Fone: 98-3235-0594 ou 3268-7426

CARNAVAL 2016

Prefeitura de Bom Jardim realizou grande carnaval na cidade com recurso reduzido.

CASA DA MADEIRA

CASA DA MADEIRA, BR 316, ALto dos Praxedes, Bom Jardim - MA. Faça uma visita, faça um orçamento sem compromisso e comprove o que estamos anunciando..

PARCERIA:

DIA DAS MAE É NA PEIXOTO! COMPRE OU PAGUE SUA PARCELA E CONCORRA A PRÊMIOS.

31 de janeiro de 2014

Banco do Brasil de Bom Jardim está sem dinheiro e com atendimento limitado após explosão de caixa eletronico.

Terminais eletrônicos apos explosão.
A agencia do Banco do Brasil de Bom Jardim está com atendimento limitado após a explosão de caixas eletrônicos interno durante a madrugada de terça-feira (28/01) por uma quadrilha especializada em roubos a banco. Segundo informações da polícia, a ação aconteceu por volta das 3 horas da manhã na agência localizada na Rua Arlindo Meneses, os bandidos chegaram a agência fortemente amardos em um carro modelo GOL azul e uma moto e usaram dinamites para explodir os caixas eletrônicos.

Ao se dirigirem a agencia, os cliente estão com atendimento limitado, não ha dinheiro nos caixas eletrônicos e não é possível fazer depósitos, porem é possível retirar extratos e consultar saldos, alem de realizar pagamentos e transferências.

Em conversa com o Gerente da agencia o Sr. Nonato Medeiros o mesmo nos afirmou que após a ação dos bandidos alguns caixas eletrônicos ficaram danificados com o impacto da explosão, comprometendo a segurança na realização de depósitos automáticos alem de impedir a liberação de contagem de cédulas por conta de uma falha no dispositivo. Segundo o gerente a explosão também comprometeu o sistema que dava acesso ao cofre. "Estamos aguardando a vinda de uma empresa de São Paulo que é especializada em fazer os devidos reparos na agencia, a previsão é que até no meio da semana que vem o caso esteja resolvido, mas como ja disse estamos dependendo da vinda destes profissionais, por isso não há uma previsão exata, Como é época de pagamento de benefícios do INSS a aposentado e pagamento de funcionários da Prefeitura de Bom Jardim estamos orientando aos clientes a procurarem os terminais mais próximos, (Santa Ines e Ze Doca) para realização de saques e depósitos até que nosso sistema esteja normalizado". Enfatizou Nonato Medeiros, Gerente do Banco do Brasil de Bom Jardim.

www.bomjardimma.com

Morre Homem vitima de desabamento de teto de Churrascaria em Bom Jardim.

Teto de antiga churrascaria veio abaixo e fez vitima
fatal em Bom Jardim.
Um homem identificado apenas como Elizú, irmão do ex vice prefeito de Bom Jardim "Eliseu" não resistiu aos ferimentos e veio a falecer na noite desta ultima quinta-feira (30). 

Ele deu entrada no hospital no mesmo dia do acidente, Elizú foi atingido por escombros do teto de uma churrascaria (Churrascaria do Nildão) quando aparentemente estava dormindo no local. O acidente aconteceu por voltas das 15:00 da ultima quarta-feira (29) por causas ainda desconhecidas.  

Ele recebeu atendimento, passou por exames mas não resistiu aos ferimentos e por volta das 21:00 quinta-feira (30) da manhã foi constatado o óbito por morte cerebral.

Familiares agradeceram as mensagens de apoio nas redes sociais e agora aguardam a liberação do corpo, o horário do velorio e sepultamento ainda nao foi divulgado pela familia.

www.bomjardimma.com


29 de janeiro de 2014

POLEMICA: Em sessão secreta, Vereadores da situação conseguem aprovar polemico projeto de contratação.

Mesmo acampados, manifestantes nao conseguiram
impedir votação de projeto.
POLEMICA: Após mais uma invasão e consequentemente mais uma interrupção da Sessão, os vereadores de situação conseguiram a aprovação do polemico projeto em sessão secreta, segundo eles embargados no próprio regimento interno da casa, para alguns uma medida no mínimo polêmica. 

Semelhante ao que aconteceu na semana passada, manifestantes que na maioria são os concursados empossados no final de 2012 (excedentes) e força sindicais (Sindicato dos Professores e Sindicato dos Servidores), voltaram a invadir o plenário da camará municipal para protestar e impedir a votação do polemico projeto de contratação de mais de 800 servidores, suspendo os trabalhos da casa pela manhça, na ocasião o grupo ficou acampado por la até o cair da noite.

A equipe do bomjardimma ouviu as duas partes envolvidas (Oposição e Situação) para trazer a noticia de forma democratica.
Copia da ata da sessão secreta.

Para o Presidente da Camara Dr. Silvano Andrade, Após a decisão da suspensão da sessão, ficou combinado uma nova reunião para discutir o tema, após isso, se retirou para almoçar juntamente com os outros vereadores de oposição, e que neste meio termo os outros vereadores, os de situação teriam se reunido no gabinete do Ver. Marcony e feito o pleito na surdina sem a presença dos demais vereadores, a reunião em questão teria sido presidida pela Vice Presidente Ana Lidia, Porem segundo o Presidente, a parlamentar não poderia tentar passar por cima do regimento e só deveria assumir em casos especiais ou que ele não pudesse estar presente, o que para ele não teria acontecido, alem disso A Vice Presidente Ana não teria comunicado os demais vereadores de oposição que assumiria os trabalhos. O Presidente Dr. Silvano afirmou para nossa equipe que já fez os procedimentos criminais e registrou boletim de ocorrência na delegacia local, a partir de agora vai acionar a justiça, pois segundo ele é publico e notório que não houve sessão e isso alem de ilegal é imoral e que os demais vereadores poderão responder até criminalmente por este ato.

