Diego Mendes. |
Diego Mendes, nasceu em Bom Jardim – MA no dia 17/07/1991. Até os 17 anos morou na zona rural em um povoado de nome Centro do João Sebastião. Foi neste lugar que iniciou sua existência com mais 9 irmãos, sendo 6 homens e 4 mulheres. Detalhe: sua mãe teve 13 filhos, mas apenas 10 ainda estão vivos. seus pais: Raimundo Vieira e Maria de Fátima ainda estão vivos e moram no povoado já citado.
- "Meus pais sempre tiveram que trabalhar duro para manter nossa família. Todos nós os ajudávamos na labuta do dia-a-dia. Eu, por exemplo, tive que trabalhar desde cerca de os 8 anos de idade. Ajudava como podia. Na proporção que crescia, aumentava-se a intensidade do trabalho e as responsabilidades. Inicialmente ajudava a mãe no manuseio do coco babaçu: juntar na solta, quebrar, fazer o carvão da casca e vendê-lo na sede, enquanto o pai e meus irmãos mais velhos cuidavam da roça (plantação de arroz e milho). A parti dos 14 anos passei a fazer o carvão e vendê-lo. Todo sábado tinha que fazer a caeira (buraco no qual se queima as cascas do babaçu) e no domingo tirá-la e realizar as entregas. As entregas eram feitas a domicílio e o carvão, levado por jumentos. Isso todo final de semana".
- "Nesse mesmo período comecei estudar. Meus pais sempre me incentivaram aos estudos. No povoado só tem o fundamental menor. Desta forma, em 2004 comecei a 5ª série na sede de Bom Jardim. Concluí todo o ensino fundamental no Bandeirante(C.E. Gov. José Sarney). Como estudava pela manhã, saía de casa todos o dias antes do café, por volta das 05h30min. No inverno enfrentava 12 km diários(ida e volta) a pés na lama. No verão ia de bicicleta. Só comia alguma coisa quando chegava à casa meio dia. Se fosse ao inverno tinha o privilégio das mangas, se não, era no jejum mesmo. Todavia, nunca fiquei reprovado em nenhuma disciplina".
Diego Mendes. |
- "Nunca passei fome, mas já enfrentei algumas situações críticas no que tange à alimentação. Lá em casa quando ainda morava a família toda um ovo era divido por duas ou três pessoas. Uma sardinha dava para quase todos. Isso não acontecia sempre. Quando a mãe chegava da sede com um pacotão de salgadinhos daqueles de 50 centavos era uma festa. Não posso deixar de falar que um dos meus grandes sonhos era comer um ovo sozinho. Para mim, saborear uma sardinha só era uma utopia na época.
"Contudo, por mais que tenha sofrido fisicamente devido a alimentação inadequada ou trabalho duro não era isso que mais me causava dor. O que mais me machucou foi a ausência de carinho do meu pai, a exclusão social, o buling desmedido e consequentemente a solidão sem precedentes que enfrentei. Porém, não culpo o meu pai porisso. Ele também foi vítima. Assim, depois que percebi que podia mudá-lo, mudei-o. Hoje sempre que o vejo dou-lhe o carinho que sempre quis que ele me desse. Teve um espaço em minha vida no qual enfrentava dificuldades em me expressar por conta de um pequeno problema na minha voz, que já superei. Nesse momento me senti excluído. Como não tinha muitos amigos sofri buling severamente não só na escola, mas também na rua. Isso tudo fez com que, aos poucos, eu me isolasse. Não havia ninguém com quem conversar então me dediquei mais aos estudos. Mas isso também não foi fácil. Como eu passava grande parte do tempo com um livro nas mãos as pessoas diziam que eu iria enlouquecer. Entretanto, nunca levei a sério o que falavam".
"Desta forma, com um esforço sobre-humano cheguei ao ensino médio. Iniciei-o no Bandeirante. Porém logo no começo tive uma proposta de fazer o curso Técnico em Enfermagem integrado ao ensino médio no C. E. Newton Serra. Aceitei. Nesse instante tudo mudou em minha vida. Agora tive outro grande desafio: separar-me da minha família. Encarei-o. Gostei muito do curso técnico. Então passei a sonhar com Medicina. Como meus pais não podiam me manter, passei a morar com a D. Seloneide. Lá permaneci dois anos. Talvez o período mais difícil até então".
