Fone: 98-3235-0594 ou 3268-7426

26 de setembro de 2013

BOMBA: TJMA concede liminar que suspende a decisão da Ação Civil Pública que favorecia os concursados.

Des. Guerreiro Junior, Presidente do TJ - MA
Os 383 servidores correm o risco de serem afastados de seus cargos. No entanto a decisão não se aplica a todos, já que não tem prevalência sobre as sentenças procedentes dos Mandados de Segurança individuais impetrados.

Na tarde de hoje (25), a o atual Executivo Municipal de Bom Jardim, por meio de uma ação cível incidental protocolada ontem (24/09/2013) no Tribunal de Justiça, conseguiu suspender os efeitos da decisão liminar proferida pelo Juízo de Direito da Comarca de Bom Jardim nos autos da Ação Civil Pública 215/2013, protocolada pela Promotoria de Justiça de Bom Jardim no início do ano.

A decisão liminar garantiu, em um primeiro momento, a efetivação da entrada em exercício dos 383 servidores municipais empossados no final de 2012 e impedidos de assumirem seus cargos pelo atual governo municipal (que editou Decreto anulando as nomeações de todos os considerados excedentes).


A suspensão da decisão liminar, em termos processuais, não tem força de afastar de suas funções todos os 383 servidores objetos da presente lide.

Segue o inteiro teor da decisão monocrática proferida na data de hoje (Processo nº. 0458032013 – TJMA):

D E C I S Ã O


Município de Bom Jardim, por seus advogados, requer a suspensão da liminar em sede da Ação Civil Pública nº 215-41.2013.8.10.0074, prolatada pelo MMª. Juíza de Direito da Comarca de Bom Jardim deferiu a tutela antecipada "(...) para declarar a ilegalidade do Decreto Municipal nº 003/2013 e determinar o restabelecimento das nomeações outrora realizadas, bem como válidos os termos de posse e exercício dos concursados, recolocando todos os nomeados em seus respectivos locais anteriormente ocupados, sob pena de multa diária de R$ 1.000,00 (hum mil reais), além de resposabilização da atual gestora por ato de improbidade administrativa".

Em síntese, alega o requerente a ocorrência de grave lesão à ordem do município, bem como à saúde, à segurança e à economia pública municipal.

Relata que a ação civil pública foi proposta pelo Ministério Público sob o fundamento de que os motivos que deram ensejo à edição do Decreto n.º 003/2013 (aumento de despesa com pessoal no período vedado e contrário à Lei de Responsabilidade Fiscal) não estariam comprovados, e que com base nessas alegações foi concedida a tutela antecipada sem oitiva da parte contrária.

Ressalta que está em curso na Administração Municipal procedimento para apuração das irregularidades/ilegalidades do referido Concurso, que poderão culminar com a anulação deste.
Sustenta a possibilidade de grave lesão à finanças públicas pela nomeação de excedentes, o que importa em elevação do percentual de gasto com pessoal em 2013, 2014 e 2015, acima do limite permitido pelos artigos  19 e 20 da LRF e artigos 40 e 41 da LDO para o exercício 2013.

Sustenta que a liminar concedida culmina em invasão à esfera de atuação do Executivo e, ao final, requer a concessão de suspensão da execução de liminar.

É o essencial a relatar.

O pedido de suspensão de execução de decisões judiciais é um meio posto à disposição das Pessoas Jurídicas de Direito Público ou do Ministério Público para que possam pleitear, junto ao Presidente do Tribunal, a concessão de uma contracautela destinada a suspender a execução de liminar, de tutela antecipada, de sentença ou de acórdão proferidos em determinadas ações movidas contra o Poder Público ou seus agentes, visando a evitar, enquanto não definitiva a decisão, grave lesão à ordem, à saúde, à segurança e à economia públicas.

Trata-se de medida de exceção e, por esta natureza, seu deferimento se restringe a requisitos específicos, sendo indispensável, portanto, que se faça a efetiva demonstração de que o cumprimento da decisão resultará grave lesão a quaisquer dos bens públicos tutelados pela legislação específica.

Dessa forma, a cognição do Presidente do Tribunal no presente incidente processual é restrita e vinculada, cabendo apenas a análise da possível lesão pela decisão impugnada a um dos bens tutelados legalmente, não cabendo assim, a análise do meritum causae da demanda.