Para os Vereadores da bancada de Governo, todos os procedimentos
Copia da ata da sessão secreta.
foram embasados no regimento interno da casa, e que após a suspensão da sessão os vereadores se reuniram onde o presidente teria remarcado o pleito para as 15:00, assim os vereadores de situação não se evadiram do local e aguardaram até o horário marcado para o reinicio dos trabalhos, porem ao chegar no horário o Presidente ainda não teria se feito presente na Câmara, assim a Vice Presidente Ana Lidia teria assumido para iniciar os trabalhos, porem ao chegar o local, o plenário ainda continuava ocupado por manifestantes, assim os mesmos usaram mais um código interno, o 61º que diz que por falta de segurança a sessão pode ser iniciada de forma secreta, assim os parlamentares se reuniram no Gabinete do Ver. Arão e foi aberta a sessão com os vereadores presentes, onde todos os tramite foram realizados sendo o projeto aprovado por unanimidade diante dos vereadores (8 que são a maioria)que participavam desta sessão secreta, após isso foi lavrada uma nova ata, pois segundo eles o diretor da casa Zé Filho não teria entregue o livro original.

Segundo informações, a partir de agora o projeto aprovado será encaminhado ao executivo municipal, que dentro desta semana deve sancionar o projeto e publicar no Diário Oficial do Estado; Os vereadores de oposição irão buscar na justiça o cancelamento deste pleito, alegando até ato criminoso nesta ação. Até la o que se intende é que o executivo vai iniciar as contratações até uma resposta definitiva da justiça sobre este novo polemico caso.


www.bomjardimma.com

28 de janeiro de 2014

PROTESTO: Manifestantes voltam a invadir o plenário da Câmara Municipal e impedem a votação de projeto de contratação temporária em Bom Jardim.

Manifestantes voltam a invadir o plenario.
Bom Jardim - Semelhante ao que aconteceu na semana passada, manifestantes que na maioria são os concursados empossados no final de 2012 (excedentes) e força sindicais (Sindicato dos Professores e Sindicato dos Servidores), voltaram a invadir o plenário da camará municipal para protestar e impedir a votação do polemico projeto de contratação de mais de 800 servidores.

Os manifestantes voltaram a ecoar gritos de ordem exigindo a não aprovação do projeto solicitado pelo executivo municipal que visa a contratação temporária. "A sessão em questão foi solicitado pelo executivo em caráter extraordinário porque os os vereadores estão em recesso". 

Do Lado esquerdo, concursados, do outros
contratado e assesores.
Os vereadores de situação aguardaram até que o clima acalmasse na casa, com a esperança que conseguissem realizar o certame, porem os manifestantes fizeram plantão e acamparam no local afirmando que não sairiam de lá. Pouco depois um outro grupo de cerca de aproximadamente 20 pessoas, na maioria pessoas que visam contratos e assessores da atual administração invadiram o plenário, onde tambem protestaram, mas para a aprovação e da realização da sessão; Houve um claro desentendimento verbal entre os dois grupos, mas que apesar dos tons exaltados não partiram para agressão. O reforço policial foi chamado e o presidente da câmara temendo o enfrentamento físico dos dois grupos resolveu encerrar a sessão antes mesmo de acontecer. "Apesar da apreensão, nao houve violência e todos os protestos foram pacíficos".
Em uma parte dos protestos, a Ver. Sonia Brandão destacou seu desafeto com o grupo e com a prefeita de Bom Jardim e declarou que não é contra os contratos, mas que defende os direitos dos concursados, segundo ela, caso a prefeita chame os concursados poderia enviar um contrato de até 2 mil emprego que ela votaria. Ao final de seu discurso, a parlamente revelou que semana passada teria recebido um presente da executiva, um relógio de uma marca famosa com valor exorbitante, apesar de não ter entendido direito o motivo do presente, a parlamentar afirmou que aceitou e fez a doação para a classe dos concursados levantarem fundos para sua campanha, afirmando que se a Prefeita quisesse realmente fazer as pazes com ela deveria no minimo era pedir desculpas.
Presidente encerra a sessão.

O Presidente da casa, Dr. Silvano a nossa reportagem que a decisão de adiar a sessão se deu principalmente para preservar a integridade física das pessoas que estavam ali presentes, alem também de preservar o patrimônio publico como aconteceu na semana passada. "Agora é espera que a justiça dê um parecer definitivo em relação ao concursados "excedentes" para que se possa se discutir este projeto sem prejuízos para as pessoas e o município, entendemos os ânimos exaltado da classe, ainda mais agora que centenas de mandados de segurança estão sendo sentenciados a favor dos mesmos, essa discussão agora so sera retomada na volta do recesso, no dia 15 de fevereiro, como citado esperamos que ja tenhamos uma resposta defenitiva sobre este caso". Declarou o presidente.