"Quando comecei estudar não perdi tempo.Consegui estágio no Hospital Municipal no terceiro mês após o início do curso. Agora estudava o dia todo e estagiava três noites por semana. Depois de 5 meses de estágio consegui um contrato. Passei a trabalhar contratado no dia 02/02/2009. A minha jornada se intensificou tanto que muitas vezes pensei que não conseguiria suportar até o fim. Concluí os dois cursos em 2010. Prestei Enem no final de 2010 e consegui ser classificado para licenciatura plena em Química no IFMA Campus Zé Doca. Estudei quase dois períodos. Contudo o Profº. Daniel Pitombeira abriu meus olhos para a realidade. Então, desisti de Química e decidi correr atrás do meu grande sonho. Neste sentido, me preparei durante o ano de 2012 para prestar o vestibular da UEMA para Medicina e o Enem. Não fui bem na prova da UEMA. Neste ano também fiz o concurso público de Bom Jardim para a minha área. Consegui o 1º lugar na classificação. Porém tive que ir à Parauapebas – PA, assim não assumi o concurso.Nesta me inscrevi pelo o Enem em dois cursos ligados à Medicina: Física Médica e Biomedicina. Fui classificado na Universidade Federal de Uberlândia (UFU)– MG para o curso de Física Médica".
Esse é um breve resumo da minha história de vida.
Estou aqui para lhes pedir ajuda financeira, porque estou sem condições para ir à Uberlândia.
Como já mencionei acima, meus pais são pobres, por isso estou pedindo para todas as pessoas que conheço que me ajudem.
Telefones: (98) 9153-7407/8415-7506
E-mail: diegostd@hotmail.com
Banco do Brasil.
Agência:1651-9
Conta poupança: 16.899-8
Variação: 51
Diego Mendes dos Santos
A equipe do site bomjardimma conhece a historia e a vida de Diego Mendes e também será colaborador da vida estudantil deste jovem guerreiro, não deixem de ajudar nosso conterrâneo.
www.bomjardimma.com
24 comentários:
Ele é uma pessoa maravilhosa a qual tive a honra de trabalhar junto, parabéns pelas suas conquistas amigo. Pode contar comigo!
Esse eh o cara...
pode contar comigo também vc é guerreiro e vai conseguir é se fosse no tempo do gestor anterior ele te ajudaria como ajudou muitos porque ele dizia que queria ver o povo dele era formado ele podia ser ruim mais pra ajudar quem gostava de estudar ele era bom prefeita deveria ajudar mais a cada dia que se passa ela so demonstra que não tá nem ir nem pra educação nem pros menos favorecido cuidado prefeita o mundo da voltas hoje vc tem amanhã pode não ter
Caro amigo diego, sua jornada assim como a de muitos em nosso pais nao foi e nao serah ainda facil! quisera eu ter o poder financeiro para bancar vc e seu estudo nesse momento. mais como vc minha situação não é das melhores! porem quero dizer a vc q por mais que aparecam barreiras em seu caminho,nunca desista, essa é a sua vez, Mostre mais uma vez que vc é vencedor e lembre-se q eu estarei sempre torcendo por vc!.
De seu amigo, junior santos.
Esquece política e deposita logo o dinheiro na conta do rapaz... Esse merece nosso respeito e admiração. As dificuldades da vida fizeram dele um grande homem, que voltará para a nossa cidade como um profissional de qualidade que o povo merece.