O Supremo Tribunal Federal tem entendimento pacífico neste sentido:

(...) 2. SUSPENSÃO DE SEGURANÇA. Exame pleno da causa. Inadmissibilidade. ICMS. Decreto paulista nº 54.177/2009. Substituição tributária. Constitucionalidade da questão. Alta complexidade. ADI nº 4.281. Impossibilidade de aprofundado exame de mérito no incidente de suspensão. Precedentes. Agravo regimental improvido. O incidente de suspensão não permite plena cognição da causa.
(SS 4177 AgR, Relator(a):  Min. CEZAR PELUSO (Presidente), Tribunal Pleno, julgado em 17/02/2011, DJe-047 DIVULG 11-03-2011 PUBLIC 14-03-2011 EMENT VOL-02480-01 PP-00112)

Comunga de idêntico posicionamento o Superior Tribunal de Justiça:
(...) 1. Asuspensão de liminar e de sentença limita-se a averiguar a possibilidade de grave lesão à ordem, à segurança, à saúde e às economias públicas. Não se examinam, no pedido de contracautela, os temas de mérito da demanda principal.
(AgRg no REsp 1207495/RJ, Rel. Ministro HUMBERTO MARTINS, SEGUNDA TURMA, julgado em 14/04/2011, DJe 26/04/2011)

Analisando as razões expendidas pela requerente, a fim de ensejar a suspensão da liminar concedida em primeiro grau, infere-se que o pleito merece ser deferido. Afinal, a nomeação de concursados para o preenchimento de cargos públicos ser atividade discricionária da Administração Pública, dependendo da conveniência e oportunidade administrativas, cabe ao Poder Judiciário, tão somente, quando devidamente provocado, aferir a sua legalidade ou a inércia em fazê-la.

Verifico que, de fato, a medida obrigará o Município a adotar uma completa reorganização administrativa, o que acabaria caracterizando uma indevida ingerência do Poder Judiciário no âmbito de atuação do Poder Executivo, que teria de modificar seu quadro de pessoal, quando já em andamento os serviços públicos, bem como precisaria remanejar recursos que estão sendo aplicados em outros serviços administrativos.

Da apreciação dos autos, é possível perceber a invasão na esfera de atuação do Poder Executivo, evidenciando notória desconformidade com a Constituição Federal.

Tal ingerência somente poderia ser admitida, acaso verificada, de forma patente, a ocorrência de flagrante ilegalidade no ato praticado pelo requerente, fato que não restou devidamente demonstrado nos fundamentos da decisão liminar aqui impugnada, mormente pela sua natureza eminentemente prelibatória.

Assim, na hipótese dos autos, justifica-se a necessidade de serem suspensos os efeitos da liminar concedida, posto que em desacordo com os princípios da harmonia e independência dos Poderes, bem como ignorou a possibilidade de lesão à ordem e finanças públicas.

Diante do exposto, considerando presentes os pressupostos autorizadores da suspensão de liminar, defiro o pedido suspensivo.

Comunique-se ao Juízo da Comarca de Bom Jardim.
Publique-se. Cumpra-se.
São Luís, 24 de setembro de 2013.




Apesar do respeitável (e mais que discutível) entendimento apresentado pelo Des. Guerreiro Junior, em uma medida judicial espetacularmente julgada em menos de 24 horas, aos servidores municipais beneficiados com a iniciativa do Ministério Público local e que buscaram assegurar seus direitos por meio de mandado de segurança, de forma individual, pelo menos neste momento não há com o que se preocupar.

Ocorre que a referida decisão proferida pelo TJMA na data de hoje, decisão essa monocrática (proferida por um só julgador) refere-se tão somente a decisão liminar expedida na Ação Civil Pública 215.

Diante desse contexto, aos que procuraram a via mandamental (mandado de segurança) e tiveram sentença de mérito favorável (como aconteceu com todos que buscaram essa saída processual), não há que se falar em risco de afastamento de seu cargo, pois a sentença favorável proferida pelo Juízo de Direito da Comarca de Bom Jardim continua prevalecendo e assegurando a permanência nos cargos.