Um dos lideres do movimento dos concursados, entrou em contato afirmando que os manifestantes continuaram por la até a noite, pois uma informação extra-oficial teria partido em que os parlamentares estaria em articulação para a realização da sessao a noite. (Informação esta que nao foi confirmada por nenhumm vereador ainda).  Em nota, Régis convoca a classe para se unir aos demais colegas no protesto às 7 da noite no plenario da Camara Municipal.

www.bomjardimma.com - Imagens abaixo.

Relogio em questão doado pela
ver. 





URGENTE: Bandidos explodem agência do Banco do Brasil de Bom Jardim - MA.

Agencia do BB de Bom Jardim ficou parcialmente
destruída com a explosão.
Durante a madrugada desta terça-feira (28/01) a agencia do Banco do Brasil de Bom Jardim foi explodida por uma quadrilha especializada em roubos a banco. Segundo informações da polícia, a ação aconteceu por volta das 3 horas da manhã na agência do Banco do Brasil, localizada na Rua Arlindo Meneses, os bandidos chegaram a agência fortemente amardos em um carro modelo GOL azul e uma moto e usaram dinamites para explodir os caixas eletrônicos.

Unico caixa que foi destruido pelas
dinamites.
Em pouco mais de 5 minutos a quadrilha deixou no local um verdadeiro cenário de destruição. O forro foi bastante destruído e a parede frontal que era de vidro foi reduzida a pó devido a forte explosão, afetando grande parte da estrutura da agência.

Antes da explosão, os bandidos tiveram a audácia de furar os 2 pneus dianteiros da viatura da policia militar, que vale ressaltar, tinha sido concertada ontem dia (27) a tarde, mesmo assim, de motocicleta dois Policiais Militares tiveram coragem de sair em perseguição dos Bandidos que fugiram pela BR 316 em direção ao município de Santa Inês.
Segundo a Policia, apesar dos esforços e de ter sido solicitado o apoio da Policia de Santa Ines, os Bandidos conseguiram escapar antes da interceptação na BR.

Pneus da Viatura foram furados pelos bandidos.
Na ação, os bandidos levaram todo o dinheiro proveniente de envelopes e o dinheiro armazenado em apenas um dos caixas que ficou completamente destruído com a explosão.

É grande o clima de insegurança na cidade, em apenas dois dias, O Correios da cidade e o Banco do Brasil foram alvo de bandidos.

Acredita-se que o abastecimento de dinheiro a aposentados e pensionistas em Bom Jardim fique comprometido por uns dias, já que esta é a data que se formam longas filas de pessoas, principalmente aposentados para o saque de seu beneficio na agencia.

A qualquer momento mais informações.

www.bomjardimma.com - Nota, Em caso de reprodução de materia ou de imagens, favor evidenciar os devidos créditos ao editor ou a fonte referida. Mais fotos abaixo, Clique para ampliar.

Parte interna da agencia ficou
comprometida devido ao impacto
da explosao.

 


Ao fundo, e possivel ver o pe de
cabra usado para arrombar a parte in

 



 


 


Camera de Vigilancia foi destruida
por bandidos.

 



 



 



27 de janeiro de 2014

Gilvana Lopes volta a assumir o comando da Secretaria de Meio Ambiente de Bom Jardim.

Gilvana Lopes retorna a Sec. de Meio
Ambiente de Bom Jardim.
De forma oficial, Gilvana Lopes reassumiu hoje (27), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Bom Jardim, a pasta vinha sendo ocupada interinamente por Rodrigo Coelho.
Em sua volta, Gilvana declarou que 2014 é um ano importante para o meio ambiente, onde foi feito um projeto de suma importância de resíduos sólidos, e que segundo ela a pasta tem que apresentar o projeto para a população.

Relembre sua saída:

Ela vinha ocupando o cargo desde o inicio da gestão, e era uma das responsáveis por vários planos para o meio ambiente.

No entanto Gilvana Lopes confirmou por telefone no dia 13 de Dezembro que saiu amigavelmente da pasta, onde se retratou afirmando que passa por problemas de saúde e precisa se dedicar a um tratamento, sendo este o principal motivo de sua saída. 

www.bomjardimma.com

Prefeito "Jadson do Zezinho" emite nota oficial sobre operação da FUNAI em São João do Caru.

Clique e Amplie.
A prefeitura Municipal de São João do Caru tem cobrado, com rigor, do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) a adoção de medidas urgentes no sentido de garantir os direitos dos trabalhadores e trabalhadores caruenses que serão retirados da área indígena Awá-Guajá."

Ainda em nota a mesma esclarece que fará o que estiver ao seu alcance para garantir os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras retiradas da área Awá-Guajá.

E sobre o caso de instalações, a Prefeitura informa que cedeu o Colégio Aldenor Leondida Siqueira, pois o mesmo foi requisitado pela Justiça Federal.
Por Fim, esclarece que a prefeitura fará o que estiver ao seu alcance para garantir o direito dos trabalhadores retirados da reserva.

Do saojoaodocaru.com

Confira a nota ao lado.

ROTINA: Correios de Bom Jardim volta a ser alvo de bandidos na manhã de hoje 27/01.

Agencia dos Correios de Bom Jardim.
A agência dos Correios do município de Bom Jardim, voltou a ser alvo de bandidos, na manhã desta segunda-feira (27).

Segundo informações, por volta das 09h00 dois homens em uma moto vermelha invadiram a agencia, realizaram o assalto e fugiram.

