Fone: 98-3235-0594 ou 3268-7426

6 de janeiro de 2014

Exercito monta base em São João do Caru e inicia processo de desintrusão da Terra Indígena Awá-Guajá.

Base montada em São Joao do Caru. Foto:
Abraão / informecaru 
O governo federal cumpre a decisão da Justiça Federal do Maranhão e inicia o processo de desintrusão da Terra Indígena Awá-Guajá, localizada entre os municípios de Centro Novo do Maranhão, Governador Newton Bello, São João do Caru e Zé Doca, na região Noroeste do Estado. 

O Exército concluiu a montagem da base principal, em São João do Caru, que dará apoio logístico para o processo de desintrusão, ou seja, a retirada de não índios da área. Dessa maneira, o Estado brasileiro assegura a posse definitiva do local.

A expectativa é que a partir da próxima semana, os oficiais de justiça comecem a notificar os não índios para que saiam voluntariamente da terra em 40 dias, levando seus bens. Por decisão judicial, neste período os posseiros poderão retirar bens móveis, imóveis, animais e quaisquer outros pertences que possam ser removidos sem comprometer a utilização das terras pelos indígenas.

Após este prazo, a justiça expedirá mandados de remoção de todos os ocupantes não índios que estiverem na Terra Indígena, assim como mandados de desfazimento de construções, cercas, estradas ou quaisquer benfeitorias no interior da terra indígena. Todos os não índios vivem ilegalmente na área e deverão deixar o local, ou seja, não há direito a indenização. 

Segundo informações, apesar disto o governo federal fará o reassentamento dos pequenos agricultores (que se enquadrarem nos critérios do Plano Nacional de Reforma Agrária) que já ocupam a terra. Imagens aéreas feitas em setembro de 2013 pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) mostram que na área há em torno de 300 construções.

A ação de desintrusão é interministerial, coordenada pela Secretaria-Geral da Presidência da República em parceria com os ministérios da Justiça (Funai, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria Nacional de Segurança Pública/Força Nacional de Segurança Pública), Gabinete de Segurança Institucional (Abin); Defesa (Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia / Censipam), Saúde (Secretaria de Saúde Indígena) Desenvolvimento Agrário (Incra), Meio Ambiente (Ibama/ Instituto Chico Mendes), Ministério do Desenvolvimento Social e Secretaria Nacional de Direitos Humanos (SDH) e Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

Disque 100

A partir de hoje, 6/1, estará disponível o Disque 100 para informações e denúncias sobre o processo de desintrusão. O serviço, oferecido pela Secretaria de Direitos Humanos/ Presidência da República, funciona 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. As ligações podem ser feitas da região, por meio de discagem direta e gratuita, de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel, bastando discar 100. 

Políticas públicas

Por determinação da Justiça, a ação do governo federal vai além do auxílio à retirada dos não índios da terra. Apesar dos ocupantes estarem em situação irregular, o Incra vai cadastrar e selecionar as famílias que possuem perfil para serem candidatas ao Plano Nacional de Reforma Agrária visando ser assentadas em outras áreas destinadas à reforma agrária. O Incra vai assegurar outros benefícios, como fomento para instalação e inclusão produtiva, vias de acesso e assistência técnica. A moradia será garantida pelo programa Minha Casa, Minha Vida. Outras políticas também estão asseguradas, como os programas Luz para Todos e Água para Todos. 


Sertanejos prometem resistir.


No entanto, a operação é de risco, muito sertanejos que vivem a mais de 40 anos naquela região prometem resistir a desocupação e por conhecerem bem o local pode até haver uma batalha em terras caruenses.


A qualquer momento mais informações. - Todas as imagens são de Abraão Gomes /informecaru.net


www.bomjardimma.com

12 comentários:

quero vê é essa policia prender bandidos que estão aterrorizando todo o Maranhão e o governo finge está tudo bem!

É menino o povo maranhense querendo sobreviver e o governo protegendo índios pra quer? mais tarde eles estão vendendo toda essa madeiras a preço de banana, e as crianças dessas famílias vai ficar na rua passando fome, o governo do Maranhão é uma vergonha nacional, o Maranhão só aparece nos jornais quando tem esse tipo de desgraça.