Por óbvio que o executivo municipal de Bom Jardim está buscando, também, “derrubar” estas sentenças, o que é uma discussão judicial que, convenhamos, não se acredita ser julgada em 24 horas como foi a decisão proferida pelo Des. Guerreiro Junior na data de hoje e, a longo prazo, não se espera a menor possibilidade de êxito.

Como toda e qualquer discussão judicial se sustenta sobre argumentos e entendimentos, considerando o histórico de críticas ao Judiciário Estadual, em especial a cúpula deste, pode-se esperar de tudo um pouco, mas as circunstâncias do caso, sejam processuais ou sociais, certamente prevalecerão.

Estamos a tratar de mais de 200 (duzentos) mandados de segurança (considerando que nem todos os 383 prejudicados se usarem desta via processual), 200 sentenças favoráveis que o Município tentará, em 2º instância (TJ), derrubar por meio de Recurso de Apelação (que por enquanto ainda encontra-se sob os cuidados do Judiciário de Bom Jardim, aguardando o transcurso do prazo para serem apresentadas contrarrazões). Vale destacar que estas contrarrazões são meramente acessórias, e que, apresentadas ou não, não influirão em prejuízo processual.

Todos os recursos interpostos pelo Município, contra as sentenças dos MS foram recebidas apenas em seu efeito devolutivo (sem o poder de suspender, no entendimento do Juízo local, os efeitos da sentença). Acredita-se  que esse mesmo entendimento será seguido pelo Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, pois estamos a tratar não mais de apenas uma ação civil, mas de centenas de ações mandamentais, que visam assegurar direitos individuais, entendidos e julgados definitivamente pela Comarca de Bom Jardim como direitos “líquido e certo”.

EM LINHAS DIRETAS:

1) Há sim possibilidade de daqui a alguns meses o Município de Bom Jardim conseguir anular as sentenças proferidas nas centenas de mandados de segurança, só que disso cabe recurso, com possibilidade de ser recebido com o bendito efeito suspensivo (o que não alteraria em nada o status atual; os servidores continuariam em seus cargos);

2) Só que até lá, espera-se que o Ministério Público do Estado do Maranhão tome providências enérgicas sobre a decisão alcançada hoje, e consiga derrubá-la em sede de STJ ou STF, a depender da tese a ser explorada (o que não alteraria em nada o status atual; os servidores continuariam em seus cargos);

3) De qualquer forma, conseguindo-se anular ou não a decisão proferida hoje (25) pelo TJ, a Ação Civil Pública 215/2013 será sentenciada (o que pode acontecer essa semana, ou na outra, ou em um mês) e certamente no mérito será confirmada a ilegalidade do Decreto Municipal nº 03/2013, de 03 de janeiro de 2013, que ainda hoje pretende anular as portarias de nomeação concedidas (o que não alteraria em nada o status atual; os servidores continuariam em seus cargos);

4) Da sentença final da Ação Civil Pública 215/2013 cabe um novo recurso por parte do Município, que novamente passará por apreciação do TJ. E, cá entre nós, pelo peso que tem a Ação Civil Pública, pelo respaldo atribuído ao MPE, pela circunstâncias favoráveis aos 383 servidores dignos de seus cargos e as provas já carreadas ao autos (o que não alteraria em nada o status atual; os servidores continuariam em seus cargos);

5) Digamos que até em sede de 2º grau a decisão seja desfavorável aos servidores municipais, até disso caberá recurso.


Aos servidores, continuem em seus cargos: eventual afastamento só deverá ser admitido por decisão judicial do Juízo de Direito da Comarca de Bom Jardim, que atenderá a determinação do TJ. (Raphael Silva)

Unam-se em torno desse propósito. Cobrem satisfação ao MP. Acompanhem a tramitação da ACP 215 na Comarca. Fiquem vigilantes. (Raphael Silva)

Mais uma vez vale ressaltar, quem nao impetrou mandado de segurança corre um serio risco de ter sua portaria nula ate o julgamento do mérito da ação civil publica.

O Bomjardim.ma acompanhará todo o deslinde desses processos.