Essa não é a primeira materia falando deste mesmo tema aqui no site, essa já é a 3º ação de bandidos em menos de 1 ano.

"Bom Jardim pode ser tomada por bandidos. Quando não é assaltado o comércio é Agências dos Correio, Lotéricas ou bancos postais, hoje foi mais uma vez assaltada as agência dos Correios", destacou um morador que estava próximo ao assalto.

Vale frisar que a Policia Militar de Bom Jardim está sem as minimas condições de trabalho, pois está até sem viatura para trabalhar, mesmo assim, dois Policiais Militares de Bom Jardim atenderam o chamado e iniciaram a busca dos assaltantes na motocicleta, que é o único veiculo disponível para a PM de Bom Jardim, (assunto será tratado posteriormente).

A qualquer momento mais informações.

www.bomjardimma.com

23 de janeiro de 2014

Após manifestação, Sessão extraordinária é remarcada para próxima terça-feira (28/01).

Após a manifestação que ocorreu na ultima segunda-feira (20/01) Veja clicando aqui, a Câmara Municipal decidiu remarcar a sessão extraordinária para próxima terça-feira (28/01) para tratar sobre a votação do polemico projeto de contratação temporária de mais de 800 funcionários.

Vale ressaltar que o executivo pediu oficialmente para remarcar o pleito no dia seguinte, porem o Presidente da Camara convocou apenas para proxima terça-feira, pois alguns vereadores teriam compromissos pessoais.

A situação deve se articular para que os protestos não interrompam a sessão desta vez, porem os manifestantes já adiantarão que estarão presentes e prometem um forte manifesto caso a PL entre em votação.

A Sessão acontecera a paritr das 09:00 da manha do dia 28/01.

www.bomjardimma.com


22 de janeiro de 2014

Wellington do curso visita área de conflito da reserva indígena Awá-Guajá em São João do Caru.

Wellington do Curso, vice-presidente do PPS-MA, visitou o município de São João do Caru, para acompanhar, de perto, o clima de tensão na área da reserva indígena Awá-Guajá, onde a qualquer momento deverá ser iniciada a operação de retirada de cerca de 1.200 famílias não indígenas. A visita aconteceu domingo (12).

Localizada a 359 km de São Luís e situada entre quatro municípios (Centro Novo do Maranhão, Governador Newton Bello, Zé Doca e São João do Caru), a reserva tem cerca de 116 mil hectares e 37% dela já foi devastada, segundo levantamento feito pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM).

Em São João do Caru, o professor Wellington visitou a Base Operacional que foi montada pelo Exército Brasileiro para dar apoio logístico à realização do processo de desintrusão. Na base operacional, além do Exército, há representantes da Força Nacional, Polícia Federal, Polícia Rodoviária, INCRA, FUNAI, IBAMA, Ministério da Saúde e Secretaria Geral da Presidência da Republica.

O professor Wellington visitou, também, um acampamento montado por aproximadamente 200 não indígenas e ocupantes da área em conflito, em São João do Caru, a cerca de 300 metros próximos da Base Operacional montada pelo Governo Federal.

Os conflitos pela posse de terra na região já se estendem desde 1992 e a retirada de ocupantes não indígenas da TI AWA GUAJA cumpre uma decisão judicial do Tribunal Regional da 1ª Região, de 2012, que reconheceu o direito territorial dos índios e a nulidade de todos os títulos de domínio concedido pelo poder público. O processo de entrega das notificações para as famílias que ocupam a reserva terra indígena Awá-Guajá deve se estender de 10 a 15 dias. Após o término desse prazo, as famílias notificadas terão 40 dias para deixar o local.

‘É necessário um acompanhamento mais de perto da área em conflito por parte da sociedade e dos poderes constituídos, para monitorar o processo de desintrusão da terra indígena, dando apoio às centenas de famílias não indígenas, envolvidas na desocupação, que ainda não têm uma área definida para onde ir, bem como não serão indenizadas, mas precisam ter respeitada a sua dignidade. O clima na região é tenso’, destacou Wellington do Curso.
Do Blog do Hilton Franco.

União dos Estudantes de Bom Jardim (UMESB) emite nota de esclarecimento.

Higor Ferreira. Pres. da UMESB.
A União dos Estudantes Secundaristas de Bom Jardim (UMESB), emitiu nota em que esclarece a declarção veiculada em carro de som do atual vice-presidente da União dos Estudantes Secundaristas de Bom Jardim (Marcio).

Segundo o texto, A UMESB tomou uma decisão sim, mas do lado dos estudantes, - A diretoria da UMESB com base na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentaria) sabe que a prioridade de todos os profissionais de educação principalmente professores é para os concursados, agora se ha necessidade de contrato para servidores para educação é de competência dos órgão responsáveis a aprovação ou não de tal projeto.

Apesar disso a UMESB não se mostrou a favor do polemico contrato de servidores, Apenas queremos que imediatamente seja solucionado os problemas dos profissionais da educação pra que possam começar o ano letivo normalmente com todas as aulas e todas as escolas da rede do município, sede e zona rural.

Gostariamos de ressaltar que a nota foi veiculada em nome do próprio vice presidente "Marcio" e que se foi relacionado o nome da entidade, foi por algum equivoco, pois eu Higor Ferreira e toda a diretoria da UMESB estamos do lado da classe estudantil aguardando a decisão dos órgãos competentes que é o Legislativo, Executivo e Judiciários onde devem tomar as providencias cabíveis o mais rápido possível, pois as aulas deste ano letivo de 2014 por lei da copa tem que começar até o dia 10 de fevereiro.