Ele merece mt mais....quem pode ajudar ajude-o
sem medir esforços...
meu amigo...
parabens por ter passado..
vc mereci isso e muito mais
Diego nao conheço muito vc, mais o poukinho q conheço sei q vc e um garoto que corre atraz dos seus sonhos. sei muito bem o q e essa batalha. ja formei meu filho pelo ceuma... q atuou na area da saude por 3 anos. devido o baixo salario que ganhava resolveu com a cara e a coragem enfrentar mais 5 anos de faculdade. so q dessa vez nao na area da saude. pq esses profissionai trabalaham muito, tem baixos salarios sao humilhados, e nao passam de cachorrinhos mandados pelos medicos e direçao de hospitais.algumas vezes fui atendida por vc na epeca da antiga gestao. vc e um exelente profissional... va em frente, pq so se e vencedor numa batalha qdo se luta. e vc vai vencer. infelizmente nao posso ajuda-lo finaceiramente pq ja ajudo meu filho na mesma luta. mais vou orar por vc pra q Deus te abençoe na sua tragetoria, no seu objetivo de vida, e q tenha muito sucesso!como cristã deixo aqui o meu apelo q as pessoas q podem ajudar, ajudem esse menino... pq Deus o dara a Recompensa!
Parabens! Voce vai conseguir com fe em Deus
Emocionada com a história dele, tudo que conseguistes até agora é merito seu! Ps: Érica Priscila Ribeiro.
ao anônimo que disse que não pode ajudar porque já ajuda o filho,vc pode dá uma pequena quantia, tenho certeza que vc não vai deixar de ajudar seu filho e ainda vai está ajudando ao jovem diego, eu por exemplo não posso dá muito mais vou depositar na conta dele R$ 15,00 pois se cada umde nós dermos uma pequena quantia já vamos está ajudando, e como vc mesmo disse Deus nos recompensará.
quero parabenizar esse rapaz de uma historia tao sofrida que DEUS te abençoe meu irmao sao pessoas assim que deveriam ser vistas pelos politicos e ser invertido nos estudos delas para quando se formarem ajudarem no seu municipio onde viveu grandes lutas antes e se torna um exemplo para todos parabens
oi diego é comovente sua historia mas deus vai te ajudar tenha fé q tudo vai dar certo.
vc é um guerreiro,e com certeza vai conseguir e vencer mais essa,parabens
Caro amigo conte comoigo e minha familia, vou te ligar. Sargento R.Neto. Povo de Bom Jardim esse rapaz é um vencedor e uma pessoa de carater inabalavel,devemos ajuda-lo.
Que DEUS te ajude e te guie Diego. er só ter fé em DEUS que ele vai te ajudar... eu estou torcendo por você :)
anonimo de 03 de maio das 19:9 eu nao so ajudei o meu filho no curso anterior como estou ajudando a pagar a nova faculdade q ele esta fazendo.
mais realmente vc tem razao... 15 ou 20 reais q se tira nao vai fazer diferençao. ok valew a dica. vou fazer minha parte. depois nao importa aquantia, seja o q for vai ajudar.
qual foi a universidade de Uberaba que ele passou? pra eu ver a lista dos classificados?
Pq vc ta duvidando do cara é?
para quem tá duvidando tá ai o link...
https://www.ingresso.ufu.br/sistemas/matriculaonline/divulgacao/resultado/35/61
Só acho que se vc quer tanto Medicina deveria continuar tentando...
Sou filho de família muito carente também.....
Fui criado só por mãe e nunca conheci meu pai...
Porém tudo que a mesma me deu foi educação....
Meu irmão mais novo faz medicina na ufma... sempre estudou em escola pública também... Ele tentou bastante até conseguir passar...
Eu até hoje estudo....
Então peço que vc continue estudando que com certeza uma hora dessas vc vai passar .... Pode deixar que agora mesmo estarei contribuindo com vc..
Felicidades!!
Abraço!
Não foi em Uberaba, sim Uberlândia, se tivesse lido o texto com atenção teria percebido o seu engano... Seja mais atencioso e menos desconfiado.
https://www.ingresso.ufu.br/sistemas/matriculaonline/divulgacao/resultado/35/61/434 . Eu ajudarei também.
o endereço não deu certo
Cara faço Física de Materiais na UFU , hoje( 04/11/2013 ) que fui ver essa reportagem , fico muito feliz por essa conquista sua ! Parabéns e seja bem vindo... :)
Postar um comentário
Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.
De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.
Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.
Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.
Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.
Obrigado e não deixe de comentar.