* www.bomjardimma.com Com colaboração de Raphael Silva, assessor jurídico do Executivo estadual, advogado que tambem assessora a equipe do bomjardimma e que tambem foi aprovado no concurso.

www.bomjardimma.com


76 comentários:

Não consigo entender tanto ódio e ganância em afastar esses pobres servidores de seus cargos. Tanta coisa pra fazer e ela quer atrasar a vida dessas famílias e contratar os eleitores dela. Isso não se faz. Essa menina tinha tudo nas mãos pra conquistar essas 400 famílias, mas não, prefere desafiá-las. Quem governa sabiamente age de acordo com as circunstâncias, não contra elas. 400 famílias possuem o poder de decidir os rumos deste pequeno município, quer acredite ou não, prefeita.

ISSO É UMA UMA FALTA DE RESPEITO COM OS SERVIDORES QUE FORAM CHAMADOS PARA OCUPAR SEUS CARGOS,UMA PALHAÇADA,MEU DEUS MISERICORDIA DE NÓS

Muito boa informação, parabéns

RAPAZ, MAS QUE PREFEITA DO CORAÇÃO DE PEDRA...
PORQUE ELA PERSEGUE TANTO OS CONCURSADOS? ELA NÃO VÊ QUE ISSO IRÁ PREJUDICAR ELA MAIS TARDE? POIS ELA VAI PRECISAR DE CADA UM DAQUELES QUE HOJE ESTÃO SENDO PERSEGUIDOS.
ME ADMIRA MUITO ELES FALAREM EM AUMENTO DE DESPESA PRA O MUNICÍPIO QUANDO ELES ENTRARAM COM UM PROJETO PRA CONTRATAR MAIS 300 FUNCIONÁRIOS, MESMO DEPOIS DE TODOS OS CONCURSADOS ESTAREM TRABALHANDO.
MAS DEUS É JUSTO! ELE ESTÁ VENDO A INJUSTIÇA QUERENDO IMPERAR EM NOSSA CIDADE, E ESSA PESSOA QUE HOJE MALTRATA, HUMILHA, NÃO VAI FICAR PRA SEMPRE NO PODER; UM DIA ELA SAI!!!!!!!!!!

Pensei que toda essa picuinha tivesse acabado. A entrada desses 383 notadamente nunca causou problemas de pagamentos para a prefeitura de BJ, e, sabe-se tb que nem com a entrada deles foi suprida a necessidade de professores e isso se nota na falta dos mesmo em várias regiões de BJ. Será que a prefeita que parecia estar começando a trabalhar vai continuar com essa picuinha só por conta de birras políticas? Será que não parou pra pensar que se continuar a mexer com esses servidores perderá os votos deles e os da famílias deles tb. Prefeita, pare e pense que vc ganhou aqui por 200 e poucos votos de diferença e agora você está provocando além dos 383 desse concurso os seus familiares tb. Seja inteligente e os ganhe para seu lado e não os coloque como decididores de uma possível perda da eleição futura. Pense nisso e faça diferente do Roque.

Não é toa que vocês são uns dos mais acessados da região, valeu pela informação.

Deus é maior ,mesmo com tantos empecilhos ,mas ,venceremos!!!

Valeu! Rafael Silva, continue assim, e nunca deixe o poder subir ,porque nao custa nada explicar e é muito bom saber que vc orienta o blog.Parabéns os dois Rafael!

vão roça juquira bando deseculpado agora eu quero ver como vc vão recorre que a panela do silvano furokkkkkkkkkkkkkkk

É uma falta de respeito com pais e mães de família que sonharam com esse emprego, e assim o grupo Beto Rocha só se queima cada vez mais olha ai um recadinho lidiane aproveite esses quatro anos nunca mais tu vai ter uma oportunidade dessa.

Gente larga de mão o nome de Silvano ,nao vês que falando só estão elevando ele,mais sao burros esses que falam de silvano.