Portanto, até la vamos aguardar a decisão de nossos representantes, e caso nao haja nenhuma solução para o problema, a entidade ira sim se manifestar, seja com cobranças ou manifestos exigindo a rápida solução para tal problema, pois é inadmissível que o mesmo que aconteceu ano passado ocorra tambem neste ano.

Atualmente o presidente da UMESB é Higor Ferreira.

www.bomjardimma.com

21 de janeiro de 2014

CASO CONCURSO: TJ-MA julga recursos de mandados de segurança favoráveis aos concursados "excedentes".

Mandados de Segurança impetrados ainda no ano
passado.
Mais um capitulo da novela "O CASO CONCURSO":

O Tribunal de Justiça do Maranhão, (TJ-MA) julgou alguns recursos, onde deu sentença favorável aos mandados de segurança impetrados pela classe prejudicada, a decisão é do dia 16 de dezembro, porem como o tribunal estava em recesso foi publicado apenas hoje dia 21 de janeiro.

No recurso os desembargadores negaram o recurso protocolado pela prefeitura, dando assim a vitoria para os "excedentes".

Segundo informações, a partir da publicação, espera-se que o juízo local seja notificado para fazer os tramites cabíveis ao processo, e a expectativa é que os que tiveram mandado de seguranças impetrados com causa ganha sejam reintegrados aos seus postos de trabalhos.

Veja decisão de um dos mandados:

TERCEIRA CÂMARA CÍVEL
APELAÇÃO CÍVEL Nº. 55704/2013 - BOM JARDIM
APELANTE: MUNICÍPIO DE BOM JARDIM
ADVOGADO: TIBÉRIO MARIANO MARTINS FILHO
APELADA: VANESSA COSTA E SILVA
ADVOGADO: MARCOS AURÉLIO DA SILVA DE MATOS
RELATOR: Desembargador Lourival de Jesus Serejo Sousa

EMENTA

APELAÇÃO CÍVEL. MANDADO DE SEGURANÇA. SERVIDOR CONCURSADO. EXONERAÇÃO SUMÁRIA. AUSÊNCIA DE PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO. NULIDADE. REINTEGRAÇÃO EM CARGO PÚBLICO. CONFIGURAÇÃO. IMPROVIMENTO.
1. Constatada a ausência de processo administrativo anterior ao ato que tornou nula a nomeação e determinou a exoneração do servidor público concursado, há que se reconhecer sua nulidade, em consonância com os princípios constitucionais da Administração Pública.
2. Inteligência da Súmula 20 do STF.
3. Apelação improvida monocraticamente (art. 557, caput, do CPC).

DECISÃO

Trata-se de Apelação Cível interposta pelo município de Bom Jardim contra sentença proferida nos autos do Mandado de Segurança nº. 27/2013, da lavra do MM. juiz de direito da Comarca de Bom Jardim, a qual concedeu a segurança no sentido determinar a nulidade de Decreto que trata da exoneração servidor e reintegrar a apelada no cargo em que fora aprovada em concurso público (fls. 84-85).

Consta dos autos que a apelada fora aprovada em concurso público para exercer a função de Agente Administrativo do município de Bom Jardim, tendo sido sumariamente exonerada sob o argumento de que foi nomeada em período vedado pela legislação eleitoral e pela Lei de Responsabilidade Fiscal (fls. 1-23).

Nas razões recursais o apelante afirma que a sentença está completamente dissociada das provas dos autos, pois a nomeação da apelada viola a legislação eleitoral e a Lei de Responsabilidade Fiscal. Assim, pugna pelo conhecimento e provimento do recurso com a reforma da sentença, para denegar a segurança e manter a exoneração da servidora pública. (fls. 92-100).

Contrarrazões pela manutenção da sentença (fls. 121-125).

A Procuradoria Geral de Justiça manifestou-se pelo conhecimento e improvimento do apelo com a manutenção da sentença (fls. 133-135).

É o relatório. Decido.

Inicialmente, verifica-se que o recurso interposto está em confronto com jurisprudência dominante dos Tribunais superiores e deste Tribunal de Justiça, circunstância que autoriza o seu julgamento por meio de decisão unipessoal (art. 557, caput, do CPC).

Não se pode admitir, nos tempos atuais, a exoneração de servidor público de forma abrupta, sem a formalização do necessário processo administrativo, sem oportunizar defesa ao servidor que se pretende exonerar. Trata-se de gritante afronta a princípios constitucionais, notadamente do devido processo legal, bem como aos princípios de direito administrativo.

Esse é o entendimento do STJ, do STF e deste egrégio TJ, in verbis:

AGRAVO REGIMENTAL. RECURSO ESPECIAL. ADMINISTRATIVO E PROCESSUAL CIVIL. VIOLAÇÃO DO ARTIGO 535 DO CPC. NÃO OCORRÊNCIA. ANULAÇÃO DE CONCURSO PÚBLICO. EXONERAÇÃO DO SERVIDOR SEM AMPLA DEFESA E CONTRADITÓRIO. GARANTIAS INAFASTÁVEIS. PRECEDENTES.
1. De acordo com o artigo 535 do Código de Processo Civil, os embargos declaratórios são cabíveis nas hipóteses de haver omissão, contradição ou obscuridade na decisão prolatada. Não pode tal meio de impugnação ser utilizado como forma de se insurgir quanto à matéria de fundo, quando esta foi devidamente debatida no acórdão embargado.
2. Revela-se nula a exoneração dos recorridos por força de ato unilateral que, em afronta à segurança jurídica, desconstituiu situação constituída com aparência de legalidade sem que assegurados a ampla defesa e o contraditório. Precedentes.
3. Agravo regimental improvido.
(AgRg no REsp nº. 1180695/MG. Min. Maria Thereza de Assis Moura. T6 - Sexta Turma. julg. 10/4/2012. pub. 23/4/2012).