Ridículo essa ação do Governo Federal,e como fica o povo?já foram gastos 54 milhões nesta ação.

Não consego entender earsssa ação dos governantes,pois eu nunca ouvir dezer que nestas terras viviam índios antes de ser oucupada por essa trabalhadores,porque retirar seis mil pessoas pra colocar trinta e cinco índios,o que há por trás disso tudo.As pessoas que lá estão são trabalhadores dignos que vivem apenas plantando e colhendo sem fazer mal a ninguém,porque essas autotidades não vão se preocupar com a segurança dos maranhences que está precaria,estamos a mercer dos dandidos.

Bom dia meu bom jardim. Bom dia sao João do cara . acabei de ler as notícias do que está acontecendo ai no meu Maranhão.sou de bom jardim mais hoje moro em São Paulo. Olha meu acabei de chegar do trampo e vi na tv comentários sobre as pedrinhas em São Luís. Ai vou ver o computador vejos as notícias de São João do caru.e triste ver esses comentários, e ainda sabendo que tem muitas famílias ai nesse local precisando de ajuda. Será que essas pessoas vão ficar sem moradias? E o que eles plantaram vai pra onde? Se liga roseane sarney. Saudade do meu bom jardim. Saudades da quele banho no rio do caru.um Abraço aos meus comedores de tapiacas.kkkkkkk.

Se a terra é indígena deve ser devolvida.

Se a terra é indígena deve ser devolvida.

ai olha amigo de são jãoa de caru eu moro em são luis esse gorverno ladrao da roseane não estar com nada vamos vota no flavio dino e melhor pra todos nois samos vitima desse bandidos e governo não faz nada todos jornais estao passando essa noticias eu quero essa vaga da roseane veja esse cometario o prefeito do jãoa do caru e cupado de tudo meu povo

As pessoas fazem comentários sem conhecimento dos acontecimentos. Todos os que moram dentro da área em questão, são unanimes em dizer que quando chegaram no local sabiam que era área de preservação. Então não não adianta questionar, esculhambar roseana, ou dilma, ou quem quer que seja, a reserva foi criada em 1961, o presidente era Janio Quadros, será que tem alquem que mora na área antes desse tempo? então deixem falar do que não sabem seus Arnaldos Lacerdas da vida. Só querem fazer "BALDERNAS" como diziz um amigo meu.

O governo não dar a mínimas para os índios tem algo a mais ai que eles querem!

Esse governo de corruptos inclusive o sr prefeito q esta colaborando com essa pouca vergonha deveria está protegendo o povo caruense assim como o ex prefeito bidu fez esse sim merece o voto do povo caruense soube conduzir a situação dessss terras negciando com o governo em seu mandato me desculpem o povo caruense q votou nesse prefeitinho merdinha q e incompetente ele e sua corja q não sabem administrar nem as suas proprias vidas quem deveria estar pagando seria os eleitores dele não pessoas inocentes trabalhadores q construiram suas vidas nessas terras e estão precisando de seu apoio nao de seu desprezo essas terras estao sendo preservadas pelas pessoas q moram nelas não q eu seja contra os indios tenho amigos indios e gosto da proteção q o governo dá a eles agora pergunto onde eles estavam esse tempo todo minha gente essa e mais uma maracutaia da máfia sarney vamos dar o troco para a rosengana essa safada quer tomar essas terras desses trabalhadores porque o próprio sarney as vendeu na época em que ele era presidente da república essas terras foram vendidas a vale por conter riquezas mas a riqueza maior são a vida das pessoas q eles não estão respeitando estou com o povo caruense pois eu moro em bom jardim mais são João do caru faz parte da minha historia de vida adorei trabalhar ai com pessoas q realmente davam valor a esse povo maravilhoso minha gente vamos resistir vamos confiar em Deus ele é o pai soberano e não vai desampara los e sr prefeito crie vergonha na sua cara e apoie o seu povo.

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More