No meu ponto de vista o maior cupado de tudo isso é o ex. prefeito o senho Dr.Roque pq ele ñ chamou quando era o prefeito simplis pensando q o Dr.Francisco canharia mais como deu errado feis isso o Dr.Roque Portela é o maior cupado

O Dr. Roque ta muito é rico certo midico ganha bem verdade mais 8 anos só embousando dinheiro publico é melhor ainda mim envergonha mim fala ai uma construção do ex. prefeito

queima nada ,vcs, são sabedores que esses concursados seriam inposados no governo passado porque não foram?

estava tão bem prefeita, esses dias ninguém falava mal de vc, parecia que andava tudo bem, ja tinha até escutado comentários sobre vcs , que agora parece que ia andar, agora vcs vem mexer com esse caso de novo.. agora eu entendi parece mesmo que vcs são é os perseguidores do povo pobre,. para que mexer com isso ainda!! vai desmantelar tudo de novo, o que estava se ajeitando., vcs são mesmo uns burros sem inteligência de nada. São loiros mesmo

Tudo o que esse servidores que estão sendo prejudicados querem é trabalhar e ter uma vida digna. Essa administração não ganha nada mexendo com eles. Um dia todo mal que esse casal estar fazendo cairá sobre a cabeça deles. Só peço que Deus veja ajude esse pobres servidores.

Silvano nunca fez nada pelos concursados. Os outros vereadores sim.

Pobres concursados tem a mente curta daqui ha meses nem lembram mais de quem ta achicotando eles hoje

Jas proximas eleicoes vamos escurracar deputado Antonio Pereira

Gente vamos formar uma associacao dos concursados perseguidos pela prefeita. Nosso caso assim sera lembrado pelos 4 anos e daremos resposta a ela nas proximas eleicoes. Jos nao somos sozinhos temos familias

Antonio Pereira é o grande articulador dentro do tj deem resposta q ele nas eleicoes

Agora sim com a maioria ela vence todas. Aguenta ai meu povo o reio nas costas.

A prefeita que briga pelo desemprego

Lidiane pare com essa briga boba. Esses que hj vc está querendo tirar são os que poderão te ajudar a ganhar uma elelição futura. Sinceramente eu estava até elogiando acreditando que o governo ia deslanchar e agora essa. Aff.

O que é isto senhora prefeita, tava até ficando organizado, agora vem vc de novo, vá trabalhar e deixe os concursados trabalharem tbm, vc tá fazendo coisa ruim mulher, vai colher depois.

queria informacoes, sobre os 183 que nao tem mandato, me informaram que podemos entrar com mandato de seguranca?

A culpa disso tudo e do ANTONIO PEREIRA, Vamos dar o troco para essa cambada de VERMES.

Seu Guerreiro vc hein? Como pôde há um certo tempo nos dá uma decisão favorável e agora uma decisão contrária? Será que até o senhor, homem que parecia ser acima da moral e dos bons costumes pegou no dinheiro sujo desses dois? Lidiane e Beto acima de vcs há um Deus que vê tudo e sonda o coração de vcs dois. Esse Deus é quem permite que vcs durmam e abram os olhos para ter um novo dia; esse mesmo Deus é quem dá e tira. Vcs dois não têm medo Dele? Vcs dois só estarão aqui nesse mundo até o dia que Ele quiser! Acaso acha qe o dinheiro público de BJ é tudo? Tudo o que acontece é com a permissão de Deus, e até as suas maldades têm um propósito: o de mudar vcs ou o de acabar de vez com vcs. Quando forem dormir lembrem-se que Deus é quem permite que durmamos e que acordemos e que Ele vê tudo o que fazemos: as coisas boas e as coisas más. Cuidado! Quam mexe com o povo de Deus não sai queimado, sai é sapecado e eu já disse isso aqui uma vez.

Em terra de pinto, galo vira rei.
E agora, os vereadores que passaram de lado, são a favor ou contra as "demissões"?
O povo tem a justiça que merece, os políticos que merecem.

Kkkkkkkkkkkk
Para o concursado que tava carregando a bolça da prefeita.
Chupa essa aiiiii

To sabendo que o Desembargador que deu a decisao estava almocando na fazenda do Beto e falou que foi um pedido da Governadora e o Deputado Antonio Pereira que esta articulando no TJ. Mas fica tranquilo o que e seu ta guardado. Ouvi uma pessoa falando ass. J.M

O MUNDO É UMA RODA, NOS VEREMOS LÁ NA FRENTE.