PROCESSO CIVIL. APELAÇÃO CÍVEL. ADMINISTRATIVO. DEMANDA CONDENATÓRIA PROPOSTA POR SERVIDOR MUNICIPAL. VÍNCULO FUNCIONAL PATENTE. EXONERAÇÃO SEM PRÉVIO PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO DESENVOLVIDO À LUZ DO DEVIDO PROCESSO LEGAL. NULIDADE DO ATO ADMINSTRATIVO. VERBA HONORÁRIA. ALTERAÇÃO. PARCIAL PROVIMENTO DO APELO. I - É vedado ao Poder Público desconsiderar ato de posse e efetivo exercício das funções por servidor público que, mesmo aprovado em concurso público, foi sumariamente exonerado sem que lhe fosse garantido o contraditório e a ampla defesa através de procedimento administrativo válido; II - o reconhecimento, em Juízo, de nulidade de ato de exoneração opera efeitos ex tunc, tendo o servidor exonerado direito aos vencimentos referentes ao período em que ficou afastado; III - constatando-se que foge à proporcionalidade e razoabilidade o valor atinente à condenação em honorários advocatícios, faz-se-lhe imperiosa a redução; IV - apelo provido em parte, tão somente para reduzir a verba honorária.

(Apcível nº. 19962/2011. Acórdão nº. 106336/2011. Rel. Des. CLEONES CARVALHO CUNHA - julg. 26.9.2011).

STF. Súmula nº. 20. É necessário processo administrativo com ampla defesa, para a demissão de funcionário admitido por concurso.

Outro aspecto deve ser enfrentado. Na presente ação não se discute a legitimidade da Administração Pública em efetuar o controle de seus próprios atos, quer sejam legais ou ilegais, discute-se, sim, a regularidade dos procedimentos que o município apelante utilizou para exonerar sumariamente servidor público concursado.

Diante do exposto, sendo o recurso confrontante à jurisprudência dominante deste egrégio Tribunal de Justiça, do Superior Tribunal de Justiça e do enunciado de Súmula do Supremo Tribunal Federal, nos termos do art. 557, caput, do CPC, e de acordo com o parecer ministerial, NEGO-LHE PROVIMENTO PARA MANTER A SENTENÇA MONOCRÁTICA EM TODOS OS SEUS TERMOS.

Publique-se.

São Luís, 16 de dezembro de 2013.

Desembargador Lourival Serejo
Relator

www.bomjardimma com informações do jurisconsult


Rodovia MA-318 "Estrada dos Sonhos" que liga Bom Jardim a São Joao do Caru contínua tomada por lama e buracos.

Rodovia possui 31 pontes de madeira caindo aos pedaços. Governo Roseana precisa construir 1 ponte a cada 11 dias para interligar Bom Jardim a São João do Carú por asfalto até o fim do ano.
Uma equipe da TV Mirante foi flagrada em São João do Carú, mas não fez matéria sobre a estrada.


O informe publicitário do governo Roseana diz que todos os municípios maranhenses terão acesso por asfalto até o final do ano e que o estado ganha 1.100 Km de novas estradas. Dá nojo ver a propaganda mentirosa.

Para desmascarar o governo, basta trafegar na rodovia MA-318 entre os municípios de Bom Jardim e São João do Carú. São 86 Km de lama e buracos.

O tempo para percorrer o trecho é de 5 horas. ‘ Nós saímos 3h da madrugada de São João do Carú para chegar as 8h em Bom Jardim em cima desse pau de arara. É o maior sofrimento do mundo isso’, lamenta uma passageira com um recém-nascido no colo.

‘A Roseana já mentiu várias vezes dizendo que vai asfaltar essa estrada e até hoje nada, diz outro passageiro. A rodovia já está sendo apelidada de ‘Estrada dos Sonhos’, de tanta promessa que Roseana fez e nunca cumpriu.

Além de lama e buracos, a MA-318 possui 31 pontes de madeira em estrado precário. Há pontes até de palmeira de babaçu. Viajar pela rodovia é uma aventura. Basta chover que surgem os atoleiros.

Cabe mencionar que a pavimentação dos 86 km já foram licitados diversas vezes, a última vencida pela construtora DUCOL que pretende iniciar os trabalhos ainda no inverno na rodovia. É ver para crer.

A reportagem é de Hilton Franco e alguns complementos do www.bomjardimma.com







20 de janeiro de 2014

Manifestantes invadem e interrompem sessão extraordinária na Câmara que aprovaria projeto de contratação em Bom Jardim.

Manifestantes interropem sessão que aprovaria
projeto de contratação.
Um grupo de manifestantes, formados principalmente por professores, concursados e integrantes de movimentos sociais, que acompanhava a sessão extraordinária da Câmara de Vereadores de Bom Jardim que tinha como objetivo a aprovação do polemico projeto de contratação de mais de 800 servidores nesta segunda-feira (20), invadiram o plenário e interromperam a sessão.

