessoria deixou muito a desejar quando, por exemplo, na prestação de informações no caso dos mandados de segurança, conforme consta dos autos, “simplesmente repetiu todos os argumentos do Parecer Jurídico acostado às informações, sem trazer nenhum fato novo capaz de comprovar o aumento acima citado”, ou seja, não se deram o trabalho se quer de apresentar uma nova tese, um novo argumento.Simplesmente repetiram o entendimento fixado no Parecer assinado (só) pelo Dr. Tibério, quando tentou justificar a “legalidade” do Decreto vergastado.

É muita decisão judicial favorável (pelo menos 4 para cada candidato), já chega.Ninguém está pedindo nada que não seja cumprir com seu dever legal. Deixa o povo trabalhar!”

O bomjardim.ma está atento ao caso e a qualquer momento mais informações, em especial com os detalhes da reunião que acontecerá entre a prefeita, a Juíza e a Promotora na semana que vem.

19 comentários:

estou muito feliz,por essa vitória sempre mim apeguei com "jesus cristo"e ele como sempre me ouviu.

"É muita decisão judicial favorável (pelo menos 4 para cada candidato), já chega.Ninguém está pedindo nada que não seja cumprir com seu dever legal. Deixa o povo trabalhar!”

so quero saber ate onde vai issO!!!!!
Até quando a prefeita vai passar por cima da ordem dessa juiza!!!!!!!

Deus abençoe sua vida, Dr. Marcos, nunca deixei de acreditar em sua competência.

E as nossas lotações? Alguém sabe me informar se será que agora vai ser necessário esperarmos mais de uma semana pra isso tudo ser regularizado? Por favor aqueles que moram em Bom Jardim, nos auxilie pra sabermos oq vai ser feito...

a justiça tarda mas não falha já dizia meu avó.

ate agora so recebi o termo d exercício,fui lotado na secretaria de educação, e ate agora nunk me entregaram a carta de apresentação. alguem sab me dar noticias sobre o caso? d zd

vcs ai caros amigos que ainda estão na excedência e não receberam a portaria e possuem suas vagas ocupadas por alguém contratado, entrem com mandado de segurança...fui à promotoria e a promotoral local me instruiu a fazer isso, dando a certeza de que a causa já está ganha a nosso favor pois: SE HÁ CONTRATO É PORQUE POSSUEM VAGAS QUE PRECISAM SER PREENCHIDAS DE FORMA IMEDIATA, E LOGICAMENTE DEVENDO SER PROVIDA PELA LISTA DOS EXCEDENTES...eu sou o 6° vigia da excedência polo sede e não recebi portaria e não chamaram nenhum vigia da excedência pra sede, mais a prefeita e sua administração estão contratando e tomando nossas vagas, e segundo tudo que a promotora me exclareceu e garantiu o mandado de segurança vai fazer efeito ! Lá vou eu impetrar meu mandado de segurança particular, vc ai que se encontra na mesma situação que a minha tbm façam o mesmo, creio que essa vitória já é nossa ! Vlws !

Qual é o seu cargo?Sou agente e ainda não recebi minha lotação...

Gostaria de saber quando vao nos chamar realmente, pois cada dia que passar fico mais desanimada. porque nós não temos uma resposta definitiva e certa de uma vez? oh Deus nos der fé e esperança e não desanimar.... nos mantém informados pois alguns nao moram em bom jardim. obrigada...

Disseram ontem na secretaria de educação que a secretária Rosana chegaria ontem a tarde e que hoje daria andamento nas lotações dos novos servidores e o secretário de adm tb falou que até o dia 12 desse mês é pra todos estarmos lotados. Vamos aguardar se eles vao cumprir ou descumprir mais uma vez né. Espero ter ajudado.

Eu sou o primeiro na excedência,dos vigilante que não foram chamados aqui da cede, e vou correr atrás de minha
vaga, se alguém saber de como proceder entrem em contato por favor, agradeço.

Atenção concursados que não conseguiram entregar sua documentação, segundo informações adquiridas na promotoria hoje, fiquei sabendo que aconteceu uma reunião entre a promotora e o advogado da prefeita e o mesmo informou que a partir dessa sexta até a sexta da semana que vem eles estarão recebendo a documentação desses que não entregaram em tempo hábil. Espero ter ajudado. Quem ler essa postagem repasse aos que não têm acesso a net. Abraços!

Olha pessoal as lotações de acordo com o MP começarão na sexta e irá até sexta da semana que vem e tb será o mesmo prazo para a entrega da documentação para quem não conseguiu entregar ok. Qualquer pergunta basta ligar para a promotoria pois isso foi decidido hoje numa reunião da promotora com o advogado da prefeitura. O telefone da promotoria para mais esclarecimentos é 3664 2230.

O que acontece é que a prefeita quer vencer no cansaço.
Dia 12 os professores entram de ferias e nao vai ser lotado ninguém.
OBS: estamos ganhando sem trabalhar o nosso retroativo ela vai ter que pagar ou ela, ou a maurinete porque essa prefeitinha vai ser é cassada.

disseram que vão chamar no dia 12... e quem não deu tempo de entregar os documentos irão receber as lotações ou não? por favor alguem responde pra mim. eu não moro em bom jardim e preciso dessa informaçao. obrigada a quem me responder.

ATENÇÃO CONCURSADOS PREJUDICADOS QUE NÃO CONSEGUIRAM ENTREGAR OS DOCUMENTOS DENTRO DO PRAZO ESTIPULADO PELA PREFEITURA DE BOM JARDIM (21/06/13)!!!
A PROMOTORIA DE JUSTIÇA ACABA DE FIRMAR UM ACORDO COM O ADVOGADO DA PREFEITURA MUNICIPAL, PARA QUE OS MESMOS ENTREGUEM SEUS DOCUMENTOS DENTRO DO SEGUINTE PRAZO: DE SEXTA FEIRA DIA 05/07/13 A 12/07/13.
NÃO PERCA O NOVO PRAZO; ENTREGUE SEUS DOCUMENTOS O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL E NÃO SEJA PREJUDICADO NOVAMENTE.

Sera mesmo q tu tem Jesus n coraçao? Pq tu odiava tanto o roque e ele saiu mais te deixou um emprego. Curria atraz da Lidiane q fazia nojo! Depois ela te deu um pontape no bumdao. E quem te deu a portaria foi o Roque. Aquele q tu odiava!
To mentindo seu Lindenberg? Vc e um mal agrdecido traiu todos q te estenderam a mao. Vota na prefeita pra reeleiçao. Kkk se tiver reeleiçao pra quela dali

E ai alguem sabe mesmo informar se começaram na prefeitura as lotações e entregas de documentos? Pq não colocaram datas hein? A promotoria deveria ter estipulado datas para cada caso pois com esse povo dessa gestao não se brinca. Não duvido nada que eles queiram mais uma vez ludibriar. Eita dinheiro bom esse nosso pra essa gestao tá louca desse jeito querendo a todo custo nos impedir de trabalhar. Aff

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More