A culpa disso o é do Antonio Pereira, ele que tirar os concursados para os vereadores aprovarem o PROJETO de contratação na Câmara, para a prefeita poder contratar o povo para poder eleger ELE e a GOVERNADORA ROSEANA SARNEY. Vamos dar o troco para eles meu povo.

vocês, beto e lidiane vão pagar caro pelo que vocês estão fazendo com esses concursados que vão demetir,pense bem com Deus as coisas são serias

DEUS É MAIOR DO QUE A SUA SOBERBA SENHORES E SENHORAS DEPUTADO,PREFEITA,BETO, DESEMBARGADOR E VEREADORES DESCOMPROMISSADOS COM BOM JARDIM TODOS BRIGAM POR CARGOS E DINHERO,ACORDA MEU POVO,FÈ EM DEUS FÉ NA VIDA,MUDA QUANDO AGENTE MUDA O MUNDO MUDA COM AGENTE..

Familia Sarney. O q e de vcs ta a espera. Se vc dona Roseana , e seu Antonio pereira. Acha q vai enganar o povo de B Jardim? Enganam-se. Chega de politicos corruptos, estamos fartos. Se forem candidatos apoiados por Lidiane e Beto, pior p vcs.

Pessoal a Roseana disse que para o Beto não se preocupar que o concurso será derrubado todo e é por isso que na nota do dia da decisão do Guerreiro que ficou atento na leitura diz lá que eles estão buscando irregularidades no concurso, isso já é uma estratégia. Parem de perseguir e deixem as pessoas trabalhar.

É o Roque passou 8 anos, não vei nada neste município, só agora vosses ver o que estar faltando na nossa CidadeKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Como uma pessoa diz que agente tem que roçar juquira. Você não conhece a realidade deste município. Enquanto poucas escolas da sede são reformadas, os interiores sofrem com escolas defasadas, os alunos sofrem sem merenda e sem professores. A perseguição já passou dos limites. Os interiores ainda este ano não tiveram 50 dias letivos de aula. Não sejamos covardes, vamos lutar por um direito que as leis nos garante. Infelizmente essa politicagem está atrapalhando o curso correto das coisas, mas, ninguém é maior que DEUS, e a força de um povo unido politicagem ninguem derruba. Temos famílias, temos nosso voto. Vamos mostrar para esse candidato do prefeito que a derrota deles será na urna e que nossa vitória será na justiça. sejam confiantes!!!! Vamos a luta.

cancelar o concurso? assim ate os classificados que foram chamados vao se ferrar juntos com os excedentes?

será que vcs não parou para pensar que esses concursados que não entraram com o mandato de segurança foram os mesmo que ajudaram vcs a ganhar essa eleição.mas Deus esta com eles vai dar tudo certo porque Deus é gradeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee

gente vcs nao leram essa decisao e so uma liminar nao tem nada resolvidos emquanto vcs ouvira cometario de terceiro vao ficar com duvida plantam joelho no chao vao buscar ha deus ele tem poder de decidir as coisas dificils na vida da gente q deus abencoa vcs e der a vitoria ha vcs

Ei professor marconi quero vê teu disvurso agora defendendo so concursados ou a prefeita.

E agora??????
Vamos pedir ajuda para o G 01........G04 ....ou ......G08.