Logo após o inicio dos trabalhos, alguns manifestantes invadiram a área destinada aos vereadores e a imprensa, o que provocou a retirada deles do Plenário e a suspensão da sessão. A Guarda Municipal (GM) e a Polícia Militar (PM) foram chamados, mas não houve registros de agressões. O grupo agiu o tempo todo de forma pacífica ecoando gritos de ordem, hino nacional e gritos de movimentos sindicais.

Segundo os manifestantes, esta medida é uma retaliação ao projeto, onde segundo eles deve continuar mesmo em sessões ordinárias ou caso marquem uma outra extra para tratar sobre o assunto, a decisão é um temor sobre a ação que a prefeita de Bom Jardim fez recentemente onde alegou irregularidades no concurso publico "O caso ainda tramita na justiça". 

A votação deste projeto iria para votação mesmo com o parecer desfavorável da comissão presidida pela vereadora Sandra Salomão que em seu laudo deixou claro ser a favor do concurso e contra a aprovação da contratação, no entanto o projeto seria votado e conseqüentemente seria aprovado, pois a situação tem a maioria no plenário municipal.

Após o encerramento, o Presidente Dr. Silvano Andrade afirmou que a decisão da suspensão da sessão foi para preservar a integridade fisica e moral dos manifestantes, assim como também preservar o patrimônio publico. Para o Ver. Arão esse manifesto se torna desnecessário visto que para ele é de suma importância a aprovação deste projeto, onde segundo ele esta medida pode vim a atrasar mais um ano letivo caso não seja resolvida esta situação.

Até o fechamento desta materia os vereadores continuavam reunidos na sala do Presidente da Camara Municipal, e alguns manifestantes continuavam de vigilia no plenario.

A qualquer momento mais informações.

www.bomjardimma.com - Pequeno Video Abaixo... por problemas tecnicos nao esta da forma adequada.









19 de janeiro de 2014

Em entrevista, Ver. Arão convoca população para sessão e fala sobre o polemico projeto de contratação de mais de 800 funcionários.

Ver. Arão, Lider do Governo na Camara.
O Ver. Arão procurou a Radio Atrativa FM para convocar a população e prestar esclarecimento sobre o polemico projeto que visa a contratação de mais de 800 funcionarios, acompanhe agora abaixo os melhores momentos da entrevista do vereador lider do governo na Camara Municipal.

- Vai ser uma sessão extraordinária, teve alguns representantes do sindicato dizendo que a camara iria fazer uma sessão na surdina, e venho aqui dizer que nenhum dos vereadores tanto os de situação e de oposição compactuar com uma coisa dessas.

Quero dizer para as pessoas que vem espalhando boatos, para tomarem cuidado com suas palavras. Tínhamos programado essa sessão para o dia 13, que não houve por desencontros dos parlamentares e após isso, houve um concesso para remarcar para o dia 20 (amanha), mas caso acontecesse nas datas anteriormente marcada nos convocaríamos em carro de som e nos veículos de comunicação convocando a população, pois sabemos que é este projeto é de interesse da sociedade, pois existe um deficit muito grande de funcionários.

Ai eu digo a vocês, em 2013 mesmo com todos os concursados não conseguiram suprir a demanda que o municipio precisava no quadro, então os concursados permanecendo ou nao, existe a necessidade de contrato e posteriormente de concurso, pois nem todos os povoados foram contemplados, nos temos por exemplo, varias novas regiões com necessidade grande de funcionário, então é isso que a gente está reivindicando, então peço que toda a população vá a Câmara, não de forma leviana destorcendo os fatos para prejudicar. A câmara municipal nao sera irresponsável para deixar crianças sem aulas por mais um ano, se por um acaso houve a queda do concurso, sera obrigado é contratar mais ainda, eu nao sou contra nenhum concursado, pelo contrario mas isso é a justiça é que irá defenir...

A câmara municipal não tem nenhuma responsabilidade com o caso dos concursados, é o judiciário que vai definir, então nao venham botar cargas nas nossas costas.

Então vamos botar o projeto para votação, precisamos recuperar as perdas que tivemos no ano passado, e com essa briga só quem perde é nossas crianças.

Então peço a todos que vão para a câmara municipal nesta segunda, eu inclusive, estou fazendo o convite para toda a população, é bom ouvir o que temos a dizer.

Paulo Costa (Radialista da Atrativa): Ver. qual poder voce tinha para realizar uma sessão as escondidas ja que voce nao faz parte de mesa diretora? como voce faria isso, já que foi veiculado por um outro veiculo de comunicação?


Pois é paulo, essa pergunta e bastante pertinente, como eu como apenas um vereador faria uma sessão as escondidas?... Eu nao faço parte de mesa diretora, isso nao existe, estamos para trabalhar para mais de 40 mil habitantes, nao engando as pessoas, como algumas pessoas vem fazendo... reconheço que o governo não iniciou bem, houve perseguições, enfim... Mas graças a deus hoje o governo esta pelo menos andando e nos temos que da essa sustentação. entao eu nao me preocupo com essas pessoas, porque eu nao tenho tempo de odiar quem me odeia pois estou muito ocupado amando que me ama. E que elas procurem o que fazer em seu trabalho. Pois quem solicita é o executivo e o legislativo no caso o presidente é quem convoca, e sem duvidas o presidente nao permitiria que uma sessão as escondidas acontecesse, assim como nos.