LI A DECISÃO DO DESEMBARGADOR E O COMENTÁRIO ABAIXO DELA. SÓ NÃO SEI PQ TANTOS NEURÔNIOS, TANTO PAPEL E TANTA TINTA GASTA NA DECISÃO E NOS COMENTÁRIOS COM O EPISÓDIO QUE ENVOLVE A QUESTÃO DOS EXCEDENTES. BASTARIA APLICAR A LEI QUE PROÍBE OS GESTORES NOMEAR, CONTRATAR PESSOAS OU ATÉ MESMO CONSTRUIR NUM PERÍODO QUE SEGUNDO COMENTÁRIOS DOS QUE SE DIZEM CONHECEDORES DE LEIS "QUE 90 DIAS ANTES E 90 DIAS DEPOIS DAS ELEIÇÕES É VEDADO ESSA CONDUTA, AOS REFERIDOS GESTORES PRATICAR ESSES ATOS. 90 DIAS DEPOIS DA ELEIÇÃO DÁ NO DIA 7 DE JANEIRO DE 2013 É SÓ FAZER AS CONTAS. SE ISSO É MESMO VERDADE PARA QUE TANTO TRABALHO SE NO DIA 07 DE JANEIRO A PREFEITA JÁ ERA A LIDIANE. PORQUE O ROQUE NÃO NOMEOU ESSE POVO NO DIA 08 DE OUTUBRO? PORQUE ASSIM ELE SAÍA E ESSES CONCURSADOS TINHAM COMO PROVAR PELO MENOS DOIS RECEBIMENTOS. JÁ DAVA UM POUCO DE RESPALDO, MAS, NÃO, ELE COLOCOU NA ÚLTIMA HORA PARA NÃO TER QUE PAGAR NEM UM MÊS E ASSIM LHE SOBRAR MAIS ALGUM DINHEIRO. E CASO A SOLUÇÃO NÃO SEJA SATISFATÓRIA PARA OS CONCURSADOS, ELE FICA DE BONZINHO E O BETO NA PIOR. OLHA O TAMANHO DESSA INJUSTIÇA. ELE TEVE TANTO TAMPO PARA NOMEAR ESSE POVO...

Fico pasma com tantos comentários sem fundamentos. Sou parente de vereador da situação e garanto a vcs que a prefeita não vai demitir ninguem pois sabe que a necessidade é grande ainda de servidor. Algumas pessoas querem é denegrir a imagem de lidiane e colocar o máximo de pessoas possível contra ela. Ela não vai mexer com ninguem bando de passadores de falsas notícias.

É verdade. Ela quer é arrumar a educação e por isso tirou rosana e colocou outra pessoa que entende de educação. Lidiane tb me disse que não vai mexer com ninguem até pq essa decisão nem é a final e ai ter um trabalhão de mexer com pessoal se tá é faltando e ainda no final de ano só complicaria a situação dos alunos, deixaria os pais insatisfeitos e prejudicaria a prefeita. Deixem ela trabalhar que ai vcs verão o que ela fará.

Agora pq o roque errou outro gestor não pde consertar? Conserte lidiane o que roque fez. Deixe todos trabalhando, sou mãe de aluno e agora estou feliz pq minhas filhas têm todos os professores que antes de eles entrarem não tinham. Tem cada comentário aqui viu. Aff

Ela nao vai mexer em nenhum excedente? É verdade, fiquei até feliz agora!!! É verdade?

Pro diabo q carregue essa maldita politica. So corrupçao nessa droga. Os politicos perderam a vergonha. Se vendem como mercadorias. Daremos o troco, podem esperar. Se o povo de bom jardim tivesse vergonha na cara, nao votariam em vereador. Pq essa cambada d corrupto nao serve p nada.
So servem mesmo e pra saquear os cofres publicos. Polica aqui nao e mais democracia, ja virou coisa pessoal entre os dois poderes........chega me dar ancia de vomito tanta sugeira. Misericordia. Tudo q ta oculto sera revelado.qdo essa sugeira toda começar a sair debaixo do tapete, as algemas serao poucas.

EITA NÃO VEJO A HORA DESSE NOJENTOS " DEP. ANTONIO PEREIRA, LIDIANE ROCHA E ROSEANA SARNEY" SUBIREM NO PALANQUE...O QUE SERÁ QUE VÃO DIZER...O QUE VÃO OUVIR...

Falava tanto da panelinha do Roque que ela ta toda de volta kkkkkkkkkkk

Há doenças piores que as doenças,
Há dores que não doem, nem na alma
Mas que são dolorosas mais que as outras.
Há angústias sonhadas mais reais
Que as que a vida nos traz, há sensações
Sentidas só com imaginá-las
Que são mais nossas do que a própria vida.
Há tanta cousa que, sem existir,
Existe, existe demoradamente,
E demoradamente é nossa e nós...
Por sobre o verde turvo do amplo rio
Os circunflexos brancos das gaivotas...
Por sobre a alma o adejar inútil
Do que não foi, nem pôde ser, e é tudo.


Fernando Pessoa

"De tudo ficam três coisas:
A certeza de que estamos sempre começando
A certeza de que é preciso continuar
E a certeza de que podemos ser interrompidos antes de terminarmos.
Devemos fazer da interrupção um caminho novo,
Da queda uma dança
Do medo uma escada
Do sonho uma ponte
Da procura um encontro"
Fernando Sabino

Antonio Pereira, cara de tijela,o que to que em Nossa cidade tu vai levar chuvas de OVOS podre na cara..

Ano que o tacho vai estar completo.Com todos os 15 de voltos na educacao isso e uma vergonha.Meu voto e da familia foi pelo ralo.Aiiiiiii wue odio.Ai que do.

BOMBAAAA!!!!! O NOVO SECRETARIO DE EDUCAÇÃO O SR. LAINHO JÁ CHEGOU FAZENDO MUDANÇAS E QUE MUDANÇA....KKKK MEXER NA CARGA HORARIA DOS FUNCIONÁRIOS E REDUZIR O SÁLARIO É MOLE OU QUER MAIS? FIQUEM LIGADOS CAROS COLEGAS.

Senhora prefeita deixa os excedentes trabalhar

Publica o comentário os professores precisam saber que pode
haver cortes no salário

Gente, vivemos em um mundo que só se colhe o que se planta. As injustiças que estão fazendo hoje com todos os concursados, é um fruto com espinhos que vão colher depois. Só não esqueçam quem foram os tiranos e os mercenários que usaram do poder da politicagem para hostiliza-los tratando-os de forma ríspida todos vcs concursados que exerce um cargo conquistado por mérito próprio de cada um, usando apenas o conhecimento, e não por ter votado em A ou B para conseguir um trabalho. Que Deus abençoe todos os concursados e os dê vitória.

Verdade! Fiquemos tranquilo, a vitória é nossa em nome de Jesus! Não por sermos merecedores, mas porque o Pai está vendo toda a injustiça. Obrigada Senhor pela nossa vitória futura. Amém!

O Beto não será doido de mexer com ninguém a essa altura do campeonato gente, pois todos são sabedores que se mexerem com esses 383 concursados que já estão indignados com essa briga política desde janeiro perderão não só os votos deles como tb os votos dos seus familiares. Quem não sabe que está é precisando de servidores, principalmente professores? Acredito que terão bom senso dessa vez, caso contrário estarão assinando a sentença final da política aqui na cidade em consequência os seus candidatos sairão prejudicados. Beto deixe esse povo trabalhar, tente esquecer essa briga boba que até agora só tem te trazido prejuízos pois assim vc só provoca a ira do povo.

essa prefeita tem é que comprar merenda para os colégios no lugar de ta comprando os desembargadores

nosso advogado é o senhor......... temos que ter fé td vai dar certo

A Prefeita sabe q a maioria dos execedentes são de outros municipios.

A maioria dos excedentes e de Bom Jardim eles estão falando isso é para ver se desvia o foco,mas o povo nãoooo toma remedio controlado igualll a vcs não viu ,cambada de loucos................

Zé Doca,Newton Bello, Santa Inês, Pindaré, Santa Luzia do Tide, Alto Alegre do Pindaré, Alto Alegre do Maranhão, Imperatriz, Bom jesus das Selvas, Buriti Cupu, Lago Verde, Bacabal, Garape do Meio, São João do Caru, São Luis e outros.

Vc que postou isso aqui sabe o que quer dizer concurso público? Quer dizer que qualquer pessoa do país possa fazer. Rosana é concursada aqui e em Zé Doca não é? Que mal há outras pessoas de outros municípios fazerem pra cá? Mas vcs estao prejudicando mesmo é o pessoal daqui bando de loucos pois há um horror de gente que passou e vcs os fizeram desistir. E acredito eu que esse povo de fora ai a maioria já até desistiu depois que a ex secretária encapetada colocou todo mundo para os cafundós dos judas. Hj ela tá onde mesmo hein? Deve ser bem ela que posta essas baboseiras aqui pra babar a doida da prefeita e tentar voltar para esse governos desgovernado. Vcs logo cairão do cavalo. Aguadem!

Encapetada kkkkkkk e vc que a todo custo receber todo mês. Sabem muito bem que é culpa do cara de buraco. Que nunca chamou vcs.Agora querem ter razao. Vai chupar manga enkapetado.

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More