E so quero fazer uma observação, para as pessoas que ao usarem um microfone em um veiculo de comunicação, que tenham responsabilidade em suas palavras, observe o que esta dizendo, pois nao adianta manipular o povo, porque o povo nao é bobo, pois tudo que eu falo é embasado em fatos.

Considerações finais.

Quero novamente convidar a população para assistir a sessão, pois é de suma importancia para todos nossos munícipes, e reforço mais uma vez para aquelas pessoas que acham que vamos nos intimidar com pressão para nao votar este projeto, que vamos votar sim, pois nao lutamos contra ninguem (concursados) estamos é a favor das nossas crianças e da população, queremos que as aulas votem a normal e todos os serviços publicos, e quem ganha com isto e nossa população, e nao acho justo deixar tudo parado por conta de pressão de próprios funcionários (sindicato) do municipio, a população nao deve ser prejudicada, e volto afirmar que nao sou contra a nenhum concursado. O executivo detectou falhas na elaboração do concurso, reivindicou isto na justiça e apenas a justiça pode julgar essa situação. Vereador nenhum

tem força e nao pode mudar uma decisao da justiça, apenas o juiz pode dar seu veredito para dizer se esta certou ou errado. Isso foi apenas um esclarecimento para a população.

Estrevista concedida a Radio Atrativa FM e cedida gentilmente ao www.bomjardimma.com

18 de janeiro de 2014

IMPERDIVEL: HOJE TEM SKOL BEATS, A FESTA! NA DANCE NINJA!

Hoje, sábado acontece a festa que é sucesso em todo o Brasil! Skol Beats, a balada mais Redonda do planeta com participação do top Giro95 DJ And Producer - Mister Junior Project.
Essa vai ser imperdivel, vai ser Show...
Local Danceteria Ninja a partir das 20:00 e terá participação da Galera mais top da cidade!.

IMEPRDIVEL.

Realização: Fran Costa e Yuri Lima.

Apoio: Fran Lima da Digital e www.bomjardimma.com

17 de janeiro de 2014

COMUNICADO: Secretaria de Cultura adia reunião com blocos carnavalescos de Bom Jardim para terça-feira.

A Secretaria Municipal de Cultura de Bom Jardim emitiu comunicado adiando para terça-feira (21/01), a partir das 19:30 horas, a reunião com representantes e presidentes de blocos carnavalescos da cidade. De acordo com o secretário de Cultura, Rodriguinho, a reunião será no auditório da Prefeitura Municipal e visa discutir assuntos referentes ao Carnaval 2014.

Ainda segundo o Secretario é fundamental a presença dos interessados, pois caso nao haja a procura a na reunião, o bloco ausente poderá nao contar com o apoio do executivo municipal.
www.bomjardimma.com

COMUNICADO: Secretaria de Cultura convoca blocos carnavalescos de Bom Jardim para reunião.

A Secretaria Municipal de Cultura de Bom Jardim realizará, hoje (17/01), a partir das 19:30 horas, uma reunião com representantes e presidentes de blocos carnavalescos da cidade. De acordo com o secretário de Cultura, Rodriguinho, a reunião será no auditório da Prefeitura Municipal e visa discutir assuntos referentes ao Carnaval 2014. “A nossa intenção é realizar um carnaval planejado, com a participação de todos e envolvendo a classe mais interessada na festa”, afirmou o Secretário. 

Ainda segundo o Secretario é fundamental a presença dos interessados, pois caso nao haja a procura a na reunião, o bloco ausente poderá nao contar com o apoio do executivo municipal.
www.bomjardimma.com

16 de janeiro de 2014

OFICIAL: Prefeitura solicita Sessão extraordinária para aprovar projeto de contratação temporária de 816 funcionários.

OFICIAL: O Presidente da Câmara Municipal de Bom Jardim, Dr Silvano Andrade confirmou que foi solicitado oficialmente a realização da sessão extraordinária que tem como objetivo a aprovação do polemico projeto de contratação de mais de 800 funcionários. A Sessão que inicialmente foi solicitada para hoje (16) às 19:00 foi remarcada para a próxima segunda-feira (20/01) a partir das 09:00 da manhã.

Por ter sido solicitado em cima da hora, O presidente afirmou que achou inconveniente a realização do pleito sem a presença de parlamentares como Sandra, Sonia, Chico do Braz entre outros, por isso o adiamento. Porem com pressão popular dos concursados ou não, o projeto deve ser votado na segunda e consequentemente sera aprovado pois o governo tem a maioria de parlamentares na casa e os vereadores em questão da base são a favor do projeto.

Mesmo assim, alguns vereadores temem represarias por partes dos concursados, mas devem comparecer à sessão extraordinária na segunda.

A qualquer momento mais informações.

www.bomjardimma.com




Divulgado gabarito preliminar do Concurso Público de Bela Vista - MA

A Prefeitura de Bela Vista, por meio da R&P Recursos Humanos divulga o gabarito preliminar do Concurso Público realizado no último domingo.

A Prefeitura Municipal de Bela Vista publica, para os efeitos legais, o Gabarito Preliminar das Provas Objetivas do Concurso Público realizado no dia 12 de Janeiro de 2014, nos termos do Edital nº001/2013.
Segue abaixo a lista dos gabaritos por Cargo.
Para ver o gabarito oficial clique no link abaixo direto do site da empresa R&P.

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More